Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Relacionamento / Vendas / Preparando sua Ótica para o fim do ano #3

Preparando sua Ótica para o fim do ano #3

16 de novembro de 2016 | 9:10h
Preparando sua Ótica para o fim do ano #3

Hoje nós chegamos ao terceiro e último post da nossa série especial de fim de ano! Sabe como fidelizar seus clientes? Como sua equipe deve agir nessa época tão especial? Leia nosso texto e descubra!

Confira o 1º post CLICANDO AQUI.

Confira o 2º post CLICANDO AQUI.

6. PROGRAMA DE FIDELIDADE

Sabendo que essa é uma época onde o movimento no comercio é grande, criar um programa de fidelidade pode ser uma ótima estratégia para manter os seus clientes engajados e aumentar o faturamento de sua ótica.

Você pode criar um cartão de pontos, onde a cada compra que o cliente fizer, ele ganha uma pontuação que irá ser transformada em descontos ou em uma premiação após um período. Neste cartão de pontos, pode ser incluído um adicional de pontos por indicação, isso pode aumentar o número de chances do cliente ter um desconto maior ou a conquistar o prêmio e consequentemente, aumentar o volume de vendas em sua ótica.

7. INVISTA TEMPO E SEMPRE ACREDITE EM SEUS VENDEDORES

Fidelizar envolve mais do que o visual de sua ótica e os brindes que você pode oferecer. Para o encantamento dar certo, é muito importante que o atendimento dos vendedores esteja sempre a altura, que eles estejam comprometidos com as metas e objetivos traçados. Para isso, é necessário que alguns pontos estejam alinhados para que você prepare os seus vendedores para essa maratona de final de ano:

Reunião de Alinhamento
A reunião de alinhamento deveria ser necessariamente efetuada no mínimo uma vez no mês, tanto para feedbacks do mês que se fecha, quanto para o alinhamento das metas e objetivos do mês que se inicia.
Mas para essa período especial, efetue uma reunião de no mínimo 3 dias de antecedência com sua equipe, com o objetivo de alinhar e transmitir a eles mais que uma meta, mas fazendo com que eles trabalhem com uma MISSÃO e não apenas com regras. Após essa primeira, é importante manter os vendedores sempre engajados, para isso, deve ser planejado também reuniões semanais para acompanhar o andamento da missão, demonstrando a eles os números e os incentivando com os feedbacks.

Aparência Visual / Uniforme
Se sua ótica não possui um uniforme padrão, combine com seus colaboradores algumas roupas para que sua equipe esteja “parecida” (cores, modelos), para estarem alinhados a um mesmo objetivo. Além de passar mais profissionalismo, transparece um ambiente mais claro e organizado.

Treine uma ABORDAGEM especial
Entre as últimas semanas de novembro e a primeira semana de dezembro, muitas pessoas apenas estão entrando nas lojas para pesquisar preços. Mas para fazer com que esses que estejam apenas pesquisando efetuem as compras, deixe seus colaboradores atualizados de todas as ofertas, estratégias e treinados com técnicas de conclusão de venda.

Treine demais operações
Além de vender, o vendedor também é responsável por efetuar o cadastro do cliente em um sistema de gestão que a ótica utiliza e efetuar a venda com o cupom fiscal, para que os clientes venham a ter as garantias dos produtos e também para poder fazer as devidas trocas dos presentes. Com isso, é muito importante garantir que os seus colaboradores saibam efetuar os principais processos do seu sistema, como o de venda, cupom fiscal e devolução.

Contudo, faça uma pesquisa com sua equipe sobre as maiores dificuldades e os treine, ou contate o suporte de seu sistema de gestão para treina-los, certificando assim que sua equipe tenha o melhor resultado possível!

Motivação
Além de mantê-los atualizados e treinados, é muito importante que eles continuem motivados para aguentarem firme até o fim da jornada sem deixar a peteca cair, fechando o ano com muito sucesso.
Para fazer isso, ofereça brindes ou bonificações extras para o atingimento das metas.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e comente ali embaixo, ficaremos felizes em te responder 😉

in
in

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Posts publicados 47

Você também pode gostar destes conteúdos:

A importância do Dia Mundial da Visão
A importância do Dia Mundial da Visão

10 de outubro de 2018 | 23:06h

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018