Transformar os resultados de um negócio são consequências de uma boa gestão e não existe boa gestão sem a ajuda de boas ferramentas e práticas de gerenciamento.

Gerir de uma forma correta, significa ter a visão sobre cada problema que o seu negócio tem ou pode vir a ter, compreender os desejos e necessidades de seus clientes, conhecer e acreditar no potencial da sua equipe, e por fim, trabalhar com ferramentas que otimizem os processos, reduzam custos e forneçam informações que ajudem nas vendas e nos demais resultados do dia a dia.

Neste artigo, vamos falar mais especificamente de como as ferramentas de gerenciamento geram resultados dentro de uma ótica. Fique conosco até o final!

Você sabe quais são os resultados que espera da sua ótica?

Definir onde quer chegar, o que quer ganhar ou conquistar são os principais pontos para que você consiga dar os primeiros passos dentro de qualquer negócio.

Portanto, se você ainda não sabe o que espera da sua ótica, vai ai a primeira ação a ser feita!

Agora, se você já tem isso bem definido, te convido a acompanhar os próximos tópicos e reflexões.

Alguns dos principais resultados que normalmente um gestor de ótica deseja, são:

  • Aumentar o faturamento e lucro
  • Reduzir os custos e impactos financeiros
  • Eliminar as fraquezas do negócio e impulsionar as forças
  • Abrir mais lojas
  • Se tornar referência no bairro, na cidade ou no país

Entre diversas outras possibilidades.

Para conseguir acompanhar e melhor ainda, atingir esses resultados, é necessário obter ferramentas que te ajudem no gerenciamento.

Em um post anterior, demonstramos como você faz para gerar relatórios estratégicos com o Optisoul, que é o nosso sistema de gestão para óticas.

Agora, vamos demonstrar como obter os melhores resultados, através desses relatórios.

Baixe gratuitamente o eBook Análise SWOT

Redução de custos e despesas X Planos de Contas + DRE

Uma gestão de custos e despesas garante informações valiosas para guiar as tomadas de decisões, que podem impactar diretamente no lucro da ótica “independentemente do seu porte”.

Mas antes de pensar somente em redução, você precisa conhecer as suas despesas para assim evitar pagamentos extraordinários ou gastos sem relevância. Para te ajudar a identificar isso, você precisa:

Estruturar o Plano de Contas

Realize um mapeamento da estrutura das suas despesas, avaliando e categorizando cada uma delas em grupos e subgrupos de vários níveis. Por exemplo:  Aluguel > Despesa > Fixa.

Com um bom plano de contas e uma boa estrutura de custos, é possível analisar a situação de cada área e atuar sobre os problemas. 

Através da ajuda do Optisoul, sua ótica cria e organiza toda essa estrutura junto com as exigências contábeis, obtendo fácil acesso e analises mais precisas.

Após seu mapeamento estar criado, é o momento de analisar e refletir sobre o DRE e criar as métricas de acompanhamento. Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Analise o DRE, crie KPIS e faça mais reflexões

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) permite acompanhar a evolução do resultado líquido de determinado período, confrontando as suas receitas, custos e despesas.

Em conjunto a essa e outras ferramentas e relatórios, é muito importante criar os seus KPI’s (Indicadores Chaves de Desempenho), que serão avaliados e acompanhados com frequência para que sua ótica consiga reduzir os seus custos estrategicamente.

Recomendamos alguns indicadores, sendo eles: o valor de estoque, a frequência de compra de produtos, despesas variáveis, despesas fixas entre outros que você pode determinar conforme a sua necessidade.

Após isso, faça as seguintes reflexões:

  • Consigo eliminar ou reduzir alguma despesa fixa? Como, contas de telefone, energia, tarifas bancarias …
  • Como está o valor de meu estoque? Tenho estoque obsoleto acumulado que preciso efetuar uma estratégia de venda?
  • As minhas despesas variáveis estão altas?

Essas e outras perguntas devem ser feitas!

Esse tipo de análise é fundamental para o crescimento do seu negócio, pois sem eles o gestor nunca terá uma visão clara da realidade da ótica.

Se você quiser conhecer mais sobre o nosso sistema de gestão para óticas, clique aqui e peça sua apresentação gratuita.

Conte para nós nos comentários como é feita a sua gestão atualmente. 🙂

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 43