Hoje nós chegamos ao terceiro e último artigo da série especial de fim de ano.

Nele, vamos te ajudar a responder as seguintes dúvidas:

  • Você sabe como fidelizar seus clientes?
  • Como sua equipe deve agir nessa época tão especial?

Acompanhe o artigo até o final.

(Confira o 1º post da série, clicando aqui).

(Confira o 2º post da série, clicando aqui).

6 – Programa de fidelidade

Sabendo que essa é uma época onde o movimento no comercio é grande, criar um programa de fidelidade pode ser uma ótima estratégia para manter os seus clientes engajados e aumentar o faturamento da sua ótica.

Você pode criar um cartão de pontos, onde a cada compra que o cliente realizar, ganha uma pontuação que irá ser transformada em descontos ou premiações.

Nesse cartão, pode ser incluído um adicional de pontos por indicação, por exemplo. Isso pode aumentar o número de chances do cliente ter um desconto maior ou conquistar os prêmios e consequentemente, aumentar o volume de vendas em sua ótica.

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7 – Invista tempo e sempre acredite em seus vendedores

Fidelizar o cliente envolve mais do que somente o visual da sua ótica e os brindes que você pode oferecer.

Para o engajamento dar certo, é muito importante que o atendimento dos vendedores esteja sempre a altura e que eles estejam comprometidos com as metas e objetivos traçados.

Para isso, é necessário que alguns pontos estejam alinhados e que você prepare os seus vendedores para essa maratona de final de ano. Para te ajudar nisso, dê atenção aos seguintes pontos:

Reunião de alinhamento

A reunião de alinhamento deveria ser necessariamente efetuada no mínimo uma vez no mês, tanto para feedbacks do mês que se fecha, quanto para o alinhamento das metas e objetivos do mês que se inicia.

Para esse período de final de ano, efetue uma reunião com no mínimo 3 dias de antecedência com sua equipe, com o objetivo de alinhar e transmitir a eles as meta e também fazendo com que trabalhem motivados e compromissados com a MISSÃO da ótica (e não apenas com regras).

Após essa primeira reunião, é importante manter os vendedores sempre engajados. Para isso, deve ser planejado também reuniões semanais para acompanhar o andamento dessa missão, demonstrando e analisando os resultados e os incentivando com feedbacks.

Aparência visual / uniforme

Se sua ótica não possui um uniforme padrão, combine com seus colaboradores algumas roupas para que sua equipe esteja “parecida” (cores, modelos etc). Além de passar mais profissionalismo, transmite um ambiente mais claro e organizado.

Treine uma ABORDAGEM especial

Principalmente durante o mês de dezembro, muitas pessoas entram nas lojas apenas para pesquisar preços.

Para você fazer com que essas pessoas efetuem as compras, deixe seus colaboradores atualizados de todas as ofertas, estratégias e principalmente, treinados com técnicas de vendas e negociações.

Treine demais operações

Além de vender, o vendedor também é responsável por efetuar o cadastro do cliente em um sistema de gestão que a ótica utiliza e efetuar a venda com emissão do cupom fiscal, garantindo assim que os clientes tenham garantias dos produtos e possam fazer as devidas trocas dos presentes, se necessário.

Com isso, é muito importante garantir que os seus colaboradores saibam efetuar os principais processos do seu sistema, como o de vendas, emissão de cupom fiscal e devoluções.

Portanto, faça uma pesquisa com sua equipe sobre suas maiores dificuldades e contate o suporte de seu sistema de gestão para treiná-los e qualificá-los, certificando assim que tenham o melhor resultado possível.

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Motivação

Além de mantê-los atualizados e treinados, é muito importante que sua equipe sempre continue motivada a fechar o ano com muito sucesso.

Para ajudar nisso, oferecer brindes ou bonificações extras para o atingimento das metas, pode ser umas das estratégias.

É muito importante também, que o ambiente de trabalho dentro da ótica seja positivo, que sua equipe trabalhe em conjunto e que haja transparência entre todos os setores, pois isso impacta diretamente no quão motivados seus colaboradores estarão no dia a dia.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos do segmento e deixe seu comentário, ficaremos felizes em te responder 😉

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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