Marketing para ópticas: o que se deve ou não fazer

Marketing para ópticas: o que se deve ou não fazer

Hoje em dia muitas negociações giram em torno do marketing, que vem ganhando força e aumentando muito seu leque de possibilidades. Um empreendimento que não divulga seus produtos ou serviços está fadado ao insucesso. Afinal, como dizem por aí, o marketing é a alma do negócio.

No texto abaixo vamos discorrer sobre as possibilidades de estratégias de marketing e seus benefícios para sua óptica.

Qual a importância do marketing para óticas?

Como disse Philip Kotler, marketing é a ferramenta que vai ajudar consumidores a conseguir o que desejam, através da geração de valor. Então ele funciona para satisfazer os desejos dos clientes, mesmo que eles ainda nem saibam o que desejam!

Um plano de marketing é fundamental em qualquer empreendimento, e não é diferente no ramo das ópticas.

Para atrair novos consumidores essa ferramenta é indispensável, principalmente no campo digital. Com a pandemia, as vendas online tiveram um crescimento exponencial, e quem ficar fora do mundo digital, pode acabar ficando para trás no mercado.

Quais os benefícios de fazer estratégias de marketing para óticas?

Além da divulgação do seu empreendimento, existem outros pontos bem fundamentados que o marketing pode alavancar, gerando mais visibilidade e vendas.

Atração de clientes

Ao divulgar sua óptica, é interessante escolher um público diverso, e assim angariar novos clientes. Existe um grande público que se habituou a fazer somente compras online, então é necessário acessar esse tipo de consumidor.

Fidelização 

Com a coleta de dados sobre seus clientes, é possível criar campanhas direcionadas e de maior apelo comercial junto ao seu público, fazendo com que eles optem por comprar com você.

Reconhecimento da marca 

Tornar sua marca mais popular entre o público alvo escolhido, gerando mais engajamento nas redes sociais e convertendo em vendas.

Por onde começar no marketing digital da minha ótica?

Abaixo selecionamos pontos considerados fundamentais em campanhas relevantes de marketing, vamos conhecê-los melhor.

Criação de um perfil no Google Meu Negócio

O fato que nunca muda é: a posição mais cara da internet é o primeiro lugar em buscas no Google. E utilizar o Google meu negócio se faz fundamental para um empreendimento que pretende estar visível na internet. 

Além de divulgar seu espaço, seus produtos e até incluir informações relevantes sobre o mercado de ópticas, os feedbacks dos clientes podem ajudar a consolidar sua marca. 

É uma ferramenta gratuita, que pode fazer pessoas que precisam do seu tipo de serviço e ficam perto de você, conhecer sua loja. Quanto mais completa e interativa for sua página, mais visualizações ela terá.

Redes sociais

A interação através de redes sociais é indispensável. São bastante consumidas, e por variados públicos. O Facebook por exemplo, possui um público diverso do TikTok, mas ambos consomem e deixam nas redes registradas suas preferências. 

Mapear os clientes e direcionar suas campanhas online é muito mais fácil se utilizando de redes sociais. Poste, interaja, atualize sempre suas redes. Atualmente existem agências voltadas exclusivamente para marketing através de redes sociais com pacotes de postagens, e atualizações.

Anúncios no Google

O Google é o site de busca mais utilizado do mundo. Você com certeza não vai querer ficar de fora dele, certo?

A maior plataforma de anúncios atualmente é o Google Ads e fazer uso dela pode te colocar nas primeiras posições de busca por produtos e serviços que você comercializa. O Facebook Bussiness também tem grande relevância e trabalha também o Instagram.

Criação de um e-commerce

Desde a pandemia as vendas online mais que dobraram de volume, já que o comércio ficou fechado por bastante tempo. Essa onda contínua, então ter sua loja virtual trará um público diferente, que prefere comprar de casa. 

Num mercado competitivo, não é possível perder esse tipo de venda, que acaba tendo custo bem inferior ao das lojas físicas para os comerciantes, já que não envolve a estrutura da loja nem custo com funcionários. Ter um blog com publicações com temas relacionados aos seus produtos e serviços pode alavancar a busca pelo seu site e reverter em mais vendas. 

Várias pessoas pesquisam temas antes de concluir uma compra. Por exemplo, melhor tipo de lente para quem trabalha com computador. Tendo matérias com conteúdos relacionados e palavras-chave, seu nome aparecerá com mais frequência em buscas online.

Comunicação com os clientes 

Você pode praticar todas as técnicas de marketing já citadas, mas o que há de mais importante no seu negócio é um atendimento de excelência.

E como realizar esse atendimento? Ouvindo o que seu cliente quer, prestando atenção ao que ele diz, você pode oferecer sugestões, sugerir produtos e acessórios e aumentar o ticket médio. Ter conhecimento do que está sendo vendido, passar segurança ao fornecer as informações. 

O pós venda é o que vai fidelizar de vez seu cliente, fazer um cadastro, pegar seus dados, manter contato assim que chegarem novidades que vão agradar os compradores. O atendimento via Whatsapp também é bastante comum e difundido em todos os segmentos do comércio, invista num bom telefone, que tenha boa câmera para enviar fotos bonitas dos seus produtos.

Vale a pena investir no Marketing offline para óticas?

Dependendo da localização da sua loja, é possível pensar em ações de marketing fora da internet, com visualização do público passante.

Criar um folder com boas imagens, ou um cupom de desconto. Investir em distribuição de panfletos na sua região.

Fazer um programa de fidelidade, estipulando valores para obtenção de brindes ou até mesmo de descontos. 

Investir num bonito painel na porta do shopping, caso sua loja esteja em um. Existem painéis de led nas portas e proximidades de shoppings, ter sua marca exposta num desses pode ser um cartão de visitas aos clientes que vão entrar mas não sabem que loja procurar.

Um bom plano de marketing não pode ser visto como custo, e sim como investimento, para divulgação e consolidação da sua marca. E com isso os clientes virão naturalmente!

Lucas Ferreira

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