Responder à essa pergunta de forma positiva é um bom sinal para que você comece a trabalhar a fidelização dos seus clientes.

Hoje com a competição acirrada do mercado óptico, informações de qualidade tem grande valor e peso para a tomada de decisões. Através do preenchimento com qualidade dos dados que te interessam, o arquivamento ao longo dos anos, fácil acesso e possibilidade de filtro é possível traçar um perfil do seu público e com isso, consequentemente, te tornar mais assertivo na hora da realização de tarefas importantes e rotineiras como compras para a sua loja, definir estratégias de marketing e promoções, oferecer opções de formas de pagamento diferenciadas, assim como a concessão de créditos.

Com a agilização das tarefas rotineiras, você, gestor, tem mais tempo para pensar nas ideias grandes, por exemplo, em um projeto de expansão, troca de marcas de produtos da loja, mesmo a adaptação da loja à clientela, buscar novos produtos e serviços – e se atentar à excelência e diferenciação nos serviços é o que agrega valor aos seus produtos – e tudo isso levando em conta apenas o perfil do seu cliente.

Você pode também aumentar o seu poder de venda elevando os fatores que levam o seu cliente à decisão de compra. Tudo isso, apenas porque você cadastrou seu cliente com informações completas, guardou a evolução das prescrições, manteve um histórico das vendas, criou um histórico do seu cliente na sua loja, sabe se ele é bom pagador, sabe como ele prefere pagar, se parcelado ou ter desconto no preço à vista, por exemplo. Você conseguiu criar uma relação, conseguiu conhecer o seu cliente. Todas essas informações mostram qualidade nos dados armazenados e por tudo isso, podemos chegar à conclusão de que quantidade de informação não significa qualidade na informação. Não adianta ter uma base de dados enorme, com apenas o nome de cliente, por exemplo. As informações mínimas necessárias são data de nascimento, endereço, sexo e nome para poder pensar em algum mapeamento.

Para poder acumular as informações ao longo do tempo e criar uma base com informação suficiente para a possível definição do perfil do seu cliente é interessante que se faça um backup (se ainda usar um sistema offline) periódico, garantindo assim que nada se perca. Se você ainda guarda suas informações em planilhas de Excel e quer implantar um sistema ou já possui um e está com a intenção de trocá-lo, é importante que você saiba que a maioria dos softwares de gestão hoje em dia oferecem a possibilidade de importar sua base de dados desde que ela esteja ou possa ser configurada no modelo adequado à importação.

Organização e padrão são essenciais para relacionar as informações de clientes de forma a criar algum sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo que te ajudarão a se posicionar melhor no mercado óptico.

Se gostou do nosso post você pode ler mais sobre o assunto CLICANDO AQUI. Se ficou com alguma dúvida, deixa um comentário ai embaixo, ficaremos felizes em te responder !

infografico-etapas-de-compra

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 51