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Aumente as vendas de sua ótica através do Pós-venda!

27 de abril de 2018 | 17:22h
Aumente as vendas de sua ótica através do Pós-venda!

Qual é a próxima vez que você verá ou terá contato com os clientes para quem você vendeu ontem? Daqui um ano e meio talvez, quando ele vier com uma nova receita? Ou quando ele vier pagar seu crediário? Acompanhar e antecipar a necessidade do cliente e se colocar à disposição após o ato da compra, são ações simples denominadas como: Pós-venda, e que fazem total diferença para o sucesso de sua ótica.

O pós-venda é o termo utilizado para um conjunto de atividades de marketing realizadas após a venda do produto ou até mesmo da prestação de um serviço, como um ajuste de óculos, por exemplo. Essas atividades abrangem serviços de manutenção, promoções especiais, pesquisas de satisfação e outras formas de atendimento, tendo por objetivo a fidelização do cliente e tendo como consequência o aumento das vendas.

Se não possui uma rotina de retomar o contato com o seu cliente de alguma forma, seja comunicando que sua ótica está com promoção ou acompanhando a adaptação que ele esta tendo com o seu produto, você precisa começar a repensar nas ações de sua ótica.

Provavelmente você:

  • Sabe para quem a sua ótica está vendendo;
  • Conhece as dificuldades de visão e gostos que seus clientes possuem;
  • Sabe das dificuldades que os seus clientes podem sofrer ao se adaptar com os óculos;
  • Conhece os seus produtos e tem habilidades para proporcionar a melhor experiência para seus consumidores.

Se você se encaixa em todos esses tópicos que citei acima, está perdendo tempo, dinheiro e clientes se não realizar um pós venda.

Essas informações são extremamente importantes, pois é a partir delas que você montará o seu processo de retorno para os seus clientes. Vou dar alguns exemplos a seguir para que consiga compreender e aplicar de forma mais fácil e eficaz em sua ótica:

  • Saber para quem sua ótica está vendendo

Você pode possuir vários tipos de perfis de clientes, extrovertidos, tímidos, estilosos, crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, entre outros que você possa categorizar e definir. Identificando quem são os seus clientes, você poderá criar e definir a forma que irá se comunicar com eles e o que encaminhar. Um exemplo simples é: se você se comunicar de uma forma mais informal e mais próxima com um cliente tímido, talvez ele não vá se sentir tão confortável e pode se afastar. Em compensação, se você for muito formal com um cliente super extrovertido e jovem, a sua ótica pode parecer não fazer o estilo dele.

Busque definir seus clientes por grupos, para que consiga separar a forma que você se comunica, os produtos e novidades que tem em sua ótica.

  • Conhecer as dificuldades e gostos dos clientes

Compreender a receita de seus clientes, como ele busca utilizar os seus óculos seja no trabalho (ver com que ele trabalha), apenas para leitura e “descanso” e quais são seus gostos, é essencial para você saber o que pode oferecer para eles, tanto quanto armações, lentes, acessórios e serviços. Exemplo: um cliente trabalha com faxina e vai para o seu trabalho de moto, com isso, você precisa ter atenção que a armação dele precisa ser um pouco mais flexível, que a lente precisa ter um tratamento melhor para poeira e que a manutenção do seu óculos precisa ser mais frequente devido ao tira e põe do óculos no capacete apertado.

Desta forma, conheça o seu cliente mais afundo para determinar os prazos de contato que você pode estabelecer com ele.

  • Compreender a forma de adaptação dos clientes

Se o seu cliente já utiliza óculos e você possui um histórico de compras dele, analisar quais foram suas compras anteriores e questionar como foi a adaptação anterior é predominante para que você possa estar vendendo uma lente de maior valor agregado, e também para definir a periodicidade que pode retornar um contato ou até pedir para que ele vá até sua ótica de 30 em 30 dias (por exemplo) para que faça os devidos ajustes no óculos.

Além de identificar o perfil do seu cliente, conhecer as dificuldades, gostos e como ele se adapta aos seus produtos, são apenas algumas informações básicas que você tem e que já serão suficientes para se aproximarem muito, sem contar as datas comemorativas, como aniversário e até mesmo aniversário de casamento ou de namoro, para quando algum cliente for comprar um presente para seu companheiro.

Isso aumenta o contato com seu público, gerando fidelização e aumentando a visibilidade da sua ótica, pois certamente esses clientes vão te indicar sempre que possível, e isso consequentemente vai gerar o aumento das suas vendas.

Contudo, saiba que depois de fechada a venda, o seu trabalho só começa!

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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