O WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação, e ajuda muito a facilitar a nossa vida. Você sabia que o WhatsApp para óticas pode melhorar o atendimento e a experiência do consumidor?

Contar com técnicas alinhadas à realidade e demanda das pessoas, que aproveitam os recursos que a tecnologia oferece, é importante para a retenção de clientes e para a construção de uma imagem positiva à sua ótica.

Confira mais informações sobre o assunto neste post!

Quais são as vantagens do uso do WhatsApp no atendimento?

O WhatsApp facilitou a nossa vida. Conseguimos resolver problemas e nos comunicar rapidamente, agilizando as ações e facilitando os processos.

Essa rapidez também pode ser trazida à sua ótica, facilitando as compras e a solução de dúvidas. Além disso, o app é uma ferramenta prática e barata. Com um bom plano de internet e um smartphone simples, você consegue ter e dar suporte necessário a custos mais baixos do que ligações pelo telefone, por exemplo, além de ser uma comunicação menos invasiva com o cliente/consumidor.

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Como funciona o atendimento via WhatsApp para óticas?

Para o atendimento aos clientes, recomendamos o uso do WhatsApp Business. Essa versão do aplicativo apresenta diferenciais que ajudam na sua ótica, como:

  • recursos para organização de mensagens;
  • disponibilização de etiquetas para organização dos contatos;
  • cadastro de portfólio;
  • mensagens automáticas de saudação e ausência.

Todos esses recursos ajudam a ganhar tempo e a oferecer um atendimento mais personalizado e de mais qualidade aos consumidores.

Para que isso aconteça, é importante se organizar, de forma que não haja uma sobrecarga de trabalho. Também vale a pena definir horários para os atendimentos.

Como garantir um bom atendimento?

Algumas condutas influenciam na qualidade do atendimento pelo aplicativo. Destacamos as principais para que você possa adotá-las na sua ótica.

Seja ágil

Uma das principais características do WhatsApp é a troca rápida de mensagens. Pensando nisso, não faz sentido que uma solicitação não seja atendida rapidamente, como regra.

Determine o fluxo e garanta a agilidade nas respostas. Você também pode deixar claro, no perfil da ótica, quais são os horários de atendimento, para o melhor processo.

Atente-se ao português

O WhatsApp é uma ferramenta cotidiana, que permite o uso de uma linguagem coloquial e próxima do cliente.

Na pressa, é comum que ocorram alguns erros de digitação, ou até mesmo de português. Atente-se a esses detalhes, pois eles podem comprometer a imagem do seu negócio e transmitir falta de profissionalismo.

Promova uma aproximação

Justamente por ser um aplicativo de uso pessoal, o WhatsApp pode ser usado para aproximar o cliente da sua loja.

Como conseguir isso? Parabenizá-lo na data de aniversário, avisar assim que os óculos estiverem prontos, alertar sobre a necessidade de atualização das lentes, informar sobre descontos exclusivos… Todas essas técnicas ajudam a fidelizar o seu cliente.

O WhatsApp para óticas é uma ferramenta poderosa e deve entrar no seu plano de negócios.

Você também pode contar com uma plataforma que ajude na gestão da ótica, além de mandar mensagens pré-programadas para os clientes nas datas especiais.

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Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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