Por que é importante administrar as vendas da sua ótica?

Por que é importante administrar as vendas da sua ótica?

A venda é o fator que movimenta e faz girar a economia do mundo e para que qualquer negócio, independente de seu tamanho, consiga acompanhar e ter sucesso nessas movimentações, é muito importante ter uma administração vital e focada nas metas estipuladas.

Geralmente as óticas focam e aplicam uma base de administração somente no controle financeiro e contábil para os ajustes fiscais da loja, deixando o atendimento ao cliente e todos os outros fatores que englobam as vendas numa linha operacional sem estratégias e controle rígido, porém, quando utilizei esse termo rígido na frase anterior, não quis dizer sobre o quão eficiente vem sendo os seus vendedores com as suas metas, mas sim o quão eficiente vem sendo todo o processo que efetiva uma venda, desde o uniforme de seus vendedores até a efetivação de uma venda.

treinamento de vendas

A administração de vendas engloba os seguintes pontos

  • Formação de preço de venda
  • Estoque
  • Visual da loja “Vitrine e mostruários”
  • Visual do Profissional
  • Abordagem e conhecimentos dos produtos e serviços do Profissional
  • Conhecimento sobre o sistema gerencial
  • Estratégias de Marketing
  • Metas e Gratificações
  • Acompanhamento de desempenho e Feedbacks dos vendedores
  • Análise de resultados gerais

Imagina se a sua vitrine estiver linda e bem posicionada, as luzes valorizando os óculos, o seu cliente esteja passando na rua e se encante pelo produto, ele entra na sua loja e nenhum de seus colaboradores o dá a devida atenção ou o valor que ele está buscando ao entrar na sua ótica? Você acha que o seu cliente ficará satisfeito?

Agora na situação reversa, o seu colaborador está preparado, engajado e pronto para se comunicar e dar o seu melhor ao cliente, porém, a vitrine está desfavorecendo os seus produtos e seus clientes não entram na loja.

Você acredita que seus colaboradores ficarão satisfeitos?

E em uma situação onde o estoque não esteja certo, as peças estejam com os valores desatualizados e o vendedor não tem conhecimento sobre a utilização do seu sistema de gestão. Você terá prejuízos!

E se formos otimistas?

Agora, para finalizar a análise de situações, imagine que sua loja esteja um sucesso, todas as metas estejam em dia, o visual e a comunicação da loja estejam sensacionais e seus colaboradores brilhantes, porém, o seu gerente de vendas ou você gestor não demonstre ou passe feedbacks sobre o desempenho de seus vendedores.

Não vai demorar muito para que você perca o controle da situação e algo dê muito errado.

Cada um desses pontos devem ser minuciosamente analisados para que você consiga compreender e ter uma visão ampla sobre toda a sua operação de vendas. Com todos esses detalhes, fica muito mais simples e fácil de pontuar quais processos precisam de maior atenção e melhorias, assim como quais forças devem ser potencializadas e valorizadas, e é partir disso que você consegue montar os planos de ações estrategicamente e iniciar a administração de suas vendas.

Todo esse cuidado e atenção são importantes para que a sua ótica obtenha os melhores resultados. E não pense que você precisa se formar em administração de empresas para fazer e ter essa visão e essas analise sobre as suas vendas. Com toda certeza um curso ajudaria muito, mas o primeiro passo vem apenas de você, e é o mais importante, que é ter atenção e atitude em sua ótica.

Caso você sinta que precise de ajuda para compreender e analisar todo esse processo, entre em contato conosco, pois além de soluções sistêmicas, montamos o diagnóstico e criamos o plano de ação ideal para os melhores resultados de sua ótica!

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens: 49