Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Gestão e Estratégia / Vendas / Faça o organograma perfeito para sua ótica!

Faça o organograma perfeito para sua ótica!

1 de fevereiro de 2017 | 10:19h
Faça o organograma perfeito para sua ótica!

Definir quantas pessoas trabalharão na sua ótica é uma decisão pessoal, porém, você tem que pensar nos períodos de férias, ausência na ótica (horário de almoço, serviço de banco, algum imprevisto), no movimento e na demanda de vendas que sua ótica suporta.

Já tratamos em outros materiais, que colaboradores sobrecarregados não produzem de forma satisfatória, assim como a ociosidade desses geram custos operacionais que não trazem retorno.

Criação do organograma da ótica

Para facilitar na decisão de quantos funcionários são necessários para o bom andamento da rotina, montamos um modelo de organograma com as áreas básicas de uma ótica.

A intenção é que você defina quem será responsável por cada setor.

Porém, uma pessoa pode ser responsável por mais de um setor, assim como pode-se definir mais de uma pessoa para o mesmo.

O aumento da produtividade está totalmente ligado aos processos operacionais. Esses são as principais atividades do negócio, a rotina da loja.

É importante que você tenha por escrito e detalhada as atribuições de cada departamento ou atribuições de cada membro da equipe e como deverá ser feita cada atividade.

Para tal, recomendamos a elaboração de um fluxograma, para que todos entendam perfeitamente a razão de cada etapa ser feita de um modo específico, respeitando assim todos os processos e hierarquia.

Segue um modelo simplificado de um organograma. A partir dele é possível montar um fluxograma dos processos:

organograma para óticas

Vale ressaltar que esse é apenas um modelo básico e você pode usar desta estrutura ou adaptá-la para a realidade da sua empresa, adicionando, retirando, trocando ou unindo funções e cargos.

De qualquer forma, é muito importante que você faça e preencha seu organograma.

Ele é necessário para definir hierarquias e responsabilidades de cada funcionário, facilitando e tornando o trabalho mais eficiente.

Se gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida é só deixar seu comentário abaixo para que possamos te ajudar! 😉

Veja também:

e-Book - Análise SWOT
in
in

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Posts publicados 35

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018