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12 técnicas para aumentar as vendas da sua ótica

27 de setembro de 2017 | 11:23h
12 técnicas para aumentar as vendas da sua ótica

Hoje, com a facilidade de acesso às informações e a grande concorrência, o cliente chega bem mais preparado à sua ótica.

Portanto, a venda é mais difícil e você não pode perder essa oportunidade por não estar preparado para recebê-la.

O segredo para fazer uma boa venda é que “o vendedor não pareça um vendedor”.

Sei que agora você deve estar se perguntando: “Mas como assim?”

Esse conceito é usado para uma pessoa que quer empurrar coisas das quais eu não preciso.

O bom vendedor precisa se mostrar ser uma pessoa realmente interessada em oferecer um bom produto que atenda a real necessidade do cliente.

Ele precisa possuir técnicas de encantamento e de persuasão, precisa ter conhecimento de vendas, de neurolinguística e claro, sobre o produto que está me vendendo e qual os benefícios do mesmo na vida do consumidor.

Já o cliente precisa considerar o processo como algo natural e não pode em hipótese nenhuma ter algum tipo de aborrecimento durante a venda.

As principais técnicas para aumentar suas vendas

  1. Entregue clareza sobre a qualidade do que seu cliente está comprando. Transmitir honestidade e confiança é o melhor vinculo possível a ser criado com o cliente.
  2. Primeiras impressões importam. Planeje sua apresentação para que a aproximação seja a melhor possível e se adapte de acordo com a leitura que você fizer da personalidade do cliente.
  3. Enfatize o que o cliente vai ganhar comprando com você, deixe claro as vantagens que ele terá.
  4. Mostre o que todo mundo usa, o que é uma marca de valor, uma marca conhecida. Fale sobre as vantagens de comprar na sua ótica, como a sua marca é especial e tem valor.
  5. Proporcione opções que sejam do gosto e do perfil do seu cliente, para facilitar a decisão da compra.
  6. Tenha a sua proposta de valor, seu slogan, como uma rima relativa à venda, porque é fácil de lembrar e agrada seu cliente e ele lembrará disso na hora que estiver dentro da sua ótica.
  7. Entregue sempre o que você promete (ou até mais, mas nunca menos).
  8. As vendas devem atingir um ponto alto de satisfação e continuar da mesma forma no pós-venda. Isso deve ser avisado ao seu cliente durante o processo de venda, pois faz uma grande diferença e transmite confiança. Tanto o processo de pré-venda, como a fase de venda e principalmente o acompanhamento inicial de uso do produto (pós-venda) são essenciais e farão a completa satisfação e fidelização do cliente.
  9. Você deve criar um senso de urgência (mas sem forçar a barra), criando no cliente a necessidade de adquirir os produtos naquele mesmo momento.
  10. Preste atenção no comportamento do seu cliente. Grandes vendedores “leem” as personalidades dos seus clientes e fazem ajustes nas técnicas de vendas baseados nos tipos de personalidades.
  11. Sempre aprenda com seus erros e principalmente com seus acertos.
  12. Saiba ouvir. Sempre ouça e questione bastante o seu cliente para ter a certeza do que ele quer e do que ele pode pagar. Dessa forma a venda se torna cada vez mais certeira. Quando você faz perguntas, você se mantém no domínio da venda.

Nunca desista do seu potencial cliente

E mesmo assim, se a venda não der certo, não fique triste e não feche uma janela.

Talvez, numa próxima oportunidade, o cliente reconheça seu valor e volte para uma compra.

Um bom vendedor é acima de tudo, uma pessoa que goste de manter e cultivar bons relacionamentos!

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Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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