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Os 5 principais cuidados ao realizar um atendimento ao cliente

12 de setembro de 2018 | 16:48h
Os 5 principais cuidados ao realizar um atendimento ao cliente

Atualmente, para se conquistar e fidelizar um cliente, não basta somente possuir bons produtos em sua ótica.

É preciso também que ele tenha uma experiência positiva com o atendimento que recebeu, seja de você ou da sua equipe.

Sabendo disso, separamos neste conteúdo, os 5 principais cuidados que sua ótica precisa ter ao realizar os atendimentos aos clientes.

1. Eficiência no atendimento

Como um vendedor de ótica você trabalha diretamente com o público todos os dias, sabe que não é exagero quando pregamos que cada cliente precisa sentir-se único e amparado.

Empatia, cordialidade, boa postura e de fato resolver as necessidades e problemas é o que torna seu atendimento eficaz.

Nem todos os processos podem ser automatizados no que se diz respeito a atendimentos especializados (como em uma ótica).

Por isso, as interações e adaptação da linguagem de comunicação continuam sendo de extrema importância e de grande relevância para encantar e fidelizar o cliente.

Quanto mais você souber dos processos e procedimentos da ótica, de maneira mais compreensível saberá explicar ao seu cliente tudo que for relacionado a sua compra.

Isso demonstra que você não quer apenas vender, mas sim oferecer a melhor solução.

Para isso, é preciso que toda a equipe busque estar qualificada e sempre atualizada com as tendências do segmento.

2. Histórico do cliente sempre a mão

Mais uma vez ressaltamos a importância da adoção de um software, um programa, de preferência, específico para ótica, para que dessa forma qualquer colaborador da ótica tenha acesso rápido às informações necessárias dos clientes e aos processos da empresa, reduzindo consideravelmente o tempo de atendimento.

Na hora da venda o cadastro do cliente deve ser prático e é importante que ele receba uma previsão de quanto tempo irá demorar até receber seus óculos.

Essas ações transmitem organização, segurança e confiança para quem está recebendo o atendimento.

3. Conhecimento sobre os produtos

Agregar conhecimento aos produtos atrai clientes!

Quanto mais o vendedor aprende, mais poderá ensinar.

Isso faz com que você deixe de ser somente um vendedor e se torne um consultor (pois você ensina ao cliente o que ele vai consumir e o ajuda na hora de tomar decisões).

Se você tem conhecimento sobre os produtos, consegue engajar, comparar e demonstrar para os clientes quais são os itens que melhor atenderão suas necessidades.

Exemplo: Se o vendedor conhece quais são as armações que combinam melhor com os tipos de formatos de rostos do consumidor, poderá auxiliá-lo na hora da compra.

Quanto mais você aprender com um cliente, maior será seu desenvolvimento e capacidade de reconhecer semelhanças.

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4. Personalização do atendimento e na proposta dos produtos

A proposta de valor deve dizer de forma clara e imediata os benefícios que o cliente tem ao comprar na sua ótica e pagar pelo seus produtos.

É necessário falar o “mesmo idioma” do seu cliente.

Isso quer dizer que você precisa conhecer a linguagem que seus clientes usam para descrever a sua ótica, o seu serviço e como eles se beneficiam do seu trabalho e produtos.

É preciso também que todos da sua equipe estejam abertos a receber feedbacks, mesmo que estes sejam em formato de críticas, pois se o seu cliente está te dando esse feedback é porque ele ainda se importa e quer voltar a comprar na sua ótica.

Quando ele não se importar mais, simplesmente não voltará e ainda espalhará más avaliações por onde for.

Para ser mais assertivo nos atendimentos, é necessário que a ótica conheça quem é seu público-alvo e sua persona.

Isso vai moldar a linguagem que você utilizará na sua comunicação e ainda vai ajudá-lo a identificar melhorias (melhorias estas que podem ser nas marcas que vende, nas formas de pagamento que oferece, no tipo de atendimento, etc.).

Juntando tudo isso você terá a imagem, o padrão do seu comprador ideal.

5. Proporcionar a melhor experiência possível

Nos tempos atuais, muito se fala em experiência, relacionamento e fidelização. Isso tudo se resume em garantir a segurança e ganhar a confiança do cliente.

É preciso recepcioná-lo com um sorriso, tratá-lo com empatia e atendê-lo com comprometimento e motivação.

Em qualquer lugar, essas atitudes valem muito, mas quando você está servindo, oferecendo o seu trabalho, a preocupação deve ser constante em busca de aprimorar e encontrar o atendimento excelente e humanizado.

Por último e não menos importante, falemos sobre a valorização profissional de toda a equipe da ótica.

Não há como se pensar em melhorias no atendimento sem que exista o fator humano nesta atividade.

Um funcionário só trabalha motivado em um ambiente em que lhe proporciona tal condição e isso vai muito além de aumento de salários, prêmios e comissões por metas atingidas.

É fundamental elogiar o seu profissional, mostrar que ele está no caminho certo, ouvir as sugestões e demonstrar reconhecimento.

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Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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