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Processos quem levam sua ótica ao sucesso

27 de julho de 2017 | 9:00h
Processos quem levam sua ótica ao sucesso

O gerenciamento de vendas é um dos pilares do sucesso de qualquer empresa, pilar esse que se conecta com a gestão financeira, contábil e produtiva. Esta gestão exige muita atenção, engajamento, visão analítica e estratégica para compreender e trabalhar estrategicamente conforme as movimentações que ocorrem no ambiente de sua ótica, com o mercado e com o comportamento e necessidades de seus clientes.

Atualmente, ainda existem muitas óticas que fazem sua gestão de vendas manualmente ou sem um sistema especifico para o segmento, porém, a execução desse processo manual pode vir a gerar além de muito trabalho e tempo operacional, erros e problemas com os clientes. Como um exemplo, pode ocorrer uma baixa indevida de um crediário, uma devolução ou troca não documentada corretamente, sem considerar os erros que podem ter na organização de seu estoque e entre diversos outros que podem prejudicar não só o desempenho de vendas como o fluxo financeiro de sua ótica.

Geralmente, a área de vendas é o setor que detém maior atenção dos donos de óticas, pois o sucesso dessa área está diretamente atrelado com o sucesso que você gestor terá, não é mesmo? Para você conseguir evitar os possíveis erros citados acima e para que o sucesso esperado chegue, algumas coisas devem estar alinhadas e definidas, algumas delas são:

Definição dos processos de sua ótica

Tenha descrito todos os processos que devem ser executados por seus vendedores desde a entrada de um cliente em sua ótica até a sua saída. Uma dica que pode te ajudar e deixar isso mais claro a sua equipe é separar as atividades por processos, como:

  • Entrada do cliente na ótica
    – Ações para atrair clientes para ótica
    – Descrição da abordagem de 1° contato
  • Processo de Venda
    – Descrição dos gatilhos mentais para enfatizar os produtos
    – Definição Descontos e formas de pagamentos para as negociações
  • Conclusão da Venda
    – Definição de quais as informações primordiais devem ser coletadas
    – Descrição da abordagem de finalização
  • Pós-venda
    – Definição de tempo de retorno e as ações

Dentro de todas essas descrições envolve não só a fala, mas também o comportamento, postura, entonação e expressões que sua equipe pode e deveria ter diante o seu cliente. É importante que esse processo esteja claro para que sua equipe não deixe nenhum detalhe passar despercebido e para que seu cliente tenha a melhor experiência possível.

Ter uma equipe preparada

A preparação de uma equipe se inicia com a definição de responsabilidades e hierarquia que você tem em seu negócio, sendo assim, é necessário separar as funções e distribuí-las a sua equipe. Com as responsabilidades definidas, é importante que sua equipe esteja qualificada para trabalhar em suas funções, então disponibilize treinamentos e materiais de estudos necessários.

Gerenciar as informações em um software de gestão especifico para ótica

Com os processos definidos e a equipe qualificada, fica simples gerenciar as suas informações de forma simples e estratégica. Um bom sistema de gestão pode facilitar sua operação diária, te proporcionar maior segurança nos dados, sem contar as informações estratégicas que podem ser geradas através dele e com isso se destacar de seus concorrentes. E se você tem dúvidas o porquê trabalhar com uma solução especifica para sua ótica é essencial, compreenda a seguir nas vantagens:

  • Compreender de forma rápida e clara seu resultado de vendas

Com papeis ou com um sistema que não tenha conhecimento sobre o segmento, compreender as vendas fica muito difícil, pois as informações de seus produtos acabam não sendo específicos, o que te impossibilita entender qual é o produto exato que mais vende, como exemplo.

  • Ter histórico do cliente

Além de ter histórico rápido, com um sistema de gestão você gestor consegue trabalhar em relatórios para compreender o comportamento de seu cliente e lhe direciona para melhores ações de marketing, o que lhe pode gerar maior visibilidade no mercado e aumento nas vendas.

  • Controle e segurança de dados

Você pode ficar tranquilo quanto as suas informações e a de seus clientes, pois toda e qualquer movimentação feita em um software é gravada, e você também pode limitar quais movimentações a sua equipe pode efetuar dentro do sistema.

Sem contar a redução de tempo operacional e a organização geral dentro de sua ótica.

Contudo, para você conseguir evitar os possíveis erros citados na introdução, ter uma gestão de sucesso e conseguir aumentar o nível de fidelização e satisfação dos clientes com sua ótica, é essencial que você consiga ter esses processos alinhados e definidos estrategicamente em sua ótica.

E lembre-se, maior sucesso você terá, quando maior for o seu engajamento e quanto mais preparado para compreender as dificuldades e enxergar as oportunidades em sua ótica você estiver.

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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