Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Fiscal / Documentos fiscais. E eu com isso?

Documentos fiscais. E eu com isso?

14 de dezembro de 2016 | 8:15h
Documentos fiscais. E eu com isso?

Este é o primeiro post de uma série que tratará sobre os documentos fiscais, suas abrangências, exigências e aplicações. Em tempos em que o próprio consumidor tornou-se o fiscal não há brecha para a falta de profissionalismo. A velocidade e a facilidade com que informação é criada dá um poder grandioso a mão de qualquer pessoa, seja essa um jornalista ou o seu próximo cliente. Sonegar em tempos assim pode fazer com que a imagem da sua empresa seja facilmente prejudicada, sem citar os motivos padrões que justificam o pagamento de impostos.

Os documentos fiscais

Iniciemos por saber quais são os documentos fiscais. Separo eles em dois grandes blocos, para um melhor entendimento: os destinados exclusivamente ao consumidor final e os destinados a toda e qualquer pessoa.

Exclusivos ao consumidor final

Destinados a toda e qualquer pessoa

São muitos os documentos e você por diversas vezes deve se indagar e exclamar as seguintes sentenças:

“Já são muitas minhas tarefas e tenho que me preocupar com isso ainda!”

“Os governantes só nos roubam os impostos e não vejo nenhum retorno quanto a esse dinheiro!”

Pois bem, neste ponto quero lhe causar um certo desconforto ao devolver alguns questionamentos à você. Quando você se meteu a empreender achou que sua vida seria mais fácil? É claro que empreender tem seus benefícios, mas muito maiores são suas responsabilidades quando se abre um negócio. Ou seja, é sua obrigação, sim, estudar, entender e adequar-se as leis para que sua ótica continue operando. Ninguém lhe obrigou a entrar neste “jogo”, se você encontra-se na atual situação é por mérito seu, então, o simples fato de estar no “jogo” lhe obriga a saber, entender e respeitar as regras.

Sobre o uso indevido de nossos impostos, infelizmente não tenho boas notícias, eles continuarão a existir nos jornais, então, tentemos olhar nossa arrecadação por um outro aspecto. Quando sua ótica não emite um documento fiscal, está deixando de contribuir com os impostos sobre o consumo (ICMS, principalmente). Seu cliente não terá garantia sobre o produto, pois não possui nota fiscal. Ele também não receberá os créditos de impostos dados por alguns governos estaduais. O produto que entrou com nota sairá sem e gerará um desequilíbrio contábil e fiscal em seu estoque. As estatísticas sobre a sonegação e irregularidades no mercado ótico aumentarão e este torna-se um setor pouco profissionalizado, atraente aos contrabandistas que por sua vez atraem mais e mais fiscalização a todos. Não quero jogar a culpa toda em você, que sonega “só um pouquinho”, mas saiba, você é parte disso.

A motivação da maioria das pessoas ao pesquisar e tentar entender os documentos fiscais é sem dúvida o temor de uma fiscalização. Queremos com esta série de posts, muito mais do que espantar esse “temor” em você, elucidá-lo sobre como e porque cada um dos métodos deve ser adotado e de certo modo tornar você e quem sabe o segmento ótico como um todo muito mais profissionalizado.

Este é apenas um post introdutório de uma série que abordaremos todos os documentos fiscais. Espero que esta série consiga esclarecer suas principais dúvidas sobre este assunto. Se gostou deste artigo ou possui mais dúvidas, por favor comente aqui no blog para que possamos auxiliá-lo.

in
in

Murilo Cassiani

Sou Gerente de Produtos na Optidados. Estudei Sistemas de Informação na UNESP e atualmente curso Engenharia Elétrica na UNICAMP. Com uma paixão nata pela informática somada às vivências dentro da Optidados na compreensão do universo ótico, escrevo com a certeza de que poderei ajudar àqueles que vivem de ótica a enfrentar os problemas diários com mais sabedoria.

Posts publicados 7

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018