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9 Dicas sobre clientes fiéis

25 de julho de 2016 | 12:10h
9 Dicas sobre clientes fiéis

Anteriormente demos 8 dicas sobre cliente fiéis [clique aqui para acessar]. Nesse post nós continuamos com o assunto e damos mais 9 dicas sobre o assunto, mostrando porque esses clientes são tão importantes e quais ações você pode tomar dentro da sua ótica.

1. Estabeleça vínculos

Seja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente a equipe a perguntar se ele foi bem atendido na loja, por exemplo. Reaja às reclamações de maneira rápida e de forma construtiva. Um cliente satisfeito oferece ideias sobre produtos ou serviços à empresa.

2. Monitore, sempre

Meça sempre os resultados dos investimentos feitos para fidelização de clientes. Para isso, conte com um bom CRM (Customer Relationship Management, ou sistema de gestão de relacionamento com o cliente, em português) e mantenha sua equipe focada em resultados. Estabeleça metas possíveis e crescentes. Quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes.

3. Economize com a redução nos investimentos com propaganda

Os custos de marketing serão reduzidos devido à conscientização e à fidelidade do consumidor em relação à marca. Um cliente altamente satisfeito fala bem da sua ótica e de seus produtos. Um cliente satisfeito custa menos para ser atendido do que novos clientes, uma vez que você já tem a atenção e confiança dele, exigindo menos esforço para efetuar uma venda.

 4. Aumente seu poder de negociação com fornecedores

Em muitos casos, a empresa terá mais poder de negociação em relação à preço com distribuidores e varejistas porque os consumidores esperam que eles tenham a marca.

5. Aumente seus lucros

A empresa pode cobrar um preço maior do que o de seus concorrentes porque a marca tem maior qualidade. Um cliente altamente satisfeito compra mais à medida que a empresa lança novos produtos ou aperfeiçoa produtos existentes.

 6. Aumente o valor da sua marca

Quanto mais fiéis, maior a vida útil da carteira de clientes da empresa, menor o custo de recuperação de clientes e maior valor financeiro agregado à marca. Um cliente altamente satisfeito dá menos atenção à marca e propaganda concorrente e é menos sensível a preço.

7. Não tenha medo de vender por um preço maior

A fidelidade do cliente oferece à empresa certa defesa contra a concorrência por preço. As barreiras de confiança criadas tornam inconveniente a migração para um concorrente, porque o novo relacionamento começaria do zero, sem nenhum conhecimento de ambas as partes.

8. Crie programas de ofertas

Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las. Se um cliente procura um produto indisponível em estoque, avise quando chegar.  Ofereça vantagens para seus seguidores do Facebook ou Twitter.
Cuidado ao entrar em contato com os clientes pelo telefone, esse tipo de contato pode parecer invasivo. É bom deixar esse meio apenas para clientes manifestarem desejo de serem informados sobre novidades.

9. Honre as suas promessas

Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado, garantir adequações ou trocas quando necessário são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor à negociação.

Se gostou do conteúdo e quer se aprofundar mais no assunto, veja como um sistema de gestão pode te ajudar na fidelização CLICANDO AQUI.

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Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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