Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Estoque / Como calcular o giro de estoque da sua óptica

Como calcular o giro de estoque da sua óptica

27 de abril de 2016 | 10:17h
Como calcular o giro de estoque da sua óptica

Explicar a origem de determinado fato ou item é muitas vezes projeto de pesquisa de grandes estudiosos, por exemplo, explicar o surgimento do homem, como nosso planeta foi criado e como o universo começou. Contudo, explicar a origem de determinado produto em seu estoque não deve ser um projeto de pesquisa avançado nem tão pouco complexo, mas a realidade em sua óptica pode não estar ajudando para a explicação de quando aquela armação entrou e nem o porquê ela ainda está lá. Se você se identificou com este problema saiba que o cálculo do giro de estoque da sua óptica pode ajudar-lhe a prestar mais atenção a estes produtos e entender de vez por todas quando e como eles devem sair do seu estoque.

O que é giro de estoque?

É um dos principais instrumentos para medir e avaliar a gestão de inventário, e pode ser avaliado em diferentes periodicidades, embora a análise anual seja mais frequente. De forma resumida, o giro de estoque nada mais é do que um indicador que releva a velocidade em que o inventário foi renovado em um determinado período. Se o resultado for menor do que 1, significa que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque. Se for maior do que 1, quer dizer que todos os itens foram renovados pelo menos uma vez no período avaliado. Por exemplo, se para o período de um ano seu giro de estoque é igual à 9, isso quer dizer que você renovou seu estoque 9 vezes durante o ano.

Como calcular o giro de estoque?

1º Defina o grupo a analisar

Você pode, sim, analisar o giro de estoque olhando todo seu estoque, porém, como existem diversos tipos de produtos (armações de vista, solar, lentes oftálmicas, lentes de contato, etc.) é mais interessante analisar por grupos, pois dessa forma você conseguirá entender realmente como é o giro de estoque para estes grupos. O grupo pode ser também algo ainda mais específico, como uma determinada marca de armação. Assim você poderá comparar o giro de estoque entre as diversas marcas vendidas em sua loja.

2º Obtenha o estoque médio para o grupo

Se você definiu que irá analisar o grupo de armações procure compreender qual o estoque médio de armações em sua loja. Para exemplificar vamos definir que a loja possui um estoque médio de 10 armações de uma marca A.

giro-de-estoque-01

3º Defina um período para análise

O período a analisar influenciará no resultado, pois você deve definir se obterá o giro de estoque anual, semestral, trimestral, ou de qualquer outro período.

4º Obtenha quantas foram as saídas naquele período para o grupo escolhido

Dado o grupo escolhido, obtenha quantas foram as saídas (vendas) no período definido. Neste nosso exemplo, no período de um ano foram vendidas 50 armações da marca A.

giro-de-estoque-02

5º Descubra seu giro de estoque

Divida a saída no período pelo estoque médio e obtenha seu giro de estoque para o grupo definido. Então, 50/10 = 5 giros/ano. Isso quer dizer que para a marca A houve 5 renovações de inventário.

Nesses exemplos de cálculos, se o resultado for menor do que 1, teríamos uma indicação de que alguns dos produtos que iniciaram o ano na prateleira, ainda estão lá.

ebook-fornecedores

6º Descubra o tempo médio em estoque

Para isso, basta dividir o número de dias do período escolhido (um ano, neste caso) pelo número de giros: 365/5 = 73 dias. Isso quer dizer que em nosso caso o estoque das armações da marca A leva 73 dias para ser renovado.

7º Compare os diversos grupos em sua loja

Calcule os giros de estoque para diversos grupos em sua óptica. Compare a marca A com a B, e depois com a C, e assim por diante, e compreenda quais são os grupos que mais vendem e que não deixarão seu estoque “parado”.

Obtendo um alto giro de estoque em sua óptica o produto não ficará ultrapassado na prateleira, pois existem perdas relacionados a risco de extravio ou até superação por lançamentos que chegam ao mercado. Além disso, você otimiza seu espaço de armazenamento, os produtos que estão em estoque serão aqueles que vendem, você não ocupará a vitrine com armações que vendem.

Importante lembrar que o giro de estoque é apenas um índice que depois de obtido exige ações que servirão para melhorar sua gestão de estoque. Aconselhamos que leia também nosso e-book sobre como aumentar sua rentabilidade através da organização do estoque para que você possa aprimorar a gestão e organização da sua óptica.

Se você gostou das nossas dicas, recomendo a leitura de mais um post do no blog sobre estoque:

>> AUTOMATIZE O CONTROLE DE ESTOQUE DA SUA ÓTICA <<

Espero que goste, e mantenha-se informado em nosso blog, assine nossa newsletter e receba sempre informações como essa no seu e-mail 😉

Veja também:

[E-book] Organize o estoque da sua ótica e tenha mais lucro

[E-book] Missão, Visão e Valores da sua ótica

in
in

Murilo Cassiani

Sou Gerente de Produtos na Optidados. Estudei Sistemas de Informação na UNESP e atualmente curso Engenharia Elétrica na UNICAMP. Com uma paixão nata pela informática somada às vivências dentro da Optidados na compreensão do universo ótico, escrevo com a certeza de que poderei ajudar àqueles que vivem de ótica a enfrentar os problemas diários com mais sabedoria.

Posts publicados 7

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018