12 motivos para ter um sistema para ótica

Com a atual necessidade de implantação de um sistema nas óticas por conta principalmente do cumprimento das obrigações fiscais e com o desejo da facilidade de adaptação com a tecnologia, ter um programa de gestão para a sua ótica passa a ser quase que uma obrigatoriedade.

Já que está ficando cada vez mais difícil procrastinar essa tarefa, a parte mais difícil dessa situação é como ter a certeza de que o sistema que você está pensando em escolher além de caber no seu bolso, será de fácil uso para a sua equipe e ainda te auxiliará na gestão cotidiana. Para isso elencamos alguns motivos para que você tenha a certeza de que implantar um sistema de gestão na sua ótica é a melhor opção e tentar te orientar em quais ferramentas esse programa precisa ter para poder te ajudar.

Razões para ter um sistema de gestão na sua ótica

1 – Em primeiro lugar, a grande maioria dos lojistas, procuram um sistema de gestão porque precisam estar em dia com o fisco e, portanto, a maior necessidade a ser atendida são as obrigações fiscais do seu estado.

2 – Depois dessa primeira necessidade atendida, o sistema já estará implantado e então é interessante que você tenha a visão de que já que ele está aí, você pode aprender a como trabalhar nele para que possa integrar todas as áreas da sua ótica, já que muitas tarefas podem ser automatizadas, portanto, você pode ter mais controle com mais velocidade.

3 – Isso aumenta a produtividade de todos. Desde o administrador até o vendedor. E nos próximos tópicos vou explicar como ele pode te ajudar em cada função.

4 – Ou seja, você será mais organizado e com isso ganha tempo para pensar em como aumentar e melhorar sua ótica.

5 – Esse sistema precisa ser um CRM, ou seja, ele precisa te auxiliar na gestão de relacionamento com o seu cliente. Você precisa conseguir reunir todas as informações de cadastro, compras e pagamentos dos seus clientes num só lugar.

Software para óticas

Software para óticas

6 – Com isso, pode vender com mais qualidade para o seu cliente, já que vai saber do que ele gosta e como ele te paga. Quantas vendas você já não perdeu por não ter uma informação de estoque ou não saber o quanto pode abaixar seu preço naquele momento?

7 – Como consequência, você tem aumento do desempenho dos vendedores.

8 – Passa a ter o controle em tempo real de como está seu estoque.

9 – Pode escolher com segurança o modo de oferecer uma promoção para os clientes.

10 – Tem total domínio da quantidade e quais pedidos estão em laboratório e onde é o melhor lugar para mandar fazer as lentes por conta do custo.

11 – Passa a ter controle de contas a pagar e receber – que é o coração da sua ótica – ou seja, melhora sua gestão financeira e passa a visualizar a situação do seu negócio.

12 – Com tudo isso organizado, vem a motivação para cada vez melhorar e com isso se profissionalizar cada vez mais, aumentar seu poder de gestão e definir missão, visão e valor do seu negócio!

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato com a Optidados e podemos te orientar para que você faça sua melhor escolha.

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 39