Para avaliar se um sistema de gestão é compatível com o seu nível de administração e se o valor dele cabe no seu bolso, é importante que você tenha clareza sobre a sua necessidade.

Pontos como: o que você quer analisar, o que importa para sua ótica e o que o sistema oferece, são fundamentais no momento da pesquisa e decisão de qual a solução ideal para a sua loja.

O principal é que antes de você iniciar sua pesquisa por um sistema, você tenha definido quais são os problemas que o programa precisa solucionar:

  1. Sua ótica precisa guardar as informações dos clientes, produtos e financeiro de forma segura? Então um sistema online com armazenamento em nuvem é a melhor opção.
  2. É importante para você, que o sistema funcione em outros dispositivos além do computador (como tablets e celulares)? Você precisa buscar por um sistema que seja mobile.
  3. Você quer ter uma plataforma que permite registrar receitas, cadastrar lentes oftálmicas com grade e realizar o gerenciamento dos pedidos ao laboratório? Com isso você precisa de um programa que seja específico para óticas.
  4. Sua ótica quer realizar todo o controle dos processos via sistema (vendas, estoque, financeiro, fiscal e administrativo)? Busque por sistemas que realmente sejam completos e focados em gestão.
  5. Para ajudar no dia a dia, é preciso contar com algum canal de fácil acesso que vá responder todas as dúvidas sobre o sistema? Nesse caso, você precisa escolher um parceiro que ofereça Suporte Técnico online.

Com essas perguntas iniciais respondidas, a sua tomada de decisão será muito mais fácil e objetiva.

As opções atuais do mercado

No mercado ótico brasileiro, já existem algumas empresas focadas em sistemas óticos. Se você quiser conhecer mais a fundo cada uma delas, pode utilizar o Google como canal. É só ir ate o buscador e pesquisar por “sistemas para ótica”.

As redes sociais também podem ser um ponto de partida, permitindo que você conheça mais sobre o programa e também sobre o que a empresa entrega como um todo para o segmento.

Uma marca focada em entregar soluções de ponta para as óticas

Nós da Optidados entregamos, há mais de 12 anos, as principais soluções em tecnologia para o varejo ótico e já estivemos dentro de mais de 1.000 óticas no decorrer dessa trajetória.

Para te ajudar na sua avaliação e escolha, vamos te apresentar mais sobre nossa principal solução: OptiSoul, o primeiro sistema de gestão para óticas via celular. Vamos lá!

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Sistema mobile

  • Primeiro sistema de gestão para óticas mobile, que permite inclusive realizar vendas completas pelo celular e tablet.
  • Online e offline: se a internet da ótica cair, você ainda poderá realizar as principais ações dentro do sistema.
  • Segurança das suas informações devido ao armazenamento em nuvem.

Finanças

  • Configuração e controle de taxa de cartão de crédito.
  • Conciliação Bancária.
  • Antecipações de cartão (manual ou automática) e cheque (manual).
  • Renegociações de dívidas.
  • Crédito com fornecedores e clientes.
  • Emissor de crediários – com baixa automática via código de barras.
  • Emissão de notas promissórias e contrato de venda.
  • Controle da tabela de preços permitindo acréscimos ou decréscimos de valor por tipo de produto, marca e fornecedor.
  • Contas a pagar e receber.

Estoque de armações

  • Importação do xml da NF-e.
  • Campos específicos para o cadastro de armações.

Controle de lentes oftálmicas independente de ser com ou sem estoque

Com estoque:

  • Controle de estoque mínimo e quantidade a ser comprado.
  • Visualização da quantidade disponível na tela de venda.

Sem estoque:

  • Controle dos romaneios dos laboratórios e acompanhamento dos status de cada pedido.

Cadastro de clientes

  • Mailing, através de e-mail.
  • Venda atrelada a outro titular (exemplo: menores de idade).
  • Informações primordiais para pós-vendas (WhatsApp, e-mail, informações da compra, receita etc).
  • CRM para registrar informações importantes levantadas durante o atendimento.
  • Cadastro com foto diretamente pelo celular.

Históricos de informações

  • Receitas.
  • Envelopes.
  • Compras.
  • Formas de recebimento.
  • Lentes de contato.
  • Cadastro de oftalmologistas.

Ficando em dia com o fisco

  • Emissor de NF-e (Notas fiscais eletrônicas de entrada e saída – modelo 55).
  • Emissor de NFC-e (Nota fiscal ao consumidor eletrônica – modelo 65).
  • SAT ( Sistema autenticador de cupom fiscal).
  • Homologação PAF- ECF – em todos os estados.
  • ECF ( emissor de cupom fiscal).
  • Notas fiscais eletrônicas de serviço (Ginfes).

Vendas

  • Atendimentos com vendas rápidas (exemplos: óculos solar, caixa de lentes de contato, etc).
  • Vendas com Envelopes.
  • Histórico de vendas.
  • Devolução.
  • Garantia.
  • Controle de caixa – abertura e fechamento.
  • Tesouraria – gestão do caixa.

Controle de acesso dos usuários

  • Protegidos por senha e por nível de hierarquia no acesso ao sistema

Impressão de etiquetas de preço

  • Zebra,  Argox e Laser (formulário A4).

Relatórios

  • Inventários de estoque – por fornecedor , marca, grife, com ou sem preço de compra e venda.
  • Giro de estoque.
  • Movimentações e fechamento de caixa.
  • Filtro de vendas por valor e vendedor.
  • Comissão personalizada.
  • Vencimentos de fornecedores.
  • Forma de pagamento.
  • Fluxo de Caixa.

Suporte Técnico

  • Setor de implantação remoto com acompanhamento pessoal.
  • Suporte via chat online e WhatsApp ilimitado.
  • Treinamento com hora marcada.
  • Central de relacionamento com o cliente.
  • Central de ajuda com apostilas e videoaulas.
Baixe gratuitamente o eBook Análise SWOT

Quer conhecer mais sobre o OptiSoul?

Se a sua ótica tem necessidade de controlar a maioria dos pontos citados acima, o OptiSoul é sem duvidas a melhor opção para você.

Se preferir, você pode solicitar uma apresentação completa do nosso sistema e de forma totalmente online. É só clicar aqui e preencher nosso formulário.

Agora, se ainda estiver com alguma dúvida sobre o OptiSoul ser a melhor opção para sua ótica, confira alguns dos depoimentos dos nossos clientes.

Ficou com alguma dúvida, conta pra gente nos comentários! 🙂

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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