O Canvas e a sua ótica

O Canvas e a sua ótica

Você já ouviu falar em Canvas? O Business Model Canvas ou Tela de Modelo de Negócios é uma espécie de “pré plano de negócios”, uma ferramenta de planejamento estratégico e gestão que te permite descrever, desenhar, visualizar os desafios, inovar, inventar e modificar o seu plano de negócio.

Ele é dividido em 9 blocos que depois de preenchidos te mostram o conceito da sua óptica.

A facilidade do Canvas, diferente do Plano de Negócios, é ser muito mais dinâmico e de fácil alteração e atualização de estratégias conforme for testado. O Canvas não substitui um Plano de Negócio, porque é focado no dia a dia da empresa, enquanto que o Plano de Negócio é uma ferramenta que demonstra a implementação de uma empresa ao longo do tempo. É interessante manter o histórico da evolução do seu Canvas ao longo do tempo, pode ser tirando uma foto ou digitalizando o processo, desde a primeira versão. Ele pode não proporcionar uma visão “final”, mas através do histórico que você terá, ele te ajudará a não cometer os mesmos erros durante o percurso.

Ele é formado pelos seguintes blocos:

1. Segmentos de mercado

– Pra quem criamos valor?
– Quais são os nossos clientes mais importantes?

2. Propostas de valor

– Que valor proporcionamos aos nossos clientes?
– Que problema de nossos clientes ajudamos a solucionar?
– Que pacotes de produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de mercado?
– Que necessidades dos clientes satisfazemos?

3. Canais

– Que canais preferem nossos segmentos de mercado?
– Como estabelecemos atualmente o contato com os clientes?
– Como se conjugam nossos canais?
– Quais têm melhores resultados?
– Quais são mais rentáveis?
– Como se integram nas atividades diárias dos clientes?

4. Relacionamento com os clientes

– Que tipo de relação com o cliente podemos ter de acordo com o nosso mercado óptico?
– Que tipo de relação queremos estabelecer com o nosso cliente?
– Qual é o custo destas relações?
– Como estão integradas em nosso modelo de negócio?

5. Fontes de renda

– Por que valor estão dispostos a pagar nossos clientes?
– Por que pagam atualmente?
– Como pagam atualmente?
– Como eles gostariam de pagar?
– Quanto geram as diferentes fontes de renda ao total da renda?

6. Recursos chave

– Que recursos requerem nossas propostas de valor?
– Nossos canais de distribuição?
– Relações com clientes?
– Fontes de renda?

7. Atividades chave

– Que atividades chave requerem nossas propostas de valor?
– Nossos canais de distribuição?
– Relações com o clientes?
– Fontes de renda?

8. Parceiros chave

– Quem são nossos parceiros chave?
– Quem são nossos provedores chave?
– Que recursos chave adquirimos de nossos parceiros?
– Que atividades chave realizam nossos parceiros?

9. Estrutura de custo

– Quais são os custos importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
– Quais são os recursos chave mais caros?
– Quais são as atividades chave mais caras?

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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