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Como encantar seu cliente

6 de setembro de 2017 | 11:05h
Como encantar seu cliente

São diversas as épocas do ano em que você pode fazer ações especiais dentro da sua ótica, seja na troca de uma estação, no lançamento de uma coleção nova, no dia dos namorados ou no Natal. Hoje nós vamos falar especificamente sobre o dia/semana do cliente, data que os comércios utilizam para fazer ações e promoções com o objetivo de “agradecer” seus clientes.

Algo importante a ser lembrado, o dia do cliente NÃO é um feriado, então não espere exatamente os mesmos efeitos de um.

Você pode conferir mais no nosso post sobre o assunto >> QUERO LER <<

Por isso é importante que você faça alguma ação especial para seus clientes, já que você não verá um aumento natural de movimento e pode até ser mal visto se não fizer, uma vez que praticamente a maioria das empresas estarão fazendo promoções, dando descontos e prêmios.

Diferente de outras épocas do ano, aqui é importante que todas as ações que você faça deixe bem claro para o seu cliente que ele é foco, que você está fazendo isso como maneira de agradecê-lo pela parceria e confiança. O que é a mais pura verdade, já que sem nossos clientes nós não teríamos nada.

O primeiro passo!

Bom, agora que já entendemos porque é importante que você faça alguma ação nessa data, você precisa se decidir se irá fazer uma ação pontual, semanal, quinzenal ou mensal. Mas como decidir isso?

Isso pode variar muito de negócio para negócio e não existe uma fórmula certa, você precisa analisar e ver aquilo que a sua empresa consegue suportar.

Software para óticas

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Ações de longa duração (quinzenal – mensal) geralmente demandam mais planejamento, esforço e caixa. Aquilo que você está oferecendo para seus clientes também precisa ter “alto valor”, se eles não tiverem essa percepção, sua promoção provavelmente será esquecida ou será ofuscada pela dos seus concorrentes.

No entanto, se optar ir por esse caminho, provavelmente terá um retorno  maior (financeiro e relacionamento com o cliente) se fizer tudo da maneira correta.

Ações de curta duração são mais “simples” de serem executadas e não precisam de um investimento muito alto. Não se engane, mesmo que você escolha fazer alguma promoção apenas no dia do cliente (15 de setembro), é importante que você se planeje, veja se ela é atrativa, quanto de lucro pode te gerar, quanto você precisa vender para não ter prejuízo, que materiais precisará soltar e com que antecedência.

Apesar de durar apenas um dia, você também pode ter grandes resultados, tudo depende da execução.

Vale ressaltar que existem exceções para os dois tipos de ações, tudo depende da sua criatividade, da sua ótica e dos seus recursos. Você pode muito bem fazer uma super promoção, com uma banda, diversos brindes e descontos, mas que vai durar só um dia, como também pode fazer algo mais discreto, sem muito investimento, com descontos apenas em algumas marcas e com a duração de duas semanas.

” – Ok, Alex, disso eu já sabia, mas estou interessado nos tipos de ações que posso fazer, e ai, vai me dar alguma ideia?”

Não tenha dúvidas, esse é o nosso próximo passo. Agora que estamos entendidos sobre as diferenças nos tempos de duração, vamos ver algumas possibilidades que você tem:

Luz, câmera, AÇÃO!

Existem diversas ações que você pode realizar, mas nesse post eu irei focar nos diversos tipos de desconto que você pode dar para o seu cliente. Desconto é o tipo de promoção mais comum e um dos mais chamativos também, pode ser feito em praticamente qualquer época do ano, você só precisa adaptar sua comunicação para cada data.

Para o dia do cliente você pode fazer diversos tipos de descontos diferentes, seria possível fazer um e-book inteiro só falando sobre eles, mas vamos para algumas ideias que podem atrair a atenção do seu público:

Balão premiado: Você pode colocar diversos balões dentro da sua ótica e oferecer um desconto surpresa para cada balão estourado. Recomendamos que todos os balões tenham descontos, para que você não frustre parte de seus clientes, isso traria uma reação contrária a que você está buscando. Coloque um número maior de descontos menores (5%-10%) e apenas alguns com descontos maiores (20%-30%). Quais serão esses descontos é você que deve decidir de acordo com a quantidade de vendas que você espera, a rotatividade de estoque e quais marcas vão entrar na ação.

Desconto fidelidade: Ofereça um desconto referente ao tempo que um cliente compra com você. Se é cliente há 1 ano, ofereça 10%, se é há 2, 20%, e assim por diante. Estabeleça um limite para o desconto, se não você tem a chance de vender um óculos com 90% de desconto.

Desconto tradicional: Aqui não tem segredo, estamos falando do bom e velho desconto. Você pode distribuir descontos maiores em armações mais antigas e os menores em armações mais novas. Quando você faz isso, seu cliente percebe valor na sua ótica e se sente recompensado, já que você não estará apenas fazendo descarte da sobra de estoque.

Desconto diferenciado: Se optar por esse, terá que fazer condições diferentes para clientes e não clientes. Por exemplo, vamos imaginar que você irá considerar clientes apenas aqueles que compram com você a mais de dois anos. Então você pode lançar uma promoção com 10% de desconto na loja inteira, mas se a pessoa se encaixar nessa regra que você estabeleceu, então ele ganhará mais 5%. Isso valoriza muito a relação a longo prazo e melhora ainda mais sua fidelização, já que está recompensando ambos os casos.

Lembre-se que as porcentagens e até mesmo tempo de duração apresentados são apenas exemplos, não regras. Você pode dar descontos muito maiores, muito menores ou até mesmo estender a promoção por mais tempo.

Como havia te falado, existem outras ações que você pode optar por fazer além dos descontos. Você pode sortear um vale compra de X reais, pode fazer parcerias com outros lugares e sortear algo diferente (um jantar em um restaurante parceiro) ou até mesmo dar algum brinde para todos que comprarem em um determinado dia. Contanto que você se planeje (recomendamos que no mínimo com 2 semanas de antecedência), o limite é a sua criatividade!

Gostou do post, tem alguma dúvida ou quer fazer alguma correção? Deixa seu comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos, quem sabe eu não traga pra você uma segunda parte, focando em outras épocas do ano e com outras ideias 😉

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Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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