Como fazer uma venda rápida na sua ótica

Como fazer uma venda rápida na sua ótica

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que uma venda rápida deve ser feita apenas quando o cliente dispor de pouco tempo ou demonstrar preferir tal atendimento. O ideal é que você avalie cliente por cliente e dê a atenção necessária para cada caso!

Agora que já esclarecemos isso, eu quero te mostrar como você pode agilizar seus atendimentos (mesmo os mais demorados) e quais as vantagens disso:

Algum dia, algum cliente já chegou a reclamar ou demonstrar estar pouco satisfeito sobre o tempo que você  levou para finalizar uma venda? É uma situação até comum, principalmente em horários de pico de atendimento, como no horário de almoço, onde as pessoas podem sair de seus empregos e irem em busca de algo que desejam comprar.

Se você já notou esse sentimento em seus clientes, recomendo que leia nosso post, pois abordaremos justamente esse tema!

O tempo que você demanda do cliente em sua loja muitas vezes pode ser prejudicial para criar uma experiência perfeita. E quando falamos sobre experiência do cliente, estamos falando sobre o contato e o relacionamento que você proporciona ao seu cliente desde o momento em que ele olha a vitrine até o momento em que ele se despede com a compra (ou não) de um produto. Toda essa experiência demanda tempo, cuidado e atenção.

Considerando essa importância e também as dificuldades de conciliar um bom atendimento em um tempo ágil, a seguir oferecemos alguns insights que possam te auxiliar na melhoria do processo de vendas de sua ótica.

Primeiro, compreenda o que é a Experiência de Compra do cliente

É importante que você tenha em mente que a experiência de compra excede o simples procedimento de transação comercial. Isso porque, mais do que proporcionar uma boa compra ao cliente, essa experiência configura todas as impressões que ele terá a respeito da sua loja, o que engloba desde a disposição dos produtos, a decoração da loja, da vitrine, a postura dos funcionários, enfim, cada detalhe conta.

Ao contrário do que alguns lojistas talvez possam pensar, esse conceito deve ser utilizado não como uma finalidade, mas como um meio de alcançar alguns objetivos, como a fidelização e encantamento do cliente e, mais do que isso, a sua confiança para que ele indique sua marca a outras pessoas.

Com isso, se atente a cada detalhe para chamar a atenção de seu cliente!

Vendedores capacitados

Ter seus vendedores altamente capacitados com conhecimento sobre o seus produtos, valores, margens de negociação, processos e sobre as suas ferramentas de trabalho é primordial para que o seu cliente sinta que a experiência que ele teve na sua loja foi boa e eficaz.

Com isso, seguem algumas dicas parar deixar sua equipe qualificada:

–  Tenha as funções de cada funcionário de sua ótica descritas de forma clara, mas lembre-se de destacar além das atividades a serem exercidas, também quais serão os conhecimentos necessários para que se exerça a função e atividades descritas.

– Apresente todo o processo de venda para os seus profissionais, deixando claro as formas de pagamento trabalhadas, limites de negociação e argumentos.

– Garanta que seus profissionais estejam aptos para apresentar e negociar orçamentos das lentes que serão oferecidas aos seus clientes, junto as medidas necessárias que serão feitas para elaboração da lente.

– Garanta que seus profissionais saibam fazer o processo de venda em seu sistema de gestão, pois é ele que vai agilizar todo o processo de finalização da venda e te ajudar a vender mais.

Tenha um sistema específico para sua ótica

A utilização de um sistema que seja totalmente específico para sua ótica é essencial para que além de eficiente, a jornada de seu cliente seja completa.

Com um sistema específico para sua ótica, você consegue ter o seu estoque e vendas com as informações mais completas, seja de seus clientes ou produtos. Além de agilizar, ele trará informações estratégicas para que você consiga criar ações de marketing, por exemplo.

Vale lembrar, o tempo de uma venda pode variar de cliente para cliente, alguns são mais pacientes, outros nem tanto.

Caso você tenha que concluir uma venda mais rapidamente, pegando apenas as informações mais básicas, lembre-se de completar o cadastro ou o pedido do seu cliente mais tarde!

Te convido a pensar em como está cada ponto abordado a cima em sua ótica. Como você proporciona a experiência ao seu cliente? E seus vendedores, eles estão altamente capacitados? Os seus clientes estão satisfeitos com toda experiência que você proporciona a ele junto ao tempo que você os atende?

Lembre-se, toda essa experiência demanda tempo, cuidado e atenção. Aproveite os insights, permita se avaliar e siga os próximos conteúdos que com certeza lhe ajudarão a ter melhores resultados de vendas e de gestão de sua ótica.

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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