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O Facebook e a sua ótica

20 de dezembro de 2017 | 11:26h
O Facebook e a sua ótica

Se você está lendo esse blogpost, é muito provável que tenha uma conta no Facebook (possivelmente chegou até aqui por ele) e que a use com uma certa frequência. Você deve seguir pessoas, páginas, participar de alguns grupos, seja de forma casual, profissional ou ambos.

Certamente você é seguidor da página de algum serviço ou marca que consome e gosta, isso te faz mais próximo da empresa e torna a relação entre vocês mais “pessoal”. Muitas pessoas partem da premissa de que se você não existe no meio online, no Google e no Facebook principalmente, você já perde uma boa parte de sua credibilidade, já que elas não podem validá-la. O que você precisa entender, é que com seu cliente é exatamente a mesma coisa!

Por onde começar?

Antes de mais nada, é importante que você entenda a dinâmica do Facebook e saiba o que NÃO fazer nele.

Não crie um PERFIL para a sua ótica, igual ao seu pessoal. Além de ser contra as políticas do facebook – ou seja, se alguém denunciar o perfil da sua ótica, ele pode ser deletado – você não terá acesso a diversas informações que uma página poderá te fornecer.

Se você já tem um perfil pessoal, sabe que você pode conversar com seus amigos, ver quantos você possui, postar fotos, textos e mais algumas outras funções. Já com uma página, a coisa começa a ficar um pouco mais interessante.

Aqui no blog da Optidados nós já dissemos que o “o que não é medido, não é gerenciado”, nos referindo as informações da sua ótica (estoque, vendas, atrasos, clientes…). Se você possui um perfil no Facebook e também não se preocupa em mensurar seus resultados, você pode estar perdendo tempo. Você pode ter acesso as seguintes informações se tiver uma PÁGINA para sua ótica:

  • Promoções
  • Seguidores
  • Curtidas
  • Alcance
  • Visualizações da Página
  • Prévias da Página
  • Ações na Página
  • Publicações
  • Eventos
  • Vídeos
  • Pessoas
  • Local
  • Mensagens
  • Pedidos

Nesse post eu não irei destrinchar cada um dos menus e informações que você pode ter acesso, mas como você pode ver, diferente de um perfil, uma página oferece muito mais informações (e que devem ser analisadas, entendidas e usadas) sobre tudo o que você faz.

Por exemplo, em “Pessoas” você pode saber qual a divisão de sexo e idade do público que curte sua página. Junte isso ao “Local” e saiba de onde essas pessoas são.

Essas informações são muito importantes para o seu gerenciamento e planejamento de ações. Se você não tiver pelo menos elas, estará trabalhando no escuro!

Agora que já entendemos um pouco da dinâmica do Facebook e das diferenças entre perfil e página, vamos nos aprofundar um pouco mais nos motivos para estarmos inseridos nessa mídia:

Eu, você, eles, nós…todos estamos no Facebook

Se ainda não ficou claro, então vou tentar ser mais direto ainda:

Seu público alvo está no Facebook, não importa quem ele seja!

Não importa se sua ótica quer vender óculos para a classe C ou A, ou se quer vender mais para jovens ou velhos. Hoje em dia a maioria das pessoas tem um perfil na rede social.

Não pague nada…

Bom, pegue o nosso primeiro motivo (seu público alvo está lá) e some ao fato que você não precisa pagar absolutamente nada para criar sua fanpage e começar a fazer seus posts. Quer dizer, você tem um meio de divulgar o seu negócio para milhares de pessoas e se não quiser, não precisa gastar nem 1 real.

…Ou pague

Imagine que você fez sua página, começou a postar, ganhou várias curtidas e seguidores, mas você agora quer expandir seu público, atingir pessoas que podem nem sequer saber que você exista.

Para isso, o Facebook também disponibiliza a sua ferramenta de promoção. Você pode promover um post específico seu (como uma promoção especial de fim/começo de ano) ou a sua própria página.

Dentro da ferramenta você poderá fazer diversas segmentações, escolhendo a idade, sexo, posição geográfica e até mesmo os gostos do público que você quer atingir, tudo isso para que a sua promoção seja assertiva.

“- Mas ai eu vou ter que gastar quanto, 200, 300 reais?”

O custo das promoções são um ponto muito positivo dentro da rede social, é impressionante o número de pessoas que você pode atingir investindo apenas 10 reais, por exemplo. E lembre-se, você terá acesso a todas os dados da sua promoção, use isso a seu favor!

Divulgue rapidamente, venda ainda mais!

Como já disse no começo desse texto, o Facebook te permite ficar ainda mais próximo dos seus clientes.

Se você tem uma armação que acabou de chegar, em 5 minutos você já consegue avisar um grande público sobre isso. Esse mesmo público em pouco tempo pode te mandar mensagens, perguntando sobre cor, tamanho ou valor. Ainda mais rápido, você já pode passar todas essas informações para ele e vender uma, duas ou mais peças.

Já faz tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um local para você fazer amizades e compartilhar fotos, algumas delas se tornaram verdadeiras ferramentas para aumentar suas vendas e se relacionar com seus clientes, especialmente o Facebook.

Ao chegar ao fim desse post, espero que você tenha compreendido que só há vantagens em manter (e atentos a palavra MANTER) uma página dentro do Facebook ativa, tendo acesso a um público vasto e de maneira totalmente gratuita.

Se ficou com alguma dúvida, é só perguntar nos comentários. Se gostou, também nos deixe saber, para que possamos criar mais conteúdos como esse 😉

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Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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