Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Relacionamento / Vendas / Compreenda de forma simples uma receita de óculos

Compreenda de forma simples uma receita de óculos

5 de abril de 2017 | 12:38h
Compreenda de forma simples uma receita de óculos

A compreensão de uma receita de óculos, nunca foi simples de interpretar e explicar a novos colaboradores de sua óptica. Pensando nessa dificuldade, este artigo tem como objetivo auxilia-lo nessa compreensão e interpretação!

A receita oftálmica descreve o grau de correção necessário para permitir a melhor visão para o usuário dos óculos, e é a partir da compreensão da receita que uma óptica pode oferecer a melhor solução de lentes corretivas e armação ao seu cliente. Dessa forma, antes de explicar como interpretar uma receita, vamos explicar os 4 principais erros refrativos que você poderá encontrar no dia a dia de sua óptica, que são: Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.

Miopia

A Miopia pode causar dificuldades de nitidez e embaçamento para visualizar objetos a longas distâncias. Sua visão melhora  quando vê objetos próximos, porém, os que estiverem mais distantes, como placas e pessoas do outro lado da rua, já terá dificuldades. A miopia normalmente é hereditária, mas pode se desenvolver individualmente, pois está relacionada a formação da imagem antes da retina e o globo ocular só para de crescer na idade adulta. A miopia costuma aumentar até 21 à 24 anos, que é quando o globo ocular chega a sua maturidade.

Em uma receita que contenha dioptria, a Miopia é representada pelo símbolo “ Negativo” (Exemplo -2,00) no campo Esférico (ESF) da receita.  A lente negativa é espessa nas bordas e fina no centro.

Astigmatismo

O Astigmatismo pode causar dificuldade de nitidez e embaçamento para visualizar e focar objetos mais próximos, como para ler um livro ou também em longas distâncias, como placas de trânsito. Pessoas que possuem astigmatismo, muitas vezes podem ser míope ou hipermétrope também.

Em uma receita que contenha dioptria, o Astigmatismo é representado pelo sinal “  Negativo” (Exemplo -2,00) no campo Cilíndrico (CIL) de uma receita, porém, em alguns casos usa-se sinal ‘+ positivo’ na receita. O Astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas ou tóricas e sua espessura varia conforme a dioptria.

Hipermetropia

A Hipermetropia pode causar dificuldade de nitidez e foco para visualizar objetos que estão mais próximos, como uma leitura, escrita, crochê e outras tarefas que você precisa ter os objetos mais próximos do seu contato visual. Em casos de hipermetropia reduzida, a pessoa vê corretamente para perto, porém, este esforço pode provocar cansaço ocular e possíveis dores de cabeça. A hipermetropia normalmente se desenvolve em adultos que se aproximam da meia idade, porém, também pode ser presente em crianças.

Em uma receita que contenha dioptria, a Hipermetropia é representada pelo símbolo “ + Positivo” (Exemplo + 2,00) no campo Esférico (ESF) de uma receita. A lente positiva é mais espessa no centro do que nas bordas.

Presbiopia

A Presbiopia não é um defeito visual, mas uma consequência natural da visão. A Presbiopia surge a partir dos quarenta anos e é quase inevitável. Este “fenômeno” deve-se ao envelhecimento do cristalino, que provoca uma perda da capacidade acomodativa, ou seja, dificuldade de focalização do olho, isso significa uma dificuldade em ver de perto.

Em uma receita oftálmica, a Presbiopia é representada pelo símbolo “+ Positivo” no campo Esférico na distância PERTO. Ele pode ser representado em duas formas, apenas já com a dioptria transcrita pelo oftalmologista/optometrista ou também com uma ADIÇÃO. Quando existir uma adição, o valor descrito deve ser somado com a dioptria LONGE da receita, seguindo as seguintes regras:

Se a dioptria representada no campo esférico for + Positivo, a adição deve ser somada.
Se a dioptria representada no campo esférico for  Negativo, a adição deve ser subtraída.
Se a receita estiver com dioptria no Cilíndrico, no caso o Astigmatismo, ele permanece inalterado.

