Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Relacionamento / Vendas / 8 Dicas sobre clientes fiéis

8 Dicas sobre clientes fiéis

22 de junho de 2016 | 12:05h
8 Dicas sobre clientes fiéis

Como já abordamos aqui em nosso blog, conquistar novos consumidores custa para a sua empresa de 5 a 7 vezes mais do que manter satisfeitos aqueles que já são fiéis à sua ótica. Ou seja, apesar da aquisição de novos clientes sempre ser importante, clientes fiéis são bem mais lucrativos, uma vez que seu vendedor já o conhece, tornando os esforços de venda menores. Nesse blogpost vamos te dar mais 8 dicas que te ajudarão na fidelização de seus clientes.

1. Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

O atendimento já é um diferencial. Ter e manter um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes. É muito comum ver clientes que ficaram imensamente satisfeitos na hora de uma compra, mas que quando precisaram retornar a empresa para troca ou assistência técnica ficam decepcionados. Portanto, também trate bem o seu cliente no pós venda.

2. Treine sua equipe

O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido. Não insista no atendimento, produto ou serviço que você acha ser o melhor para o cliente. Entenda as preferências e necessidades dele. O vendedor precisa ser muito sensível e treinado para definir o tipo de abordagem, se mais ou menos agressiva, deverá usar de acordo com o comportamento do cliente.

3. Conheça a clientela

Esteja atento às características pessoais do seu cliente. Alguns valorizam mais o desconto no preço à vista, outros as condições de parcelamento do pagamento. Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes te possibilita saber o que eles precisam e ofertar de uma maneira que não poderão recusar.

4. Direcione o esforço para o cliente certo

Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos e serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de fidelização de clientes. Não adianta pensar que é possível oferecer para toda e qualquer pessoa que entra na sua ótica os melhores atendimento e produtos do mercado. Não existe produto ou serviço que agrade a todos. É preciso manter o foco no público certo.

5. O foco não é o produto, nem os processos internos, mas sim o cliente

Ao cliente são destinados os maiores esforços dentro de uma ótica. Não só os vendedores e todos os que lidam diretamente com o cliente, mas também os líderes e gestores devem sustentar toda a estratégia de atendimento num clima de união, satisfação e consenso. Se alguma coisa der errado ou sair do protocolo, mantenham a calma e resolva a situação de modo que o cliente seja o menos afetado possível.

6. Para clientes fiéis, dê tratamento VIP

Clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de sua ótica. Invista em ações de relacionamento, como cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade, antecipe para eles os lançamentos, as ofertas e as futuras promoções. Eles são o maior capital de sua empresa.

7. Faça das novidades um novo contato

Pelo Twitter, Facebook ou e-mail. Descubra em quais redes sociais seus clientes estão e divulgue novidades que possam interessar a eles.

8. Tenha um bom programa para ótica

Ter um bom programa para sua ótica é essencial. Com o passar do tempo, o cliente irá lhe fornecer diversas informações, seja de forma direta (nome, telefone, endereço) ou indireta (frequência de compra, quais modelos prefere, quais ele não gosta). Com um bom sistema você irá conseguir ter acesso e utilizar todas essas informações da melhor maneira possível, criando ações de marketing mais acertivas e melhorar seu atendimento.

in
in

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Posts publicados 35

Você também pode gostar destes conteúdos:

A importância do Dia Mundial da Visão
A importância do Dia Mundial da Visão

10 de outubro de 2018 | 23:06h

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018