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O que ninguém te contou sobre equipamentos para ótica

23 de agosto de 2018 | 16:37h
O que ninguém te contou sobre equipamentos para ótica

Os equipamentos e ferramentas de ótica possuem o objetivo de potencializar os processos produtivos, desde a venda de um óculos até a realização do pós venda.

Assim como qualquer negócio, uma ótica precisa estar equipada com ferramentas que facilitam, automatizam e principalmente melhoram seu desempenho e resultados.

Lensômetro, pupilômetro, facetadeiras, aquecedor de areia, ultrassom higienizador, jogo de chaves e alicates, espelhos de balcão, vitrine e computadores são alguns dos equipamentos presentes.

Te convido a observar todos os processos de sua ótica, visualizando e analisando as seguintes questões:

– Como você utiliza cada equipamento que possui?

– São usadas todas as funções que seus equipamentos proporcionam?

Após essa breve observação, posso afirmar para você: com uma pequena mudança no processo da venda aplicando o uso completo dos equipamentos que existem em sua ótica, suas vendas vão melhorar consideravelmente!

Normalmente, os distribuidores de equipamentos, vendem com objetivo de suprir a necessidade operacional de sua ótica (praticamente tiram pedido).

Um exemplo simples é o ultrassom higienizador, que são vendidos como maquina de lavar óculos.

Porém, podem ser usados para melhorar a experiência do seu cliente dentro da sua loja.

Se você quer vender mais e de uma melhor forma, não deixe de ler este artigo até o fim!

A seguir, vamos comentar sobre duas das ferramentas mais utilizadas no varejo ótico e como você pode usá-las para melhorar os resultados das suas vendas:

Lensômetro analógico ou digital

O Lensômetro é um instrumento de precisão pelo qual medimos o valor dióptrico de uma lente.

Ou seja, através dele conseguimos ler com exatidão os valores esféricos, cilíndricos e prismáticos contidos em uma lente oftálmica.

Provavelmente sua ótica usa esse equipamento para fazer a leitura da dioptria das lentes de algum cliente que está sem sua receita.

Com isso é possível fazer novos óculos repetindo a mesma dioptria ou conferir as lentes que chegam na sua loja vindas dos laboratórios de surfaçagem, certo?

Porém existem mais duas formas de usá-lo que vão ajudar no momento da venda, tanto para agregar valor como para fidelizar o seu cliente.

Agregando valor –  Se uma pessoa entra em sua ótica, já utilizando um óculos e com uma receita em mãos (independente de já ser seu cliente ou não), você pode abordá-la e leva-la até o equipamento.

Após realizar a análise, você conseguirá demonstrar para o consumidor a evolução entre a dioptria do atual óculos dele em comparação com a nova receita (informando o aumento ou redução).

Fidelizando o cliente – No momento em que você entregar os óculos ao seu cliente, você pode leva-lo até o lensômetro e mostrar que a dioptria de seus novos óculos estão de acordo com a receita oftálmica.

Realizando esta simples ação o cliente se sente ainda mais seguro em comprar em seu estabelecimento.

Pupilômetro Digital - OptiFit

Pupilômetro analógico ou digital

O Pupilômetro é um aparelho que serve para tirar as medidas da distância nazopupilar.

Ou seja, ele tira as medidas e centraliza a montagem dos óculos em cada rosto individualmente.

A medição inadequada da DNP pode provocar sérios problemas de adaptação às lentes corretivas, principalmente em altos graus, lentes progressivas e adaptações especiais.

Para esse equipamento, não possui uma forma diferente de utilização para agregar valor no momento da venda.

Porém, existe uma nova tecnologia que está surgindo para substitui-lo e para ajudar na melhoria das suas vendas.

Essa nova tecnologia tem como objetivo aumentar o valor agregado nos atendimentos realizados e nas vendas concretizadas.

Ela também reduz o contato físico que o pupilômetro analógico necessita no momento de tirar as medidas.

Isso elimina problemas quanto ao aspecto higiênico (pois o pupilômetro convencional tem contato direto com a pele do consumidor).

Neste artigo foram citados somente dois equipamentos para óticas dos quais você utiliza diariamente.

Mas o importante é que você se atente aos detalhes que possam fazer a diferença no dia a dia e na experiência de atendimento que seus clientes vão receber.

Se ficou com alguma dúvida, ou gostaria de conhecer melhores praticas de algum equipamento específico, nos informe deixando seu comentário 😉

Veja também:

Pupilômetro convencional X Pupilômetro digital

10 motivos para escolher o Pupilômetro Digital da Optidados

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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