Entendendo uma receita de óculos

Compreendido os principais erros refrativos que estarão presentes na rotina de uma óptica, está na hora de compreendermos uma receita de óculos com dioptria.

receita-oftálmica

Software para óticas

Software para óticas

Legendas da Receita:

OD: Olho Direito | OE: Olho Esquerdo.
ESFÉRICO: Dioptria correspondentes a Hipermetropia, Miopia e Presbiopia.
CILÍNDRICO: Dioptria correspondente ao Astigmatismo.
EIXO: Determina a localização do Astigmatismo.
DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra. Essa medida servirá para que as pupilas estejam alinhadas ao centro óptico da lente dos óculos.

Compreendida as informações que compõe uma receita de óculos, vamos aplicar alguns exemplos de dioptrias para melhor entendimento:

Miopia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00 33
  OE -1,75 30
Perto OD
  OE

Essa receita representa que o cliente tem apenas Miopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar longas distâncias.

 

Astigmatismo  ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,50 180° 33
  OE -3,00 180° 33
Perto OD
  OE

Essa receita representa que o cliente tem Astigmatismo. Isso significa que ele possui dificuldade para enxergar nitidamente tendo um embaçamento da visão para longas e médias distâncias.

 

Miopia e Astigmatismo ESF CIL EIXO DP
Longe OD -2,00 -0,75 166° 33
  OE -1,75 -0,25 166° 30
Perto OD
  OE

Essa receita representa que o cliente tem Miopia e Astigmatismo. Isso significa que ele possui dificuldade para enxergar de longe e embaçamento da visão.

 

Hipermetropia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD +2,00 33
  OE +1,75 30
Perto OD
  OE

Essa receita de óculos representa que o cliente tem apenas Hipermetropia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar distâncias mais próximas.

 

Hipermetropia e Presbiopia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD +2,00 33
  OE +1,75 30
Perto (Add: +2,00) OD +4,00 33
  OE +3,75 30

Essa receita representa que o cliente tem Hipermetropia e Presbiopia. Isso significa que ele possui maior dificuldade de enxergar de perto e meia distância.

 

Hipermetropia, Astg e Presbiopia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD + 3,00 -1,00 180° 33
  OE +2,50 -2,00 180° 30
Perto (Add: +2,00) OD +5,00 -1,00 180° 33
  OE +4,50 -2,00 180° 30

Essa receita representa que o cliente tem Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Isso significa que ele possui maior dificuldade de enxergar de perto e meia distância e ainda temembaçamento da visão.

 

Miopia e Presbiopia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD – 2,00 33
  OE – 1,75 30
Perto (Add: +2,00) OD 0 33
  OE +0,25 30

Essa receita representa que o cliente tem Miopia e Presbiopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar de longe e para perto.

 

Miopia, Astg e Presbiopia  ESF CIL EIXO DP
Longe OD – 2,00 -1,00 180° 33
  OE – 1,00 -0,25 180° 30
Perto (Add: +3,00) OD +1,00 -1,00 180° 33
  OE +2,00 -0,25 180° 30

Essa receita representa que o cliente tem Miopia, Astigmatismo e Presbiopia. Isso significa que ele possui dificuldade de enxergar de longe, meia distância, para perto e ainda tem embaçamento da visão.

É muito importante lembrar que, se você como vendedor souber explicar a necessidade do cliente através da receita de óculos, de uma forma simples, prática e que passe confiança, conseguirá vender as melhores lentes corretivas e armação, pois seu cliente irá acreditar que o que você está falando é exatamente o que ele precisa.

Se você ficou com alguma dúvida, gostou ou gostaria de fazer uma observação, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco, ficarei feliz em te responder!

[E-book] Entenda uma receita oftálmica

Como saber se devo ter o Optisoul em minha ótica?

4 benefícios que os clientes Optisoul possuem: Tecnologia e Educação

in
in

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Posts publicados 47

Você também pode gostar destes conteúdos:

A importância do Dia Mundial da Visão
A importância do Dia Mundial da Visão

10 de outubro de 2018 | 23:06h

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018