Dono de Ótica X Empreendedor

Sendo hoje o dia do empreendedor, fizemos um comparativo entre ser dono de ótica e ser empreendedor. Não tome o comparativo como comportamento certo ou errado, mas apenas realmente um comparativo sobre o comportamento que cada perfil, a partir do nosso ponto de vista, tem.

Veja no infográfico logo a seguir:

infografico (1)infografico (2)infografico (3)

Podemos também definir empreendedor como sendo um indivíduo que busca as coisas novas de forma incessante, aquele que enxerga aquilo que ainda ninguém viu. Aquele que realiza primeiro, aquele que deixa só de sonhar e parte para ação, ou seja, ela pensa, cria e materializa seus desejos.

A pessoa não nasce empreendedora. Ela faz parte da sociedade e acaba tornando-se empreendedora através do trabalho que exerce e da busca pelo sucesso individual, motivada por vários fatores tais como dinheiro, reconhecimento pessoal e poder.

Elenco abaixo algumas características do empreendedor:

  • Sua maior vontade é realizar;
  • Se permite correr riscos, alguns calculáveis outros nem tanto;
  • Sabe ser analítico;
  • Necessita de liberdade para poder agir;
  • Sabe definir metas;
  • Planeja o caminho para atingir as metas definidas;
  • Sabe onde quer chegar;
  • Tem autoconfiança;
  • Sabe agir sozinho ou em grupo;
  • É persistente diante das dificuldades;
  • Sempre positivo e otimista;
  • Sabe mudar de percurso se for necessário;
  • Recomeça se necessário;
  • Possui jogo de cintura;
  • Ensina e delega para o time envolvido no processo;
  • Está sempre para cima mesmo diante das dificuldades;
  • Tem boa intuição e também sabe usar a de outras pessoas;
  • Administra bem o tempo.

O empreendedor de sucesso tem na sua peculiaridade o dom de preencher um modelo de atitude pré-determinado, o que permite chegar ao sucesso realizando seus sonhos e atingindo seus objetivos.

Orlando Bueno

Buscando referências nas melhores práticas do varejo ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo de ótico nacional, idealizou a OPTIDADOS em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais.

Postagens publicadas: 5