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5 dicas para gerenciar sua ótica

29 de novembro de 2017 | 9:01h
5 dicas para gerenciar sua ótica

Gerenciar é muito mais do que organizar, controlar e dirigir algo. Gerenciar é ensinar, motivar, cobrar e traçar metas de crescimento e melhorias visando sempre o sucesso para algo.

Quando pensamos em uma ótica, essa função se torna mais delicada, pois os produtos fornecidos nesse segmento não se vendem sózinhos, uma ótica exige que os seus profissionais tenham alto conhecimento sobre todos os seus produtos e alta qualidade no atendimento.

Uma ótica lida com algo extremamente importante em nossas vidas, a visão. Isso exige conhecimento técnico, especializado e detalhado, não somente sobre os produtos fornecidos, mas também dos possíveis diagnósticos da visão.

E como gerenciar tudo isso?

  • Organizando as Funções e Responsabilidades
    – Ter estabelecido exatamente qual é a missão, responsabilidades e metas de cada setor é primordial para efetuar a distribuição das tarefas de forma correta e eficiente. Se a sua função é gerenciar, está é uma de suas responsabilidades!
  • Capacitando, qualificando e monitorando os resultados da equipe
    – Fornecer materiais de estudo e treinamentos com certa frequência é primordial para garantir a excelência na entrega de seus produtos. Quanto maior for o conhecimento de sua equipe, maior é a venda de valor agregado e a fidelização de seus clientes.
    – Além de treinamentos, é necessário acompanhar os resultados gerados pelo esforço trabalhado mensalmente e fornecer feedbacks para melhorar os pontos mais delicados e potencializar os resultados.
  • Estabelecer Metas
    – Os objetivos e metas precisam estar estabelecidos para que todas as ações e atividades sejam direcionadas aos resultados esperados. Você pode e deve estabelecer suas metas avaliando o seu fluxo de caixa, capital de giro, objetivos de crescimento entre outras informações.
    Mas, lembre-se! As metas precisam ser SMART:
    S  = Específicas (Tenha especificado e detalhado quais são os seus objetivos e metas);
    M = Mensuráveis (Descreva através delas, quem, quanto e quando quer atingi-la);
    A  = Alcançável (Saiba se de fato você consegue atingir a sua meta ou se está bem próximo da sua realidade);
    = Relevante (Defina algo que esteja dentro da sua missão e dos seus objetivos);
    T  = Temporal (Toda meta precisa ter um prazo a ser cumprida, assim você poderá acompanhar e cobrar o resultado dentro do prazo determinado, metas sem prazos não são metas!).
    – Organize e distribua as tarefas e ações a serem executadas sobre as metas definidas.
  • Faça análise dos resultados de sua ótica
    – Com metas estabelecidas e distribuídas, você precisa acompanhar com frequência a entrega e os resultados das tarefas. O acompanhamento deve ser feito conforme os prazos estipulados.
    – Utilize as informações de seu software a seu favor e obtenha melhores informações para melhor tomada de decisão.
    – Analisando os seus resultados, crie ações para potencializá-los e para correção de percurso, caso seja necessário.
  • Forneça Feedback a sua equipe
    –  Se comunique com sua equipe, demonstre quanto está sendo a evolução ou os problemas encontrados no meio do caminho.
    – Além de se comunicar, é importante ouvir! Ouça o feedback de sua equipe para ter melhor noção do desempenho das tarefas e permita que eles deem sugestões, pois assim eles sentirão parte da sua meta e da sua história, e isso gera maior satisfação pelo trabalho executado.

Todo esse processo deve ocorrer independente do tamanho da sua ótica, tenha ela uma grande ou pequena equipe, se possui um gerente ou apenas o proprietário e um vendedor. Ou seja, independente de sua estrutura física, esses passos devem ser efetuados para o melhor resultado e desempenho de sua ótica. Quer mais dicas de como gerenciar a sua ótica? Fique atento aos próximos posts ou entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudar!

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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