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+5 dicas para escapar da crise

11 de janeiro de 2017 | 10:03h
+5 dicas para escapar da crise

Apesar das previsões um pouco mais positivas para este novo ano, é verdade que muitas pessoas ai sofrem com a crise. Para que você não seja mais uma dessas pessoas, hoje, darei mais 5 dicas para que você aplique na sua Ótica e fuja dessa situação! Se você ainda não leu nosso primeiro post com as primeiras 5 dicas, recomendo que CLIQUE AQUI e veja.

1. Reduzir custos

É comum olharmos nossos relatórios financeiros e analisarmos onde podemos reduzir nossos custos e despesas. Embora isso seja um importante e imprescindível passo para a saúde financeira da sua ótica, precisa ser dado com muito cuidado e critério. Cortar gastos com colaboradores, fornecedores ou infra-estrutura, pode dar um alívio momentâneo, mas a longo prazo pode custar muito caro. Por esse motivo é preciso muito estudo. Uma dica é cortar custos fixos a fim de reduzir seu ponto de equilíbrio e eliminar desperdícios, desde o ar-condicionado aos parafusos.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada com executivos responsáveis pela tomada de decisão de projetos inovadores, 54% responderam que o grau de inovação brasileira é “baixo” e outros 8% responderam “muito baixo”; 35% armaram “nem alto, nem baixo” e apenas 3% classificaram como “alto”. Essa é uma ótima noticia para quem inova e é criativo, já que poucos ocupam esse espaço e as chances de se destacar é ENORME.

2. Controle seu dinheiro

Seu fluxo de caixa e seu capital de giro devem ser tarefas cotidianas independente da crise. Olhe esses números diariamente e sempre antes de comprometê-los. As margens para errar estão cada vez menores e é preciso ter o pé no chão na hora de fazer novos dispêndios.

3. Repense suas compras

Comprar novas armações deve ser um trabalho bem estudado feito através de cálculos matemáticos e não por impulso. A crise econômica fez com que muitas empresas reduzissem os preços e melhorassem os prazos, portanto, cuidado para não comprar mais do que realmente é preciso e acabar com muitas peças antigas em estoque. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) 36,3% dos empresários consideram os estoques elevados demais. É preciso fazer seu dever de casa para não fazer parte deste indesejável grupo. Para isso iremos explicar como calcular seu giro de estoque.

4. Executar Branding

Branding, em tradução livre, seria algo como “fazer marca” e a marca da sua ótica possui um valor inestimável em tempos de crise. Da mesma maneira que empresas não inventam moda na hora de gastar, os consumidores também não. Possuir uma marca reconhecida faz com que os consumidores sintam mais segurança na hora de fechar uma compra e segurança é a palavra da crise, todos querem, independente da hora e lugar. Um branding bem feito não necessita de orçamentos astronômicos, principalmente para uma ótica, que geralmente atende um mercado local.

Uma das coisas que você pode fazer para melhorar a imagem da sua marca é ter um atendimento notavelmente superior ao dos seus concorrentes, não basta atender com cordialidade e atenção. É preciso conquistar a confiança e em alguns casos isso pode custar inclusive a perda da venda. Conquistando a confiança dos seus clientes, você venderá para ele, para a família dele e para os amigos dele. Seus clientes podem precisar de óculos por toda a vida…Conquistar a confiança de todos fará da sua ótica uma campeã de fidelização.

5. Mix de produtos

Conhecer seu mix de produtos fará toda a diferença na hora de atingir seus objetivos. Um mix de produtos bem organizado permite você saber quais modelos, cores, marcas, materiais e cores de lentes, foram mais vendidos, até mesmo saber se as armações vendidas são masculinas ou femininas. Tudo isso faz com que você entenda o que seu publico está querendo comprar e você poderá identificar tendências e oferecer o produto certo para o cliente certo aumentando sua chance de venda. Se você possui um sistema, procure saber como ele pode trabalhar para categorizar seus produtos, se você utiliza o Excel, então crie essas dimensões, isso trará resultado.

Se você gostou do nosso post e quer o material completo, baixe nosso ebook CLICANDO AQUI. Você também pode compartilhar com seus amigos ou deixar um comentário aqui em baixo, ficaremos em feliz em te responder 😉

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Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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