Descubra como achar os Índices de Preços da sua Ótica
Existem dois índices de preços os quais podem ajudar na análise e aplicação dos preços de venda da sua ótica. São eles o markup e a margem bruta. Cada um com sua especificidade e características podem ajudá-lo a tomar decisões corretas no momento da formação de preços. Para isso, você deve compreender estas diferenças e saber como calculá-los, que é justamente o que faremos neste artigo.
Vamos entender a diferença entre estes dois métodos de cálculo. O markup é um multiplicador do custo, ou seja, multiplicando-se o markup pelo preço de custo obtém-se o preço de venda. Já a margem bruta é uma parte do preço de venda, isto é, uma parte do preço de venda é o custo do produto e a outra parte é a margem bruta.
Veja nossos exemplos para compreender melhor sobre como obter e utilizar tais índices:
Markup
Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, usa-se o markup.
Markup = Preço de Venda / Custo
Sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo e aplicação, pois é muito intuitivo.
Exemplo:
Custo = 100,00
Preço de Venda = 175,00
Markup = Preço de Venda / Custo = 175 / 100 = 1,75
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.
Margem Bruta
A margem bruta é um percentual (uma parte) do preço, a outra parte do preço é o custo.
Margem Bruta = ((Preço de Venda – Custo) / Preço de Venda) * 100
A vantagem do uso da margem para o cálculo do preço, reside na relação que este método estabelece com o ganho e não com o custo. Isto permite projetar (prever) um ganho para cada produto e consequentemente para a empresa.
Exemplo:
Custo = 200,00
Preço de Venda = 250,00
Margem Bruta = (Preço – Custo) / Preço * 100 = (250 – 200) / 250 * 100 = 20%
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que como o custo e a margem estão dentro do preço, a margem sempre será menor que 100%.
Agora que você sabe calcular este índices aborde as vendas que estão sendo realizadas em sua óptica e analise tais índices por segmentações de produtos. Esta análise trará a você uma base para que você compreenda melhor se os preços de venda que você pratica condizem com suas outras despesas na loja, isto é, pense que além do custo do produto você tem outras despesas a pagar e é justamente para isso que servem tais índices, fornecer a informação sobre como o preço de venda praticado está com relação ao custo do produto. Para seguir nesta análise, acesse nosso artigo que detalha com uma abordagem simples e clara, com exemplos, como estes índices podem ajudá-lo na formação de preços. Esperamos que estas dicas tenham lhe ajudado. Se alguma dúvida ainda resta ficaremos felizes em receber seus comentários e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber sempre informações como estas no seu e-mail.