10 super dicas de como ter o controle de vendas da sua ótica

Já falamos em outros artigos sobre a importância de se adotar estratégias para atrair clientes para a sua ótica durante o ano todo, mas, se tratando de final de ano, o natal passa a ser uma das datas comemorativas mais fortes para o varejo.

A essa altura, você já deve ter se preparado para o movimento de final do ano. Assim, deve estar oferecendo benefícios e fazendo divulgação da sua marca.

Agora chegou o momento de medir se as suas vendas estão, no mínimo, satisfatórias.

Para te ajudar a analisar seus resultados, abaixo você vai encontrar 10 dicas valiosas de estratégias que pode aplicar aí na sua ótica.

Vamos lá!

1. Analisar a arquitetura de custos

Para o sucesso da administração da sua ótica é importante manter os custos os mais baixos possíveis.

Dessa forma, teremos total eficiência na missão financeira de obter sempre mais lucro.

2. Acompanhar ciclo de vendas

O ciclo de vendas é formado por uma série de etapas necessárias para se vender um produto ou serviço. Ele começa no primeiro contato do cliente com a sua ótica e termina no pós-venda.

O ciclo completo é formado por:

  1. Captar a atenção do cliente em potencial, seja através da vitrine  ou das mídias sociais.
  2. Trazê-lo para dentro da sua ótica, seja ela física ou virtual.
  3. Apresentar seus produtos e serviços e sentir se realmente ele é um potencial cliente.
  4. Passar seu orçamento, monitorar se ele vai comprar com você e usar esse tempo para negociar sua proposta.
  5. Fechar a venda.
  6. Fazer o pós-venda.

3. Medir resultados das promoções realizadas.

Você, como bom empreendedor do ramo óptico, sabe que uma promoção não é simplesmente dar desconto para o cliente.

Uma promoção sempre tem que possuir um objetivo. Seja acabar com alguns produtos parados em estoque, divulgar a ótica ou atrair clientes por conta de datas comemorativas.

A realização de promoções, além de agradar o cliente, sempre tem que trazer um benefício para a sua ótica. Você, por sua vez, tem que conseguir medir se a meta foi alcançada.

4. Definir ticket médio

Definir o ticket médio é uma tarefa simples. É preciso levantar o quanto a ótica vendeu no período desejado e dividir pela quantidade de clientes que compraram.

Com isso você vai saber em média, quanto cada um gastou e terá o ticket médio estabelecido.

Ok, mas, e aí o que fazer com essa informação?

Você pode adotar estratégias para aumentar seu ticket médio e faturar ainda mais. Pode também medir se uma ação de marketing foi mais eficiente que outra.

Exemplo: descobrir o produto mais vendido e procurar opções semelhantes para ter mais opções de venda. Ou identificar alguma marca que não venda e então trocá-la.

5. Oportunidades X Vendas

Aproveitar as oportunidades de vendas, obtendo alta taxa de conversão não é tarefa fácil. Para isso você deve medir também a taxa de evasão da sua ótica (seja da loja física ou da online).

Saber quantas pessoas entram na sua ótica e o que procuram é muito importante para poder entender qual o perfil da sua persona.

Você precisa conseguir pegar os dados desse potencial cliente para fazer um orçamento e depois tentar negociar com ele.

Na ótica virtual, as métricas podem ser:

  • Quantos acessos seu site ou página teve;
  • Que produtos estão sendo mais visitados e por qual perfil de cliente;
  • Quantos carrinhos foram deixados sem finalizar a compra.

Entre outras possibilidades.

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6. Ter uma taxa de desconto consciente

Para saber se a sua taxa de descontos está condizente com a saúde financeira da ótica, vários fatores devem ser analisados.

Mais uma vez se faz necessário saber exatamente quanto custa cada produto, para então saber quanto você está ganhando ao vendê-lo.

Outro fator a ser analisado é quando você receberá (já que as vendas podem ser parceladas), ou seja, é preciso saber como está o fluxo de caixa da sua ótica.

Depois, outras análises são necessárias, como por exemplo, saber quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto e a que valor seus concorrentes praticam os preços.

7. Saber onde a equipe de vendas tem mais dificuldade

Essa é uma métrica relativamente fácil de ser levantada, porém, muito difícil de ser resolvida.

Um profissional de vendas, normalmente é comunicativo, confiante, estuda técnicas de vendas e tem alguns dons e facilidades de se relacionar a ponto de convencer os clientes.

Essa pessoa também gosta de estudar sobre os produtos a serem vendidos e partem da ideia de conhecer os problemas e expectativas do cliente para oferecer soluções.

Ou seja, se esse profissional tem dificuldades em vender um produto é porque em algum dos pontos acima citados, ele não consegue se conectar com o cliente para transformar aquele produto em uma solução.

Através desse levantamento você será capaz de descobrir o que realmente está acontecendo com o produto e/ou equipe de vendas.

  • É falta de treinamento do profissional?
  • O problema está na escassez de informações sobre o produto?
  • Seus itens não condizem com o público alvo?
  • O produto não atende às expectativas?

Realize reuniões e feedbacks periodicamente com sua equipe para levantar esses pontos.

8. Taxa de Conversão de mídias sociais

Se você já faz parte do mundo virtual, possui fanpage no Facebook, perfil no Instagram, canal no Youtube, e-commerce para ótica, enfim, se você já está usando a internet como aliada na divulgação da sua marca, precisa medir a taxa de conversão, ou seja, quem te conhece pela internet e acaba comprando na sua ótica efetivamente.

9. Ter um sistema de gestão

Independente do tamanho de sua ótica, vivemos diariamente em constante evolução, e a administração de empresas faz parte dela.

Não existe nada que não possa ser melhorado e aperfeiçoado!

Os processos de uma empresa precisam ser periodicamente analisados, visando os resultados e impactos gerados.

Automatizar a gestão é uma maneira de otimizar os procedimentos necessários para o bom funcionamento de uma empresa. Ao tornar certos processos contínuos e automáticos com um sistema para ótica, como o OptiSoul por exemplo, tanto o gestor como os vendedores conseguem economizar tempo e recursos da empresa, gerando autonomia para focar em ações importantes.

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10. Profissionais qualificados

É muito importante manter seu time atualizado sobre o segmento ótico e outras vertentes que o envolvem, como moda ou acessórios.

Sua equipe é a imagem da sua ótica. É ela quem oferece, representa e entrega seus serviços oferecidos, e por isso que profissionais qualificados são responsáveis pelo crescimento da empresa.

Nós da Optidados fornecemos vários conteúdos sobre o segmento, se quiser ficar por dentro assine nossa newsletter e receba ainda mais materiais sobre melhores práticas e atualizações do mercado ótico, tudo em primeira mão e de forma gratuita.

Ainda ficou alguma dúvida? Então confira o vídeo abaixo e entenda definitivamente tudo sobre como ter um completo controle de vendas:

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Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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