Pelo título do artigo, já podemos compreender que a conclusão lógica de se fazer um bom atendimento é justamente para que o seu cliente fique satisfeito com o seu trabalho e por esse motivo, retorne para sua ótica para gastar mais dinheiro e que inclusive indique o seu trabalho para outras pessoas.

Além disso, um bom atendimento facilita na fidelização de seus clientes.

Perguntas

O grande desafio desse processo é realmente entender quais são os seus reais objetivos em relação ao atendimento aos seus clientes. Você quer que o seu cliente fique satisfeito com:

  • A cordialidade da equipe?
  • O preço dos produtos?
  • A qualidade dos óculos?
  • O ambiente da ótica?

Com essas perguntas respondidas, você quer que ele:

  • Compre produtos mais caros?
  • Te pague em dia?
  • Volte daqui quanto tempo?
  • Te indique para quem?
  • De qual classe de consumidor?

Essas e muitas outras perguntas podem ser perguntadas e respondidas para que possamos definir seu objetivo perante o encantamento do seu cliente.

Definidos esses objetivos, você já tem um projeto claro das suas habilidades e dos seus problemas para poder alavancar a sua área de atendimento e consequentemente, aumentar suas vendas? Vender mais fácil, vender para o público correto, vender bem.

Ainda depois do projeto estar visivelmente claro, ainda será necessário implantar as regras e aplicar os treinamentos para a equipe. Avaliar o desempenho de todos depois do processo e verificar se realmente o método está sendo eficaz para a sua ótica. O acompanhamento no dia a dia do seu relacionamento com cliente é super importante para que você, junto com a sua equipe de relacionamento e sucesso do cliente possam pensar as estratégias para sempre alcançar seus diferentes objetivos em cada etapa da venda.

Essa saga em busca da excelência no atendimento ao cliente, satisfação, sucesso e melhora dos processos na sua ótica, certamente te levarão à estabilidade e sucesso financeiro, além de facilitar muito sua rotina de compra e venda de produtos!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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