A importância do Dia Mundial da Visão

A importância do Dia Mundial da Visão

O que é o Dia Mundial da Visão?

O dia mundial da Visão, ou internacionalmente apelidado de WSD – World Sight Day – é comemorado desde o ano 2000, toda segunda quinta –feira do mês de outubro.

Portanto esse ano, é comemorada dia 11 de outubro de 2018.

Esse evento é destinado a chamar a atenção do público sobre a prevenção da cegueira e deficiência visual e aumentar a conscientização pública sobre esses temas, além de influenciar os Governos e Ministros da Saúde a participar e designar fundos para programas nacionais de prevenção destas.

O tema tratado neste ano é “Cuidado com os olhos em todos os lugares” – em inglês, Eye Care Everywhere.

Quem participa deste evento?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a autoridade de direção e coordenação da ONU para a saúde e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) estão ativamente envolvidas na coordenação de eventos e atividades para o Dia Mundial da Visão.

Associações como o Lions Clubs International também estão ativamente envolvidas na promoção do dia, anualmente, por muitos anos.

Muitas comunidades, associações e organizações não-governamentais trabalham em conjunto com a OMS e o IAPB para promover o dia com os seguintes propósitos:

  • Aumentar a conscientização pública sobre cegueira e deficiência visual como grandes problemas internacionais de saúde pública.
  • Influenciar os governos, especialmente os ministros da saúde, a participar e designar fundos para programas nacionais de prevenção da cegueira.
  • Educar o público-alvo sobre prevenção da cegueira, sobre a VISÃO 2020 e suas atividades, e gerar apoio para as atividades do programa VISÃO 2020.

Algumas pessoas plantam árvores para comemorar o Dia Mundial da Visão e outras enviam uma foto para uma montagem fotográfica internacional que enfoca o tema da cegueira.

Outras atividades incluem participar de caminhadas de conscientização ou distribuir e exibir cartazes, marcadores de livros, folhetos e outras formas de informação para aumentar a conscientização sobre a cegueira evitável.

Se quiser saber mais sobre este tema, acesse:

Português: https://visao2020la.wordpress.com/2014/08/06/situacao-da-cirurgia-de-catarata-na-america-latina/#more-1936

Inglês:  https://www.iapb.org/advocacy/world-sight-day/world-sight-day-2018/

Referências: https://www.iapb.org/. (8 de outubro de 2018). Fonte: IAPB – The International Agency for the Prevention of Blindness: https://www.iapb.org/advocacy/world-sight-day/

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Postagens: 49