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Saia do achismo e enxergue os seus reais resultados!

16 de abril de 2018 | 8:18h
Saia do achismo e enxergue os seus reais resultados!

Você trabalha com sede de que? Essa pergunta pode e deve ser respondida sem medo de ser feliz! Algumas respostas podem até parecerem “óbvias”, mas são relativas de pessoa para pessoa.

Alguns motivos são: busca de estabilidade e independência financeira, crescimento profissional e experiência, para ser bem-sucedido e renomado e ou para atingir algum propósito e missão pessoal.

Saber pelo o que você trabalha em sua ótica (ou independentemente do que você faz) é essencial para que você faça de fato acontecer o que tanto almeja. Neste artigo, vamos falar sobre os resultados que você pode ter em sua ótica. Para abordar isso, quero comentar da trilha que percorremos nos últimos artigos publicados em nosso blog, que foram trabalhados e geraram ideias sobre como enfrentar os desafios que as óticas podem estar enfrentando ou já enfrentaram em algum momento de sua jornada.

Essa trilha abordou as dificuldades com movimentações, controle de caixa e estoque, a experiência que a ótica proporciona para os seus clientes e os problemas de organização do fluxo financeiro. Pontos esses, que nada mais são do que as operações rotineiras de sua ótica, extremamente predominantes e afetam diretamente os resultados que a ótica pode gerar.

Esse artigo não é um artigo motivacional, os próximos parágrafos têm como objetivo fazer com que você analise se de fato está tendo os resultados que você tanto almeja, e o porquê que talvez não esteja atingindo ou conquistando eles.

A primeira coisa é determinar: qual o resultado que você busca na sua ótica? Busca faturar quanto? Ser reconhecido como? Comprar o que, algum equipamento, uma casa, sair do aluguel? Mas e aí, conquistou algum deles? Se a resposta for sim, conquistou e atingiu a meta, pense um pouco, você pode conquistar e evoluir mais?

Entenda como está suas expectativas com o seu negócio e como ele está evoluindo.

Agora a segunda coisa: como você analisa os resultados gerados? Você precisa gerar quantos relatórios para conseguir entender o que aconteceu em sua ótica, uns cinco pelo menos, não é?  Sendo um relatório de vendas, um de recebimentos, outro de recebimentos pendentes, um de pagamentos, um de caixa e outro de estoque, e talvez mais outros, certo?

Além de saber exatamente o que se almeja, é essencial saber analisar o que acontece em sua ótica, ter informações confiáveis e mais do que isso, ter elas de fácil acesso e de fácil análise. Gerar tantos relatórios para saber o quanto de lucro ou prejuízo sua ótica deu, o valor do seu estoque e as pendências de seus clientes em vários lugares e vários relatórios é quase inviável levando em consideração o tempo que isso leva.

Vamos colocar três situações simples que podem acontecer com certa frequência em sua ótica, para que você entenda de uma forma pratica como a utilização de relatórios consistentes se faz totalmente necessário dentro da rotina da sua ótica.

Algumas perguntas para você responder e refletir aí:

Situação de Resultados de Vendas:

– Você acha que teve um ótimo dia de vendas, quando teve um fluxo grande de pessoas em sua ótica? Quando você sente isso, você chega a conferir o quanto vendeu com o que de fato recebeu em dinheiro e cartão? Consegue comparar quantas pessoas entraram em sua ótica e quantas de fato compraram?

Situação de Despesas:

– Sabe quanto de dinheiro precisa ter em caixa/banco todo o mês para cobrir e pagar todas as contas fixas da sua ótica? Você acompanha se esse valor aumenta e o porquê está aumentando?

Situação de Estoque e Compras:

– Aparece um representante de armações e você não havia se programado para efetuar compras, e ele diz que está com uma condição e promoção muito especial. Como você sabe se pode ou não comprar? Qual é o seu critério de avaliação?

– Você avalia o seu fluxo de caixa? Chega a avaliar a variação do preço do seu estoque para ver se essa condição oferecida está realmente compensando? Ou avalia com base na quantidade de peças que você tem em sua ótica?

Acredito que as respostas dessas perguntas são todas respondidas no achismo, e como foi citado pelo nosso parceiro Andrés do Papo de Óptica, devemos parar de achar e ter certeza do que estamos falando. Eu achar que posso comprar isso e achar que vendi bem, da muito errado na hora de avaliar os reais resultados, e são os relatórios que nos da a certeza do resultado ocorrido, não o achismo e o calor do atendimento.

Uma das maiores vantagens dos relatórios é o fato deles auxiliarem na criação de indicadores, para que assim seja possível acompanhar os resultados obtidos pela empresa de modo mais simples e fácil. A partir de então, o processo de tomada de decisões passa a ser mais objetivo e lógico, pois todo o planejamento de metas, compras e outras ações da empresa podem ser desenvolvidos tendo como base estes relatórios.

Comentamos em outros artigos como transformar o uso de seu sistema de gestão em resultados e como nós da Optidados podemos te auxiliar e mentorar a conseguir os resultados almejados . Se você não se sente seguro(a) com os resultados que sua ótica vem tendo, ou sabe que pode potencializar os resultados com um serviço e uma solução de qualidade, siga nossos conteúdos, entre em contato com os nossos consultores e tenha em 30 minutos, imersão nas operações e processos de sua ótica, olhando melhor para os pontos fortes, de melhorias, como e o que precisa fazer para analisar e colher os melhores os resultados de sua ótica.

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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