Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Mercado / A diferença entre a Oftalmologia e a Optometria

A diferença entre a Oftalmologia e a Optometria

14 de junho de 2017 | 10:21h
A diferença entre a Oftalmologia e a Optometria

No dia 21 desse mês (junho) inicia-se o processo de julgamento em Brasília pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que decidirá o destino dos Optometristas. O julgamento que já está em última instância irá dizer se os profissionais podem ou não realizar os testes de acuidade visual. Veja mais sobre o assunto CLICANDO AQUI.

Dessa forma, resolvemos explicar de uma vez por todas a diferença entre Optometria/Optometristas e Oftalmologias/Oftalmologistas:

Oftalmologia vem da palavra grega Ophtalmós que quer dizer olho + estudo, ou seja, estudo do olho.

A origem da data de comemoração, 07 de maio de 1.930, vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia. No entanto, só foi oficializado o Dia do Oftalmologista, em 1968, em São Paulo, por meio de lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati.

A Optometria vem da palavra Optometron. Opto quer dizer visão e metria, medida, surgiu então a Optometria.

A discussão entre o Oftalmologista e Optometrista é de muito tempo.

Georg Bartisch foi o primeiro europeu considerado médico oftalmologista, porém, ele era contra o uso dos óculos.

Muitos profissionais da área tiveram a mesma opinião a respeito deste “produto”, pesquisadores dizem que talvez tenha sido por isso que a Optometria se desenvolveu como uma profissão paralela à medicina.

Em 1895 foi criada a Associação Britânica de Óptica, o que levou a regulamentação da Optometria como uma profissão. Em 1898, foi criada nos Estados Unidos a Associação Americana de Optometristas.

A visão faz parte dos cinco sentidos do ser humano e é tão importante quanto as outras, afinal, é através dela que conseguimos levar a primeira informação para nosso cérebro que tomará a decisão do que fazer.

Qual a diferença?

As principais diferenças entre as duas profissões são:

Optometrista

  • É responsável apenas pela parte “visual”, ou seja, não cuida da patologia. Pode trabalhar na correção de miopias, hipermetropias e astigmatismo. Eles podem aplicar exercícios ortópticos. Cuidam de defeitos da nossa visão e não de doenças, não sendo de sua competência receitar medicações ou realizar procedimentos cirúrgicos.
  • Geralmente fazem 5 anos de faculdade.
  • Caso o Optometrista identifique uma doença, deve fazer o encaminhamento do paciente ao Oftalmologista.

Oftalmologista

  • Pode fazer tudo que um Optometrista faz e também é responsável pela patologia do nosso olho, ou seja, trabalha diretamente com o globo ocular. Cuida de doenças visuais, podendo emitir receita para a confecção de óculos, medicamentos e realiza procedimentos cirúrgicos.
  • Leva-se aproximadamente 13 anos para se formar um Oftalmologista.

O que as duas profissões têm em comum?

Ambas as profissões ajudam as pessoas a ter boa saúde visual. A qualidade da visão vai diminuindo ao longo dos anos e um mal cuidado poderá acarretar a perda da visão. Por isso, Oftalmologista e Optometrista trabalham com o objetivo de manter e aumentar a saúde dos olhos.

Oftalmologista e Optmetrista também trabalham para que as pessoas se protejam contra a luminosidade, não só a do sol, que é a mais forte, mas a qualquer tipo de claridade.

Quando expomos a nossa visão a claridade sem proteger as pupilas, elas fazem o trabalho árduo de filtrar a quantidade de luz que entra nos olhos e isso com o passar do tempo trará consequências negativas.

Além disso, expondo os olhos a claridade poderá ocorrer a degeneração da retina. Sem a devida proteção, causará também problemas no cristalino, levando a pessoa a ter a tão conhecida catarata.

O óculo solar, além de ser acessório de moda é a solução adequada para bloquear a quantidade de luz que entrará nos olhos, garantindo a proteção necessária.

É comum no entendimento das duas profissões, que para escolher bom óculos de sol, há a necessidade de se levar em conta a qualidade do produto.

Questões importantes

A sua óptica tem equipamento para comprovar a qualidade das lentes que são vendidas?

Consegue demonstrar a diferença de uma lente solar UV ou Polarizado?

Isso é importante e não somente o baixo preço. Estamos falando em saúde visual. Portanto, óculos de sol não é luxo, é proteção.

Dica

Deve haver limites ao uso de dispositivos tecnológicos, como computador, tablets, celulares e TV. Por possuírem luminosidade intensa e fria, o seu uso por longo período poderá causar fotofobia, que consiste em um aumento da sensibilidade a luz.

Ficamos com olhar muito fixo na tela, diminuindo a quantidade de vezes que piscamos e isso diminuirá a lubrificação do canal lacrimal ao extremo, podendo até secar.

Para minimizar o problema acima é aconselhável o uso lente chamada “Vídeo FILTER”, que podem ser aplicadas em lentes com ou sem dioptrias (grau).

Conclusão

Oftalmologistas e Optometristas são profissões que se complementam. Também no Brasil, além de outros mais de 100 países, deveria ambas a profissões, trabalhar lado a lado.

Há muita discussão sobre quem pode e quem não pode realizar acuidade visual. No entanto, lembramos que há tecnologia disponível para se realizar o teste, através do site https://www.opternative.com/ usando o recurso de WEBCAN.

O tema é bastante debatido.  Gostamos do debate. Opine!

in
in

Orlando Bueno

Buscando referências nas melhores práticas do varejo ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo de ótico nacional, idealizou a OPTIDADOS em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais.

Posts publicados 7

Você também pode gostar destes conteúdos:

Optinews #46
Optinews #46

30 de novembro de 2018 | 10:01h

Optinews #45
Optinews #45

19 de outubro de 2018 | 15:43h

Optinews #44
Optinews #44

21 de setembro de 2018 | 11:12h

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018