Por que e como montar uma ótica? Passo a passo completo!
Se você está pensando em se tornar um empreendedor, temos uma sugestão super rentável pra você: uma ótica.
Além de armações de óculos, você sabe o que mais uma ótica vende? Que outros produtos e serviços oferece, e que tipo de profissionais emprega?
Chegou o momento de matar sua curiosidade, e quem sabe, descobrir bem aí um novo empresário do ramo de óticas que estava escondido dentro de você. Vamos às informações!
Quais as vantagens de abrir uma ótica?
De acordo com o IBGE, mais de trinta e cinco milhões de brasileiros apresentam problemas na visão, impulsionando o crescimento do mercado de óticas. Essa área não corre o risco de ficar sem clientes, já que em sua maioria, as pessoas vão até uma ótica para resolver problemas oftalmológicos. Sempre haverá gente que precisa de óculos e lentes de contato, especialmente com o crescimento do uso frequente de computadores e celulares.
Além disso, óculos – mesmo sem nenhum grau – viraram acessórios, artigos utilizados para compor um look, então esse nicho vem crescendo a olhos vistos.
E nem só de vendas de lentes para correção vive uma ótica, como podemos ver abaixo.
Quais serviços são oferecidos por uma ótica?
As óticas pertencem a uma área de comércio bastante técnica e especializada, e existem dois tipos de óticas: as básicas e as plenas.
Óticas básicas
Na ótica básica os investimentos são reduzidos, assim como a quantidade de serviços oferecidos. É possível vender armações, fabricar e vender lentes, montagem de óculos, tanto corretivos como de sol.
Óticas plenas
Já na ótica plena, cujo investimento é mais polpudo, a gama maior de serviços atrai quem quer resolver tudo num único lugar, e pode acabar por fidelizar os clientes. Podem realizar o exame optométrico, fabricar lentes para óculos e lentes de contato, vender armações, montagem de óculos de grau e de sol.
Investir numa equipe com conhecimentos técnicos, treinamentos frequentes e antenada ao mercado, vai te proporcionar melhor qualidade de atendimento, além de transmitir segurança aos clientes.
Quais estruturas e materiais são necessários para a abertura de uma ótica?
Uma pequena ótica, entre loja e laboratório precisa de no mínimo cinquenta e cinco metros quadrados para acomodar todo o equipamento necessário e a área reservada aos pagamentos. Um bom projeto de iluminação é fundamental para que seus clientes possam sentir conforto na hora de escolher armações, ou de fazer os exames.
Segue abaixo a relação de equipamentos básicos necessários para iniciar seu negócio:
- Balcões, vitrines, mesas e cadeiras
- Espelhos de parede e de mesa, os triangulados são bem comuns
- Arquivo para guardar os óculos e lentes prontos para entrega
- Ferramentas para reparar os óculos
- Lensômetro – utilizado para medir o grau das lentes
- Pupilômetro – aparelho que mede a distância entre a pupila e o nariz
- Ceratômetro – usado para medir a curvatura dos olhos
- Computador, impressora, telefone, internet, material de papelaria, máquinas de cartões, lenços de papel, cartões de visita
Além dos itens de decoração, depois de montada a loja outras necessidades surgirão, como por exemplo uma cafeteira de expresso, bebedouro, mimos que farão o diferencial na hora de atender seus clientes.
Criação de um plano de negócios: passo fundamental para o seu sucesso
Em qualquer área de atuação fazer uma pesquisa de mercado e posteriormente montar um eficaz plano de negócios é imprescindível para aumentar suas chances de sucesso. No ramo de óticas não é diferente.
Conhecer seu público-alvo, seus concorrentes e o que oferecem, pesquisar os melhores fornecedores, a melhor localização para se instalar,e todas as estimativas de custo necessárias para o início do seu empreendimento.
Num plano de negócios completo você pode reunir todo o tipo de informação que se faz necessária ao seu empreendimento, e mantê-lo à mão, atualizado, é recomendável. Com ele é possível passar pelas etapas – e valores – de maneira assertiva, uma vez que tudo já foi previsto e provisionado.
Documentação necessária para ter uma ótica
Para abertura de um negócio em se tratando das questões legais, o primeiro passo é reunir a documentação necessária.
Para isso, a ajuda de um contador se torna fundamental. Ele vai te orientar sobre as opções mais de acordo com seu perfil de negócio, a definir o CNAE, e ajudará tanto a abrir o CNPJ quanto a recolher os valores necessários. Junto a ele irá definir em que categoria sua empresa se enquadrará, ME ou EPP, e também qual situação jurídica, que pode ser EI, EIRELI, SLU ou LTDA.
Após registro na Junta Comercial e abertura do CNPJ , é necessário do Alvará de Funcionamento para iniciar suas atividades comerciais.
Alvará de funcionamento
Serão exigidos alguns documentos para a liberação do alvará:
- Planta do imóvel onde funcionará a ótica
- Cópia do IPTU pago
- RG e CPF originais ou cópias, do responsável pelo CNPJ
- Escritura do imóvel e contrato de locação, caso não seja o proprietário do espaço
- Declaração de atividade – para qual finalidade usará o imóvel
- SQL que são o setor, quadra e lote do imóvel
Cada estado pode fazer exigências de outros documentos além dos citados acima, vale conferir antes de solicitar o alvará.
Como escolher bons fornecedores?
Aliar bons serviços a bons fornecedores é muito importante para quem está iniciando um negócio. Se informar sobre o laboratório com que irá trabalhar é vital. Saber da capacidade de produção, qualidade de materiais, maquinário utilizado na produção e conhecimento técnico dos funcionários são questões a pesquisar. Busque informações com outros compradores, descubra se cumprem prazos, se dão garantias, e se tiveram qualquer tipo de problema.
Ter bons fornecedores de lentes, armações e óculos de sol fará com que suas compras sejam mais acertadas, uma vez que esse tipo de empresa não costuma funcionar em consignação. Cuidado na hora de comprar evita que peças fiquem encalhadas na loja.
Marketing para óticas: como garantir a divulgação do seu negócio
Numa era tão digital, não podemos fugir de redes sociais e postagens com informações e imagens. Existem profissionais qualificados que podem ser contratados para criar e atualizar sites e redes sociais. A pandemia potencializou as vendas on-line, e mesmo com uma loja física, é importante ter um canal digital disponível para vendas.
Ter seu nome aparecendo nos primeiros lugares de sites de busca é outra ferramenta que trará maior visibilidade ao seu negócio, e isso pode ser feito de maneira paga ou orgânica, através de profissionais de SEO (Search Engine Optimization).
Criar pacotes combinando óculos de grau e de sol, oferecer descontos para determinados nichos de clientes, premiar quem é presença constante também costumam acertar em cheio o coração e o bolso da clientela brasileira.
O importante é ter em mente o local onde sua ótica fica e seu público alvo, e aí sim montar uma estratégia de marketing direcionada.