Como contratar pessoas qualificadas para sua ótica

O principal recurso de uma empresa são as pessoas, pois elas representam o seu negócio, o seu sonho, suas conquistas e dificuldades, e isso faz com que o processo de contratação deva ser feito com muito cuidado e carinho.

Antes de abordar como você contrata pessoas qualificadas para sua ótica, quero te convidar a fazer uma reflexão sobre o seu cenário atual:

– Como está esse recurso em sua ótica? Os seus profissionais estão dando o melhor que eles tem pra oferecer?
– Eles acreditam no que você acredita ou eles trabalham apenas pelo salário?
– Eles sabem o porquê que sua empresa existe?
– Você acredita no potencial de sua equipe?

Compreender como está esse cenário é de extrema importância para avaliar o desempenho de seu negócio e também para que os seus resultados sejam melhores a cada dia.

É muito comum ver lojas contratar seus vendedores sem nenhum critério preestabelecido, avaliando apenas o seu currículo e indicação sobre a pessoa. Isso funciona até certo ponto, para ser mais clara, até o momento em que o proprietário começa a exigir que o seu funcionário faça mais do que ele iniciou fazendo. A contratação é um dos principais pilares de uma empresa e que exige muita atenção e análise, e para te ajudar vamos dividir em 5 passos que você precisa fazer para efetuar melhores contratações para sua ótica.

Cultura Organizacional definida

Antes de qualquer ação, é muito importante ter definido a cultura de sua ótica, isso significa o conjunto de valores, crenças, hábitos e normas adotadas por sua empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com sua ótica. Assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e desmotivação.

 Organizar as funções e suas responsabilidades

Ter claro e descrito as funções dos setores e as características comportamental das pessoas que compõe a sua equipe, é o primeiro passo para poder organizar melhor a produtividade e o desempenho da empresa. Um exemplo simples é:

– Gerente de Vendas
Acompanhar as vendedoras nas negociações;
Efetuar a estratégia mensal dos temas da vitrine e mostruário;
Efetuar conferência e inventário do estoque em conjunto com os vendedores.
Característica comportamental: líder, autossuficiente e analítico.

– Vendedor
Efetuar os orçamentos e vendas da ótica;
Cadastrar e lançar o estoque de mercadorias.
Característica comportamental: persuasivo e paciente.

– Proprietário
Acompanhar as operações da ótica;
Efetuar o planejamento da compra de produtos junto com o Gerente de Vendas;
Analisar KPI’s.

Tendo toda essa descrição, facilita na identificação da pessoa ideal para executar um tipo de função.

Cronograma de entrevista e testes

A análise do currículo junto a uma entrevista individual faz parte da contratação, mas a efetuação de testes com simulações do ambiente de trabalho é essencial para ser mais assertivo. Essa simulação tem como principal objetivo avaliar o comportamento e conhecimento da pessoa na prática. Ele pode ser feito independentemente do tamanho que sua ótica tem. Você pode elaborar cenários para cada função, exemplo:

– Gerente de Vendas
Cenário onde o candidato precisa avaliar um problema ocorrido com a sua equipe. Nesse tipo de cenário você pode avaliar a forma ao receber a notícia, a visão analítica sobre o problema e sobre as pessoas de sua equipe e também a sua resolução.

– Vendedor
Cenário onde ele precisa efetuar uma venda de um óculos de sol. Esse tipo de teste te permite avaliar a voz, entonação e posicionamento na hora de oferecer o produto.

Ou seja, elaborar e fazer testes te permite validar se o candidato tem as características comportamentais e conhecimentos necessários para executar a função.

Contudo, tenha em mente que se você não contrata as melhores pessoas para a sua ótica, você pode estar prejudicando o sucesso que elas poderiam ter.  Então, tenha a sua cultura organizacional junto ao descritivo de função da sua equipe detalhado e definido e perceba como o sucesso de suas operações serão mais efetivas, assim como a contratação será mais certeira. Lembre-se também que não basta apenas contratar boas pessoas se você não tiver o time da sua ótica bem estruturado!

Se quiser mais dicas de como contratar os melhores funcionários para sua ótica, deixe-nos uma mensagem nos comentários, e fique atento aos próximos posts!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 44