Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Mercado / Vendas / Tipos de backups para sua Ótica

Tipos de backups para sua Ótica

5 de outubro de 2016 | 10:46h
Tipos de backups para sua Ótica

Seja no trabalho ou em casa, sempre estamos sujeitos a problemas com nossos computadores, isso é inevitável, uma hora ou outra vai acontecer alguma coisa e ele do nada pode nem ligar mais. Temos por muitas vezes o costume de guardar neles documentos, vídeos, fotos ou qualquer outro arquivo, sempre achando que ali é o local mais seguro para manter esses dados, ai quando acontece alguma coisa vem a maior dor de cabeça que alguém pode ter, aquela preocupação com o que tinha dentro do aparelho e o medo de não conseguir recuperar e acabar perdendo tudo o que estava armazenado nele.

Ai vem a importância de se ter um serviço de backup. Para você que tem uma ótica, este tipo de ferramenta é fundamental para garantir a segurança dos seus dados.

Para quem tem uma loja e trabalha principalmente com dados financeiros, a preocupação deve ser ainda maior. Vamos citar um exemplo: Você tem uma loja há mais de dez anos e trabalha com um sistema para ótica responsável por controlar todos os seus dados, sejam eles receitas de óculos, estoque de mercadoria, cadastro de clientes ou até mesmo o financeiro do dia a dia. Uma queda de energia acontece e o computador desliga (lembrando que ali estão seus dados mais importantes), ao se restabelecer a energia, seu computador não liga mais e você não tinha um serviço para salvar seus dados diariamente. Você leva seu computador para um técnico e ele diz que o HD queimou e não tem como recuperar nada ali feito e armazenado.

Então diante dessa situação você pode imaginar o prejuízo que se tem ao perder dez anos de trabalho por um descuido que podia ser evitado. O problema é que muitas pessoas não conhecem os diversos tipos de backups que existem, e é por isso que estamos aqui, para revelar e explicar o funcionamento dos mais populares.

MIDIA ÓPTICA

backup-dvds

Um dos tipos mais comuns. O armazenamento de dados é através de um CD ou DVD. O modo como é feito varia de empresa para empresa, alguns preferem salvar diariamente, outros semanalmente ou até mensalmente, ou seja, tudo o que foi feito no mês é salvo em um determinado dia escolhido pelo proprietário.

Neste tipo de serviço acabamos encontrando a desvantagem de acabar tendo um gasto maior, pois por muitas vezes os arquivos de banco de dados são grandes e a capacidade de armazenamento desse tipo de mídia é baixa, exigindo vários cd’s ou dvd’s para a função escolhida. Se sua ótica possui uma grande quantidade de informações, esse método não é recomendado.

HD EXTERNO

backup-hd-externo

Alternativa bem popular e funcional. O hd externo funciona como um pendrive, porém, sua capacidade de armazenamento e segurança são muito maiores. Você pode deixar conectado ao computador/servidor ou guarda-lo em algum lugar seguro, e sempre que for salvar os dados conecta-lo. Assim como um cd/dvd, o hd externo é um disco rígido e se por algum motivo for danificado você pode perder os seus dados salvos nele, então exige muito cuidado e atenção ao fazer o seu uso. Mais eficaz e com mais armazenamento que a alternativa anterior, ele é recomendado para óticas de pequeno porte.

BACKUP CLOUD (NAS NUVENS)

backup-nuvem

Alternativa que vem se popularizando e é confiável. A empresa contratada para o serviço fica responsável pela configuração no computador do cliente e para o funcionamento deste. A configuração é feita de várias maneiras, uma delas é sempre ao final do dia quando o expediente se encerrar e a loja for fechada. É criada uma tarefa no computador decidindo o horário que o processo começará a ser feito. Tudo o que foi feito no programa de gestão do seu comércio durante o dia subirá para um servidor na rede e ficará armazenado. Acaba sendo mais seguro por que se o seu computador queimar, for roubado ou danificado de alguma maneira, a empresa responsável pelo serviço, tem os seus dados salvos e é possível fazer uma restauração a partir do último backup feito. Após o término do processo ser concluído pode ser programada uma tarefa para que o computador desligue-se sozinho, caso os funcionários não estejam mais na loja.  É possível conversar com a empresa responsável pelo serviço e pedir a alteração do horário do procedimento a ser feito diariamente, caso sua ótica mude o horário de fechamento.

Esse tipo de backup pode ser usado por qualquer tipo de estabelecimento, seja ele de pequeno ou grande porte, isso porque existem diversos planos de armazenamento, podendo ser aumentados a qualquer momento.

SERVIDOR ESPELHADO

backup-hd-emparelhado
Grandes empresas costumam usar esse tipo de backup, trabalhando com dois ou mais hd’s com o mesmo objetivo. Tudo o que é feito em um hd (que é o principal), automaticamente é passado para o outro hd (o reserva), ou seja, um hd acaba se tornando “espelho” um do outro. Para grandes empresas, que tem um servidor matricial, esse procedimento é o mais recomendável a ser feito. Pode ser feito da seguinte maneira: Você pode já adquirir um servidor com os hd’s necessários dentro (depende muito da configuração de cada computador e o espaçamento disponível para uso) ou você tem a opção de pedir a um técnico de sua confiança a fazer a configuração do backup em seu servidor.

Óticas de grande porte devem usar esse serviço devido a quantidade massiva de informações, tornando o uso de um servidor nas nuvens, assim como as mídias já citadas, inviáveis.

BACKUP NO PEN DRIVE

backup-pendrive

É o tipo mais comum de backup, basta conecta-lo ao computador e fazer as configurações do que quer que seja salvo. A desvantagem é que assim como qualquer mídia de disco rígido, ele pode sofrer danos e perder todos os dados nele armazenado. É um serviço bom para ser feito temporariamente, tem armazenamento maior que um CD/DVD e é muito menor que um HD externo, mas se for algo definitivo, vale a pena estudar mais as possibilidades de backups e ver qual se encaixa melhor para a realidade da sua empresa.

Estes são alguns tipos de serviços de backups mais conhecidos e usados, existem outros disponíveis que também podem te ajudar. Vale ressaltar que se você for formatar a sua máquina, é legal chamar a empresa responsável pelo seu programa de gestão para fazer um backup ou para te orientar.

Então não deixe acontecer o pior com o seu computador para começar a se preocupar com os seus dados.

Com as possibilidades acima já dá pra você ir atrás e garantir que tudo fique bem, evitando maiores transtornos para a sua ótica. Certos problemas podem ser evitados, então evite esse.

Ficou alguma dúvida? Deixe ela nos comentários e nós iremos te responder.

Se você gostou de mais essa dica, então fique ligado no nosso blog e na nossa página do facebook para mais novidades.

in
in

Leonardo Rodrigues

Faço parte do suporte técnico da Optidados. Gosto de compartilhar meus conhecimentos com todos ao meu redor, sou apaixonado por músicas, séries, viagens e gosto de estar com os amigos e família. Estou sempre disposto a ajudar a enfrentar novos desafios e aprender coisas novas todos os dias.

Posts publicados 2

Você também pode gostar destes conteúdos:

Optinews #46
Optinews #46

30 de novembro de 2018 | 10:01h

Optinews #45
Optinews #45

19 de outubro de 2018 | 15:43h

Optinews #44
Optinews #44

21 de setembro de 2018 | 11:12h

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018