Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Casos de Sucesso / Como fazer a estrutura de custos da sua ótica

Como fazer a estrutura de custos da sua ótica

28 de junho de 2017 | 12:20h
Como fazer a estrutura de custos da sua ótica

Todo mundo sabe o que são os custos e despesas, seja na nossa vida pessoal ou na nossa ótica. Eles são essenciais para que possamos manter uma qualidade de vida ou no caso da ótica, que será o nosso foco, manter a estrutura, qualidade do atendimento e estoque que seja do agrado do seu perfil de cliente.

Para o sucesso da administração da sua ótica é importante manter os custos os mais baixos possíveis para que tenhamos total eficiência na missão financeira da ótica, que é obter o maior lucro sempre.

Para que tenhamos o controle dos custos é importante que saibamos classificá-los, para que possamos saber o que pode ou não ser cortado ou reduzido ou se for o caso, até adiado o pagamento. Essa tarefa faz parte da projeção financeira da ótica, que como o próprio nome já define, te mostrará uma estimativa de quanto se pretende gastar e vender. Tal planejamento deve ser feito mensalmente, incluindo, obviamente as receitas que virão das vendas já feitas parceladas, assim como da previsão de vendas de cada mês.

Hoje vamos nos atentar principalmente aos custos. Esses devem ser divididos em Fixos e Variáveis. Na prática, normalmente, existe uma dificuldade em saber como classificá-los e a nossa intenção hoje é te ajudar a defini-los da melhor forma possível:

Custos Fixos

São os custos que a ótica terá independente do faturamento, do total de vendas, ser de um centavo ou um milhão de reais. Todo mês, sendo as vendas um sucesso ou fracasso, fazendo compras com fornecedor ou não, existem essas despesas a pagar. São exemplos de custos fixos:

  • Salário de colaboradores
  • Contabilidade
  • Aluguel ou pagamento de condomínio
  • Limpeza e conservação da ótica
  • Seguro contra roubo, incêndio, etc.
  • Entre outros, dependendo da peculiaridade de cada ótica.

Custos Variáveis

São os custos que aparecem conforme o aumento ou diminuição das vendas. Se você vende mais, esses custos aumentam! São exemplos de custos varáveis:

  • Matéria prima – no caso de trabalhar com estoque de lentes
  • Comissão
  • Imposto de renda
  • Embalagens
  • Terceirização de serviços – como laboratório, por exemplo
  • Fornecedores
  • Entre outros, dependendo da peculiaridade de cada ótica.

Custos Híbridos

Existem também alguns custos que são fixos, porém também são variáveis e esses, denominamos os híbridos! São exemplos de custos híbridos:

  • Água
  • Energia elétrica
  • Telefone; etc

Para o seu planejamento financeiro, é importante ter definido mensalmente o custo fixo médio na sua previsão de fluxo de caixa para que não haja nenhuma surpresa desagradável ao longo do ano e para que você possa planejar novos investimentos se a intenção for algum crescimento.

Nós da Optidados, como vendedores de soluções automatizadas para a gestão das óticas, claro que acreditamos que a solução mais fácil para que haja um controle efetivo e prático da gestão financeira da sua ótica seja a aquisição de um software que faça esse trabalho para você, mas, como também sabemos que nem todos gostam de sistemas ou querem ou podem pagar por uma assinatura mensal de um sistema de gestão, afirmamos que o importante é que haja um controle dessa previsão de fluxo de caixa, seja em planilhas de Excel, ou cadernos ou qualquer outro tipo de sistema de controle. Fique à vontade para esclarecer qualquer dúvida com a nossa equipe. Estamos sempre à disposição para atendê-lo e oferecer a melhor solução para a sua ótica.

in
in

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Posts publicados 36

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018