Um bom relacionamento entre sua ótica e o cliente, começa antes mesmo dele entrar em sua loja pela primeira vez. É preciso dar muita atenção para os canais de divulgação que utilizam, sejam eles canais digitais ou não.

Além disso, ter e manter um bom atendimento é um dos primeiros passos para encantar seus clientes.

Neste artigo vamos te ajudar a entender 3 importantes etapas de um bom relacionamento com clientes: Canais de divulgação, atendimento personalizado e o foco no cliente. Fique conosco e confira até o final!

Canais de divulgação

A maneira mais fácil de um consumidor saber da existência da sua ótica ou até mesmo de acompanhar suas novidades e promoções, é através dos seus canais de comunicação.

O importante aqui é conhecer quais são os meios pelos quais suas mensagens serão entregues da melhor forma para seus clientes. Ou seja, é preciso encontrar os canais que seu público-alvo realmente consuma informações.

Algumas opções mais utilizadas atualmente, são:

  1. Facebook;
  2. Instagram;
  3. WhatsApp;
  4. Site;
  5. Rádio;
  6. TV;
  7. Carro de som;
  8. Flyers.

O fundamental para engajar seus clientes e levá-los a visitar sua ótica, é que suas divulgações levem informações objetivas, originais e verdadeiras. Nunca minta ou tente enganar seu público, isso pode destruir o relacionamento de vocês para sempre.

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Atendimento Personalizado

É muito comum ver clientes que ficam imensamente satisfeitos na hora de uma compra, mas que quando precisaram retornar a ótica para troca ou assistência técnica, se decepcionam.

O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido.

Não insista no atendimento, produto ou serviço que você que acha que é o melhor para o cliente. Entenda as preferências e necessidades dele.

O vendedor precisa ser muito sensível e preparado para definir o tipo de abordagem que precisará realizar (se mais ou menos direta) e deverá usar suas técnicas de acordo com o comportamento que o cliente apresentar.

O foco é o cliente

Ao cliente são destinados os maiores esforços dentro de uma ótica. Não só os vendedores e todos os que lidam diretamente com o consumidor, mas também os líderes e gestores, devem sustentar toda a estratégia de atendimento num clima de união, satisfação e consenso.

Se alguma coisa der errado ou sair do protocolo, é fundamental que mantenham a calma e resolvam a situação de modo que o cliente seja o menos afetado possível.

  • Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las.
  • Se um cliente procura um produto indisponível em estoque, avise-o quando chegar.
  • Ofereça vantagens para seus seguidores do Facebook, Twitter, Instagram ou qual seja a rede social que utilizam.
  • Seja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações.
  • Oriente sua equipe a perguntar se o cliente foi bem atendido na loja.
  • Reaja às reclamações de maneira rápida e de forma construtiva.

Um cliente satisfeito sempre vai oferecer ideias sobre produtos ou serviços à sua empresa.

Dica do Orlando – CEO da Optidados

Além de fundador da Optidados, o Orlando possui mais de 3 décadas de experiência no varejo óptico. Perguntamos o que acha sobre o assunto e ele respondeu:

” O segmento óptico possui uma grande vantagem no quesito fidelidade, pois o usuário de óculos quando confia no seu trabalho, não arrisca comprar em outra ótica. Tenho clientes com mais de 30 anos de amizade. Ou seja, o relacionamento com o cliente deve ser muito próximo, para não dizer íntimo. A ótica tem que conhecer todos os gostos de cada cliente e manter um pós venda muito eficiente.”

Conclusão

Há pouco tempo este assunto de relacionamento vem sendo trabalhado nas óticas, portanto há uma necessidade de mudança de cultura.

Todos sabem que conquistar um cliente não é coisa fácil e nem barata, portanto oferecer uma proposta de valor é a única forma de abaixar o custo da aquisição de novos clientes.

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários! 😉

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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