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Você sabe qual é o valor do estoque da sua ótica?

6 de abril de 2018 | 12:02h
Você sabe qual é o valor do estoque da sua ótica?

Você sabe qual é o valor do estoque da sua ótica? Talvez você ainda não tenha notado ou não tenha dado a devida importância, mas o estoque da sua ótica pode ser um grande vilão se não for controlado de maneira correta. Seu estoque pode te dar muito prejuízo!

Controlar o estoque é uma das tarefas mais importantes para que se tenha uma estratégia consistente de vendas e para que você não venha a ter prejuízos por estoque acumulado, porém, muitas óticas ainda deixam a desejar nesse ponto, deixando de lançar corretamente os seus produtos em um sistema de gestão, deixando de fazer os devidos lançamentos, seja seles de saída por quebra, brinde, uma troca, devolução e por fim, deixando de fazer uma conferência de inventário.

Além de um bom sistema de gerenciamento, algumas recomendações devem ser avaliadas para que se tenha uma boa gestão de estoque. Pensando neste assunto e no quanto isso pode impactar os resultados de sua ótica, neste post queremos proporcionar a você gestor e ou vendedor, uma clara visão sobre como o controle do seu estoque é importante, como organizá-lo e como aproveitá-lo para potencializar as suas vendas.

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Faça um inventário e o deixe organizado!

Antes de mais nada, você precisa começar organizando os seus produtos, você pode fazer isso de duas maneiras, seja manual ou com auxílio de um software específico para sua ótica.

Inicialmente você pode organizá-lo em um lugar físico, efetuando uma contagem para saber exatamente o número de produtos que você tem em sua ótica.

Uma forma que pode facilitar essa contagem é separar as peças por marcas. Assim fica mais fácil e rápido, sem precisar ficar caçando uma marca em uma montanha de produtos.

Um sistema de gestão vai te auxiliar e automatizar todo esse processo, organizando e ajudando a encontrar as inconsistências de movimentações ocorridas durante o período que foram imputadas informações nele. Caso você ainda não tenha um, esse é o primeiro passo para obter uma melhor gestão não apenas de seu estoque, mas de toda sua ótica.

Para mantê-lo organizado, é importante que você crie os processos de nutrição do sistema, sendo dar entrada em todas as peças no sistema de forma completa, realizar todas as movimentações corretamente e definir a periodicidade de conferência de estoque. Essa nutrição permitirá a você uma comparação entre o que você tem em sua loja fisicamente com o que você tem em seu sistema.

Fazendo esse processo de contagem e conferência, você terá noção exata de qual é o valor do estoque da sua ótica, conseguindo inclusive separar por fornecedor, marca e saber a quanto tempo esse estoque está lá parado, que é uma informação essencial.

Está organizado? Agora você precisa olhar para a sua estratégia!

Antes de definir os KPI’S que você deseja e precisa ter para analisar o desempenho de suas vendas e produtos mensalmente, te proponho a analisar os seguintes questionamentos:

– Desde quando você possui peças parada aí em sua ótica que não sai por nada?

– Quanto custa esse meu estoque parado?

– Como está o giro de estoque da minha ótica?

– Como está à disposição dos produtos em sua ótica com os produtos que você atende?

– Você está com as peças certas para vender ao seu público potencial?

Analisando e conhecendo melhor os seus produtos e seus clientes, você precisa começar a revisar e criar as estratégias para potencializar as vendas da sua ótica, eliminar o estoque parado (aliás estoque parado significa dinheiro parado) e consequentemente ter melhores resultados.

Podem ser elaboradas pequenas ações como promoções, sorteios, melhorar posicionamento das peças na vitrine e mostruários, descontos por indicações, entre diversas outras ações que podem ser extremamente estratégicas.

Gerencie o seu estoque!

Gerenciar o seu estoque a fim de obter melhores resultados não basta apenas organizá-lo e criar estratégia. Para melhorar esses resultados, o ideal é obter o maior prazo de pagamento possível com seus fornecedores e receber o quanto antes do seu cliente e principalmente empregar o menor capital possível em estoque com um bom nível de serviço prestado ao seu cliente.

Para isso, você precisa se atentar aos prazos de pagamento com seus fornecedores e principalmente aos prazos e formas de pagamento que sua ótica oferece aos seus clientes. Uma ferramenta que pode te auxiliar nesse entendimento é a análise da Curva ABC e a Matriz BCG.

Além dessa análise, você pode avaliar toda semana, quinzenalmente ou mensalmente alguns relatórios que te auxiliarão na tomada de decisões e de correção de percurso como:

– Análise detalhada dos produtos vendidos;
– Análise de público alvo;
– Análise da variação de custos do estoque;
– Entre outras.

Vale lembrar que um bom gerenciamento é aquele onde toda equipe está atualizada. Então analise e passe a sua equipe as informações e feedbacks relevantes para que eles cresçam e vendam com maior eficiência e sucesso.

Veja mais:

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ, me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar a Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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