Planos e Preços Pupilômetro Digital E-Commerce Blog Materiais Fale Conosco Já Sou Cliente
Blog / Gestão e Estratégia / Relacionamento / Vendas / Você guarda as informações do seu cliente?

Você guarda as informações do seu cliente?

8 de março de 2017 | 11:16h
Você guarda as informações do seu cliente?

Responder à essa pergunta de forma positiva é um bom sinal para que você comece a trabalhar a fidelização dos seus clientes.

Hoje com a competição acirrada do mercado óptico, informações de qualidade tem grande valor e peso para a tomada de decisões. Através do preenchimento com qualidade dos dados que te interessam, o arquivamento ao longo dos anos, fácil acesso e possibilidade de filtro é possível traçar um perfil do seu público e com isso, consequentemente, te tornar mais assertivo na hora da realização de tarefas importantes e rotineiras como compras para a sua loja, definir estratégias de marketing e promoções, oferecer opções de formas de pagamento diferenciadas, assim como a concessão de créditos.

Com a agilização das tarefas rotineiras, você, gestor, tem mais tempo para pensar nas ideias grandes, por exemplo, em um projeto de expansão, troca de marcas de produtos da loja, mesmo a adaptação da loja à clientela, buscar novos produtos e serviços – e se atentar à excelência e diferenciação nos serviços é o que agrega valor aos seus produtos – e tudo isso levando em conta apenas o perfil do seu cliente.

Você pode também aumentar o seu poder de venda elevando os fatores que levam o seu cliente à decisão de compra. Tudo isso, apenas porque você cadastrou seu cliente com informações completas, guardou a evolução das prescrições, manteve um histórico das vendas, criou um histórico do seu cliente na sua loja, sabe se ele é bom pagador, sabe como ele prefere pagar, se parcelado ou ter desconto no preço à vista, por exemplo. Você conseguiu criar uma relação, conseguiu conhecer o seu cliente. Todas essas informações mostram qualidade nos dados armazenados e por tudo isso, podemos chegar à conclusão de que quantidade de informação não significa qualidade na informação. Não adianta ter uma base de dados enorme, com apenas o nome de cliente, por exemplo. As informações mínimas necessárias são data de nascimento, endereço, sexo e nome para poder pensar em algum mapeamento.

Para poder acumular as informações ao longo do tempo e criar uma base com informação suficiente para a possível definição do perfil do seu cliente é interessante que se faça um backup (se ainda usar um sistema offline) periódico, garantindo assim que nada se perca. Se você ainda guarda suas informações em planilhas de Excel e quer implantar um sistema ou já possui um e está com a intenção de trocá-lo, é importante que você saiba que a maioria dos softwares de gestão hoje em dia oferecem a possibilidade de importar sua base de dados desde que ela esteja ou possa ser configurada no modelo adequado à importação.

Organização e padrão são essenciais para relacionar as informações de clientes de forma a criar algum sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo que te ajudarão a se posicionar melhor no mercado óptico.

Se gostou do nosso post você pode ler mais sobre o assunto CLICANDO AQUI. Se ficou com alguma dúvida, deixa um comentário ai embaixo, ficaremos felizes em te responder !

infografico-etapas-de-compra

in
in

Carol Melzani

Sou coordenadora de Central de Relacionamento, Implantação e Suporte Técnico na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

Posts publicados 36

Você também pode gostar destes conteúdos:

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS NO SEU E-MAIL

Se você quiser profissionalizar sua ótica, assine agora a nossa newsletter e receba materiais exclusivos e gratuitos que lhe ajudarão nessa jornada!

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter, em breve enviaremos conteúdos exclusivos do nosso blog para você.

Enquanto isso veja nossos materiais exclusivos:

OK

(11) 3280-5657

comercial@optidados.com.br

Rua XV de Novembro, n°666, Sobreloja, Centro - Pedreira/SP - CEP 13920-000

Optidados © 2018