Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Gestão e Estratégia / Optisoul / Vendas / Transforme o uso de seu sistema de gestão em resultados

Transforme o uso de seu sistema de gestão em resultados

25 de outubro de 2017 | 18:15h
Transforme o uso de seu sistema de gestão em resultados

Transformar e gerar resultados de um negócio são consequências de uma boa gestão! E não existe boa gestão sem boas ferramentas e praticas de gerenciamento, não é mesmo?

Um bom gerenciamento significa, ter visão sobre cada problema que o seu negócio tem ou pode vir a ter, compreender os desejos e necessidades de seus clientes, conhecer e acreditar no potencial de sua equipe, e por fim, trabalhar com ferramentas que otimizem os processos, reduzam custos e que forneça informações que ajudem a potencializar as vendas e demais resultados.

Neste post, vamos abordar como as ferramentas de gerenciamento podem gerar resultados dentro de uma ótica. Para isso, vamos ao primeiro ponto:

Você sabe quais são os resultados que você espera da sua ótica?

Definir onde quer chegar, o que quer ganhar ou conquistar são os principais pontos para que você consiga dar os primeiros passos dentro de qualquer negócio. Então, se você ainda não sabe o que esperar da sua ótica, vai ai a primeira ação a ser feita! Mas, se você já sabe o que deseja, te convido a acompanhar as próximas dicas e reflexões.

Os resultados desejados são individuais, mas existem alguns em comum como, o aumento de faturamento e do lucro, redução de custos e impactos financeiros, eliminar fraquezas e potencializar as forças, abrir mais óticas, se tornar referência na cidade, entre diversos outros. E para conseguir acompanhar e atingir esses resultados, é necessário obter ferramentas de gerenciamento. Em um post anterior, demonstramos como gerar relatórios estratégicos com o Optisoul, e hoje vamos demonstrar como obter os melhores resultados e ações através desses relatórios. Para conseguir fazer essa demonstração, vou relacionar um resultado esperado junto a um relatório gerado pelo Optisoul.

Redução de Custos e Despesas X Plano de contas + DRE

Uma gestão de custos e despesas garante informações valiosas para embasar as tomadas de decisões  que podem impactar diretamente no lucro da ótica “independentemente de seu porte”. Mas antes de pensar em redução, você precisa conhecer as suas despesas para assim evitar pagamentos extraordinários ou  sem relevancia. Para identificar e analisar esse ponto, você precisa:

Estruturar o Plano de Contas
Realize um mapeamento da estrutura de despesas, avaliando e categorizando cada uma delas em grupos e subgrupos com vários níveis. Com um exemplo:  Aluguel > Despesa > Fixa.

Com um bom plano de contas e uma boa estrutura de centro de custos, é possível analisar a situação de cada área e atuar sobre os problemas.  Com o Optisoul, você cria e organiza toda essa estrutura junto com as exigências contábeis, obtendo fácil acesso e melhores analises.

Com o mapeamento feito, esta na hora de analisar e refletir, com isso:

 Analise o DRE, crie KPI’s e faça reflexões
O Optisoul gera o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) automaticamente conforme os seus lançamentos, essa ferramenta permite acompanhar a evolução do resultado líquido de determinado período, confrontando as suas receitas, custos e despesas. Em conjunto a essa e outras ferramentas e relatórios, é muito importante criar os seus KPI’s (Indicadores Chaves de Desempenho), que serão avaliados e acompanhados com frequência para que você consiga reduzir os seus custos estrategicamente. Com isso, recomendamos alguns indicadores, sendo eles, o valor de estoque, a frequência de compra de produtos, despesas variáveis, despesas fixas entre outros que você pode determinar conforme a sua visão e necessidade. Feito isso, faça as seguintes reflexões:

  • Consigo eliminar ou reduzir alguma despesa fixa? Como, contas de telefone, energia, tarifas bancarias …
  • Como está o valor de meu estoque? Tenho estoque obsoleto acumulado que preciso efetuar uma estratégia de venda?
  • As minhas despesas variáveis estão altas?

Essas e outras perguntas podem e devem ser feitas!

Contudo, assim como esse e todos os outros resultados citados anteriormente, você consegue conquistar utilizando o nosso software de gestão especifico para sua ótica. Quer compreender como aumentar o faturamento e o lucro de sua ótica utilizando o Optisoul? Entre em contato com nossos consultores e acompanhe nosso blog!

in
in

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Posts publicados 47

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018