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Ações que sua ótica pode fazer no Facebook

7 de março de 2018 | 12:37h
Ações que sua ótica pode fazer no Facebook

Background image created by Freepik

Aqui em nosso blog eu já escrevi um artigo mostrando os motivos para a sua ótica estar presente no Facebook. Nesse post eu expliquei as principais diferenças entre ter uma FANPAGE e um PERFIL PESSOAL, assim como os riscos de escolher o segundo para representar a sua empresa.

Então se você ainda não leu esse conteúdo, recomenda que o faça antes de ler este 😉

Mas se você já leu, então…

Vamos começar

Assim como o título já aponta, nesse post o meu objetivo será dar algumas sugestões do que você pode fazer na página da sua ótica para manter seus seguidores engajados e tentar convertê-los em clientes (ou até mesmo já manter quem já é seu cliente).

Vale relembrar um ponto importante. Todas as ações aqui sugeridas devem ser executadas dentro de um fanpage, desse modo você conseguirá mensurar os resultados de suas campanhas e ações, diferente de um perfil, que além de ser contra as diretrizes do Facebook (apenas pessoas físicas podem ter um perfil), possui uma gama muito menor de informações a sua disposição.

Qualidade + Periodicidade é melhor que Quantidade

Um erro que muitos cometem ao levar sua empresa para o Facebook é lotar a página de posts e conteúdos de uma só vez, sem nenhum planejamento.

O grande problema dessa euforia inicial, é que ela é passageira e difícil de ser mantida. Ainda mais quando não há um planejamento consistente. Se o seu público se engajar com uma grande quantidade de posts no começo, ele esperará que você a mantenha futuramente, o que será um trabalho bem cansativo.

Sendo assim, é muito melhor traçar um planejamento de posts semanais e manter uma periodicidade. Você pode definir que fará posts apenas de segunda à quinta, não tem problema, desde que toda segunda, terça, quarta e quinta, você faça os posts!

Também recomendo que você crie categoria para seus posts, para que tenha uma variedade de conteúdos em sua página. Você deve conquistar seus seguidores e fazê-los se interessar por seus conteúdos. Você não utilizará 100% do seu potencial se divulgar apenas ofertas.

Para exemplificar melhor as dicas, veja um exemplo simples de planejamento:

  • Segunda
    – Oferta (10h30)
    – Notícia sobre o segmento (12h00 ~ 16h00)
  • Terça
    – Frase motivacional (09h00)
    – Oferta (15h00)
  • Quarta
    – Curiosidade sobre óculos (11h00)
    – Notícia (13h00 ~ 16h00)
    – Oferta (14h00)
  • Quinta
    – Dicas sobre uso de óculos (10h00)
    – Oferta óculos de sol (12h00)
    – Conteúdo extrovertido (13h00 ~ 18h00)

Como você pode ver, temos uma programação  para os dias que decidimos fazer posts. O ideal é que ele seja repetido nas semanas seguintes e com pequenas variações nos horários. Dessa forma, seu seguidor saberá quando voltar para a sua página, pois sabe que você possui uma periodicidade nas informações. Ele irá voltar pela oferta, mas também pelas dicas. Ele irá curtir seu post, mas também pode compartilhar sua frase, aumentando sua visibilidade.

Promoções

Outro artifício muito útil a ser usado em sua fanpage, são promoções exclusivas para quem segue.

Você por exemplo pode fazer um concurso cultural para o dia das mães, pedindo que seus seguidores (o que incentiva eles a participarem, mas também pode gerar novas curtidas em sua página) compartilhem a imagem da promoção e façam uma declaração. Ao final do período da promoção, você pode dar um vale de R$100,00 para o ganhador e um para a mãe dele.

Para o dia dos namorados. Você pode montar uma cesta com doces, flores e até mesmo um óculos de sol, pedir que os namorados marquem suas namoradas e compartilhem a imagem. Todos que fizerem isso farão parte do sorteio da cesta.

Ou algo até mais simples e direto. Compartilhe uma imagem com algum desconto, diga que todos os que curtirem sua página e apresentarem essa imagem na hora da compra, terão x% de desconto naquela compra!

Esse tipo de ação movimenta sua página, gera novos seguidores e fideliza os que você já tem. Eles se sentem especiais e conseguem ver vantagens em te seguir no Facebook.

Mas vale lembrar, todas essas ações e promoções devem ser planejadas com antecedência e devem mensuradas!

E por último, mas não menos importante

Independente se você usa ou não diariamente o Facebook. Quando você vai até uma empresa com alguma dúvida ou cobrança, você gosta de ser respondido rápido e prefere que a resposta venha depois de 2 ou 3 dias?

Se você for como eu, acredito que goste de ter seu problema ou sua dúvida sanada o quanto antes, preferencialmente minutos depois do seu questionamento, principalmente se você está tentando comprar algo.

Com a fanpage é mesma coisa, ainda mais se você começar a postar ofertas. Será normal que seus seguidores comentem nas fotos ou mande uma mensagem no seu inbox.

É de extrema importância que você os responda de maneira educada e objetiva, preferencialmente no inbox da pessoa. Caso o comentário seja em uma foto, o procedimento deve ser o mesmo, apenas lembre-se de avisá-lo no comentário original, para sinalizar aos outros seguidores que você simplesmente não o ignorou.

Por hoje ficamos com essas dicas. Se você gostou e quer mais, compartilha com seus amigos e conta pra gente ai nos comentários! Se ficou com alguma dúvida, pode mandar uma mensagem também. 🙂

Veja também:

O Facebook e a sua ótica
Dicas para se destacar no mercado óptico
Como lidar com os concorrentes da sua Ótica
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Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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