Por que dar autonomia para seus funcionários?
Muitos líderes ainda têm medo de dar autonomia aos seus funcionários. Muitos deles por confundir que dar a autonomia, é o sinônimo de perder o controle ou a liderança de seu negocio. Mas a verdade é que a autonomia faz muito bem para a gestão empresarial, tanto para o funcionário quanto para o líder. Para entendermos melhor o porquê dar autonomia ao seu funcionário, e porque faz muito bem para a gestão de seu negócio, vamos entender seu conceito.
Conceito de autonomia
A Autonomia, conforme dicionário, é a capacidade de governar por seus próprios meios. E por esse motivo, muitos líderes se assustam e ficam com receio. O antônimo de autonomia é heteronomia, palavra que indica dependência, submissão ou subordinação.
Na pratica do dia a dia, pessoas sem autonomia acabam sempre precisando da aprovação de alguém para que façam algo. Isso, além de causar um grave problema na produtividade, também afeta o resultado (lucro e satisfação do cliente) de seu negócio.
Atualmente, há um conceito de autonomia chamado Empowerment, que significa a descentralização de poderes. É o exercício de maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhe ser dada maior liberdade de decisão e responsabilidades. E como isso funciona?
O funcionário se move sem que seu líder lhe diga quais são as tarefas e como se deve fazer, o funcionário escolhe a melhor forma de ação para cada tarefa. E o líder por sua vez está por perto para dar as coordenadas estratégicas, sim, apenas na estratégia de seu negócio, deixando a equipe segura quanto aos rumos que estão sendo tomados.
Como citado anteriormente, o Empowerment esta ligado ao conceito de liderança e a cultura organizacional. Para isso, O Empowerment possui 4 principais bases que são importantíssimas para a construção da autonomia em seu negocio, que são:
PODER: o poder é o ato de delegar autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Confiando e dando a importância às pessoas, concedendo liberdade na ação.
MOTIVAÇÃO: a motivação é o ato de incentivar continuamente as pessoas, reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados e permitir que elas participem dos resultados da organização como um todo.
DESENVOLVIMENTO: o desenvolvimento é o ato de capacitar e desenvolver o pessoal e profissional de seus colaboradores. Oferecendo treinamento continuo e informações para uma aprendizagem efetiva.
LIDERANÇA: a liderança é o ato de orientar pessoas, definir objetivos, metas, avaliar e coordenar o desempenho.
Dar objetivos, obrigações e autonomia não é o suficiente, um líder deve saber motivar sua equipe, apoiá-la e quando necessário, recompensá-la. Os resultados não virão se o líder não desenvolver e estimular suas competências. A organização não terá os resultados se os líderes não atuarem como lideres, orientando, desenvolvendo, motivando, definindo metas.
E por que dar autonomia aos funcionários?
Muitos dos gestores do segmento ótico que possuem empresa familiar e que passam a administração de geração para geração, não ficam apenas com a parte administrativa e estratégica, mas acabam atuando em todas as áreas da empresa. Isso acaba gerando um receio muito grande em passar informações da empresa para frente, até mesmo fornecer um treinamento mais qualificado, pensando que seus funcionários possam vir a trabalhar em um concorrente ou até mesmo se tornar um. Também há o receio em deixar os funcionários tomarem decisões em procedimentos simples, como compra de acessórios, armações “reposição de estoque”, dar um desconto ou parcelamento maior para um cliente estratégico, que provavelmente você gestor iria preferir atendê-lo, ao invés de confiar na capacidade de negociação de seu funcionário, correto?
Esses simples fatores podem estar ocasionando a você alguns desconfortos como:
- Profissionais desmotivados por não terem o conhecimento necessário para dar o seu melhor;
- Queda na produtividade, pois um funcionário sem autonomia não toma decisões sozinho, dependendo sempre da aprovação de seu superior, o que também pode ocasionar o desencantamento do cliente, uma vez que o processo se torna lento;
- Falta de confiança, os funcionários podem ficar acomodados, aguardando o gestor dar-lhes alguma tarefa, o que gera ociosidade e desmotivação na equipe.
Ter funcionários com autonomia pode ser a solução para todos esses problemas, pois a sensação que o colaborador sente em ter o controle sobre o seu trabalho é um dos principais fatores responsáveis por sua motivação, gerando mais comprometimento e responsabilidades sobre suas ações. E isso não é o que os gestores querem?
Dar mais autonomia a sua equipe é importante para ter profissionais mais engajados e movidos a um desenvolvimento continuo. Uma vez que você da liberdade, eles sempre irão buscar surpreender os gestores em suas decisões, demonstrando maturidade e interesse em suas funções, o que gera:
- Aumento na produtividade e na qualidade do serviço prestado
- Aumento do sucesso nas ações e no desempenho das vendas
- Diminui a ociosidade aumentado o engajamento
E fica para o gestor, o papel de gerenciamento. Se ainda está com o pé atrás, sugerimos uma breve uma reflexão:
1 – Você confia nas competências, habilidades e atitudes de seus funcionários?
2 – O que você deixa de fazer quando centraliza em você funções que sua equipe é capaz de executar? Você não poderia estar focando no planejamento estratégico de seu negócio? Utilizando todas as funções do sistema da sua ótica? Avaliando as variáveis para a meta do mês e em como fazer a equipe atingi-la? Ou montando estratégias da comunicação de sua ótica, atualizando as redes sociais com mais conteúdo?
Reflita e responda você mesmo, por que você deve dar mais autonomia para seus funcionários?
Mas agora que você já entendeu porque a autonomia é boa, entenda como fazer isso acontecer dentro da sua ótica:
>> CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR <<
Esperamos que tenham gostado desse post e se ficou alguma dúvida, pode perguntar ali embaixo que nós responderemos!