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Qual é a persona da sua ótica?

21 de junho de 2017 | 12:18h
Qual é a persona da sua ótica?

Hoje eu quero falar com você sobre personas! Quero que você entenda o que é uma, porque é importante que você a faça para sua ótica e como criá-la.

Antes de mais nada, é importante entendermos sua definição e qual a diferença entre uma persona e o público alvo, duas designações que geralmente são erroneamente tidas como sinônimos, mas que na verdade tem significados diferentes.

Público Alvo

Seu público alvo é definido por algumas características mais “genéricas” das pessoas que você quer atingir ou que já atinge. Para criar um, você precisa de informações como:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social (A, B, C)
  • Localização (em que bairro/cidade/estado vive)
  • Frequência com que trocam de óculos

Enfim, ele é composto por um grande número de pessoas e leva em consideração informações demográficas e socioeconômicas.

Persona

Dentro do seu público alvo existem diversos grupos com características diferentes. São esses grupos que te ajudarão a formar sua persona. Você precisa de uma pesquisa mais aprofundada e reunir informações como:

  • Quais são suas dificuldades no dia-a-dia
  • Quais são seus hobbies
  • Seus sonhos
  • Seus desejos
  • Que tipo de lugares gosta de frequentar
  • Como é seu relacionamento com a família

Como você pode perceber, as informações que você precisa buscar são muito mais subjetivas do que a do seu público alvo, consequentemente são mais difíceis de se reunir.

Tá, legal, mas por que eu preciso fazer isso?

Agora que você já sabe o que é uma persona, chegou a hora de entender porque é importante você ter uma para a sua ótica.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que seu público alvo é como aquele seu colega de trabalho, com o qual você conversa as vezes, sabe um pouco sobre sua vida, mas não tem de fato uma relação profunda.

Já a sua persona é aquele seu amigo mais próximo, vocês já se conhecem a um tempo, saem juntos, gostam das mesmas bandas e possuem uma relação mais “íntima”, confiam um no outro.

Agora pense e responda, se você precisar de um favor ou tiver que presentear um dos dois, qual deles será mais fácil, seu colega de trabalho ou o seu amigo? A resposta aqui é bem clara, obviamente será o seu amigo, já que você confia e conhece ele bem melhor do que o seu colega.

Com a persona é exatamente a mesma coisa, se você tem uma relação mais próxima do seu cliente, você conseguirá extrair informações mais específicas e o entenderá com mais profundidade! Fazendo isso, você poderá criar campanhas e estratégias de fidelização MUITO mais efetivas, já que você saberá que tipo de ações deixarão ele mais empolgado, mais emocionado e mais disposto a se engajar.

Criar sua persona é crucial se você deseja melhorar sua conversão de vendas e aumentar sua lucratividade. Uma ótica pode até funcionar sem uma, suas campanhas podem até dar retorno e suas vendas podem ser boas, mas tenha certeza, o resultado de tudo pode ser maximizado se ela se propor a criá-la.

Bom, espero que tenha conseguido mostrar a vantagem em ter sua persona definida. Se você ficou com alguma dúvida, é só postar ela aqui nos comentários e nós faremos o possível para respondê-la.

Se você gostou do texto, compartilhe com seus amigos e fique ligado em nosso blog, em breve voltarei com mais informações sobre o mesmo assunto 😉

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Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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