Sua ótica possui treinamento qualificado?

Sua ótica possui treinamento qualificado?

Neste artigo vamos te ajudar a identificar se a sua equipe possui treinamento qualificado. Mas antes, vamos recordar o que “Treinamento Qualificado” significa:

Treinamento: é o ato de educar, ensinar, oferecer e fornecer novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Em outras palavras, treinar é ensinar a pensar, é aprender a aprender.

Qualificação: é qualidade do ato praticado, em outras palavras, é a excelência da pratica.

E você gestor, oferece um treinamento qualificado para sua equipe?

As vezes é muito difícil reconhecer que temos algo a melhorar ou que algum processo não obteve o resultado esperado por falta de uma explicação ou treinamento efetivo. Para isso vamos lhe ajudar a identificar se a sua equipe está devidamente treinada e qualificada para anteder seus cliente.

1° FASE – IDENTIFICAÇÃO

Para fazer a identificação, precisamos nos fazer e responder algumas perguntas. Então vamos lá:

  • O que a sua equipe representa para sua ótica?
  • Sua ótica já efetuou algum tipo de treinamento, palestra ou introdução para sua equipe, seja sobre seus produtos e serviços, sobre lentes oftálmicas e lentes de contatos, técnicas de ajustes de óculos, vendas e Atendimento ao Cliente ou até sobre o segmento ótico?
  • Os profissionais de sua ótica conhecem e entendem o que eles vendem e suas funções?
  • Eles sabem como despertar o interesse e a necessidade de seus produtos ou serviços para seus clientes?

É muito importante conseguir identificar e analisar cada uma dessas questões apontadas. Imagine que as primeiras respostas sejam:

“Minha ótica não forneceu nenhum tipo de introdução para minha equipe” ou

“Faltou algumas explicações sobre os produtos, e não passei nada sobre atendimento ao cliente”

Consequentemente a terceira e quarta pergunta não poderão ser respondidas, demonstrando que a sua equipe provavelmente não tem a qualidade esperada e que seus clientes podem estar saindo insatisfeitos.

Além de identificar essas questões, é preciso ter consciência que independentemente do tamanho da sua ótica (pequeno, médio ou grande porte) ou do tamanho de sua equipe, é importantíssimo ter pessoas qualificadas para representar sua empresa com excelência e para isso os gestores precisam fornecer as instruções, conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários. Agora vem a pulga atrás da orelha e surge a seguinte questão:

“Consegui identificar, mas e agora, o que posso fazer?”

Então vamos pra segunda fase, que é a fase de solução dos problemas:

2° FASE – SOLUÇÃO

Como conseguimos identificar na primeira fase, manter uma equipe qualificada é muito importante, pois ela é a imagem de sua ótica, é ela quem oferece, representa e entrega os serviços de sua empresa. Sendo assim, após todas aquelas questões serem respondidas, vamos para a fase de SOLUÇÃO. Abaixo oferecemos a vocês 3 dicas que não precisam de investimento financeiro, mas apenas de um pouco de tempo.

  • Organize por prioridades todos os pontos que precisam ser melhorados e treinados;
    Após ter feito a identificação dos pontos que precisam ser melhorados e abordados com a equipe,

organize-os por prioridades, como por exemplo: melhorar o atendimento, passando melhores práticas de como atender o cliente de melhor forma (postura, sorriso entre outros).

  • Monte um passo-a-passo de cada processo, produto e serviço de sua ótica;
    Após organizar as melhorias, monte e documente todos os passos das ações a serem executadas.
  • Crie um documento ou script de melhores práticas e abordagens de cada produto ou serviço;
    Monte um descritivo dos produtos e serviços de sua ótica, enumerando seus pontos fortes e fracos para criar o processo de abordagem destes. Caso você tenha informações sobre seus concorrentes, coloque contra argumentações sobre os produtos ou serviços concorrentes ao seu.
  • Crie metas, prazos e periodicidade de avaliação para as melhorias implantadas.
    Avalie os processos implantados e de feedback a sua equipe, é muito importante manter ela atualizada com o crescimento e desenvolvimento dos processos implantados.

DICA EXTRA:  É muito importante manter a equipe atualizada sobre o segmento ótico e outras vertentes que o envolvem, como moda ou acessórios. A Optidados vem fornecendo vários conteúdos sobre o segmento, assine nossa newsletter e receba ainda mais informação sobre melhores práticas e atualizações sobre o segmento!

Abaixo comparamos empresas que possuem treinamento qualificado com as que não possuem:

Agora não fica muito difícil de perceber a importância de um treinamento qualificado e como ele pode fazer sua ótica se destacar dos concorrentes, uma vez que seu cliente está cada vez mais exigente, “pronto”, cheio de informações e cheio de “porquês”, o que pode impactar negativamente o desempenho de sua ótica caso o seu vendedor ou equipe não estejam prontos e treinados para fornecerem mais informações e respostas. Sendo assim, não invista somente em um bom programa para ótica, mas também em treinamentos para sua equipe, fazendo com que ela ganhe confiança e a fidelização de seus clientes, que consequentemente lhe geram o lucro. Lembre-se, hoje em dia o treinamento qualificado deixou de ser um diferencial, tornando-se um requisito, ele enriquece, prepara e dá sustento para o desenvolvimento profissional de seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? Não tem problema, manda ela (pode postar ai nos comentários mesmo) que a gente vai fazer o possível pra responder!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens: 49