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Como se relacionar com seu cliente?

22 de março de 2017 | 10:38h
Como se relacionar com seu cliente?

O atendimento já é um diferencial. Ter e manter um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes. É muito comum ver clientes que ficam imensamente satisfeitos na hora de uma compra, mas que quando precisaram retornar a ótica para troca ou assistência técnica se decepcionam. Portanto, trate bem o seu cliente também no pós venda.

O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido. Não insista no atendimento, produto ou serviço que você que acha que é o melhor para o cliente. Entenda as preferências e necessidades dele. O vendedor precisa ser muito sensível e treinado para definir o tipo de abordagem, se mais ou menos agressiva. Deverá usar a técnica de acordo com o comportamento do cliente.

Ao cliente são destinados os maiores esforços dentro de uma ótica. Não só os vendedores e todos os que lidam diretamente com o cliente mas também os líderes e gestores, devem sustentar toda a estratégia de atendimento num clima de união, satisfação e consenso. Se alguma coisa der errado ou sair do protocolo, mantenham a calma e resolvam a situação de modo que o cliente seja o menos afetado possível.

Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las. Se um cliente procura um produto indisponível em estoque, avise quando chegar. Ofereça vantagens para seus seguidores do Facebook ou Twitter. Seja no mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente a equipe a perguntar se ele foi bem atendido na loja, por exemplo. Reaja às reclamações de maneira rápida e de forma construtiva. Um cliente satisfeito oferece ideias sobre produtos ou serviços à empresa.

Dica do Orlando

Além de fundador da Optidados, o Orlando tem mais de 3 décadas de experiência no setor óptico e nós perguntamos o que ele acha sobre o assunto, confira sua resposta:

O segmento óptico possui uma grande vantagem no quesito fidelidade, pois, o usuário de óculos quando confia no seu trabalho não arrisca comprar em outra ótica. Tenho clientes com mais de 30 anos de amizade, ou seja, o relacionamento com o cliente deve ser muito próximo para não dizer íntimo. A ótica tem que conhecer todos os gostos de cada cliente e manter um pós venda muito eficiente.

Há pouco tempo este assunto de relacionamento vem sendo trabalhado nas óticas, portanto há uma necessidade de mudança de cultura.

Todos sabem que conquistar um cliente não é coisa fácil e nem barata, portanto oferecer uma proposta de valor é a única forma de abaixar o custo da aquisição de novos clientes.

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Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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