5 dicas para escapar da crise
Nos últimos tempos o nosso país tem passado por uma grande crise econômica e política. Mesmo com uma previsão mais otimista para os proximos anos, muitos empresários e consumidores ainda estão receosos e cautelosos com seus gastos. Para ajudar você e a sua ótica, nós preparamos 5 dicas que te ajudarão nesse momento difícil. Confira:
1 . Tente enxergar a crise como uma oportunidade
Em Chinês, a palavra “crise” é derivada das palavras ‘Perigo’ e ‘Oportunidade’. As óticas que enxergarem as oportunidades sairão desse período muito mais fortes e se tornarão verdadeiras vencedoras. É muito importante lembrar que as dificuldades sentidas por sua ótica, são sentidas também pelos seus vizinhos e concorrentes. Cabe a você dar um rumo diferente a historia. Mesmo que você não cresça tanto quanto nos anos anteriores, crescer mais que os seus competidores é um ótimo resultado em tempos de turbulência.
2. Tenha espírito de sobrevivência
Independente do momento econômico, saber onde estamos e determinar onde queremos chegar, é imprescindível. Trace metas de faturamento, número de atendimentos, ligações de pós-vendas ou qualquer coisa que você entenda ser importante para o seu sucesso. Corra atrás dessas metas como se fossem seu alimento, sem ele, você passará fome e cairá de doente. Pior que do que ficar doente de fome é saber que tem alguém comendo sua comida. Estabeleça metas e corra atrás delas como um leão faminto.
Uma observação importante a se fazer é que deve-se determinar uma frequência para essas metas, cada indicador deve ser mensurado com uma frequência diferente, como diariamente para as taxas de inadimplência ou semanalmente para as vendas individuais dos seus vendedores.
3. Ouça outros profissionais, esteja aberto a mudanças e tenha curiosidade
Compartilhar ideias é uma ótima oportunidade para melhorá-las, crescer e conhecer novos profissionais, mesmo que de ramos ou segmentos diferentes. Essa é uma maneira de ver como outras pessoas estão trabalhando e isso pode trazer muitos frutos. Tempos de crise trazem mudanças, muitas vezes desagradáveis. Saiba fazer bom proveito disso, aumentando a profissionalização do seu negócio, estudando novas maneiras de fazer a mesma coisa e procure economizar tempo e dinheiro.
4. Envolva a equipe
Procure manter a harmonia do ambiente de trabalho, todos gostam de trabalhar em um lugar que exista tranquilidade e confiança. Seja o exemplo, mostre seu engajamento através de atitudes, nenhuma equipe vai batalhar se perceber que seu líder não está disposto a mudar e lutar pelas mudanças. No item 2, falamos como é importante estabelecer metas, sua equipe precisa conhecê-las. Será seu papel demonstrar que esses objetivos são tangíveis e você sabe que metas absurdas irão desmotivar sua equipe e o tiro sairá pela culatra.
5. Não faça drama, a situação não está boa
Você já conhece muita gente falando que a situação não está boa, ninguém precisa de mais uma pessoa as lembrando disso. As palavras movem, os exemplos arrastam. Arregace as mangas e quando a crise terminar, você estará ainda mais forte.
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+5 dicas para escapar da crise
Daremos mais 5 dicas bônus para que você aplique na sua Ótica e fuja dessa situação!
1. Reduzir custos
É comum olharmos nossos relatórios financeiros e analisarmos onde podemos reduzir nossos custos e despesas. Embora isso seja um importante e imprescindível passo para a saúde financeira da sua ótica, precisa ser dado com muito cuidado e critério. Cortar gastos com colaboradores, fornecedores ou infra-estrutura, pode dar um alívio momentâneo, mas a longo prazo pode custar muito caro. Por esse motivo é preciso muito estudo. Uma dica é cortar custos fixos a fim de reduzir seu ponto de equilíbrio e eliminar desperdícios, desde o ar-condicionado aos parafusos.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada com executivos responsáveis pela tomada de decisão de projetos inovadores, 54% responderam que o grau de inovação brasileira é “baixo” e outros 8% responderam “muito baixo”; 35% armaram “nem alto, nem baixo” e apenas 3% classificaram como “alto”. Essa é uma ótima noticia para quem inova e é criativo, já que poucos ocupam esse espaço e as chances de se destacar é ENORME.
2. Controle seu dinheiro
Seu fluxo de caixa e seu capital de giro devem ser tarefas cotidianas independente da crise. Olhe esses números diariamente e sempre antes de comprometê-los. As margens para errar estão cada vez menores e é preciso ter o pé no chão na hora de fazer novos dispêndios.
3. Repense suas compras
Comprar novas armações deve ser um trabalho bem estudado feito através de cálculos matemáticos e não por impulso. A crise econômica fez com que muitas empresas reduzissem os preços e melhorassem os prazos, portanto, cuidado para não comprar mais do que realmente é preciso e acabar com muitas peças antigas em estoque. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) 36,3% dos empresários consideram os estoques elevados demais. É preciso fazer seu dever de casa para não fazer parte deste indesejável grupo. Para isso iremos explicar como calcular seu giro de estoque.
4. Executar Branding
Branding, em tradução livre, seria algo como “fazer marca” e a marca da sua ótica possui um valor inestimável em tempos de crise. Da mesma maneira que empresas não inventam moda na hora de gastar, os consumidores também não. Possuir uma marca reconhecida faz com que os consumidores sintam mais segurança na hora de fechar uma compra e segurança é a palavra da crise, todos querem, independente da hora e lugar. Um branding bem feito não necessita de orçamentos astronômicos, principalmente para uma ótica, que geralmente atende um mercado local.
Uma das coisas que você pode fazer para melhorar a imagem da sua marca é ter um atendimento notavelmente superior ao dos seus concorrentes, não basta atender com cordialidade e atenção. É preciso conquistar a confiança e em alguns casos isso pode custar inclusive a perda da venda. Conquistando a confiança dos seus clientes, você venderá para ele, para a família dele e para os amigos dele. Seus clientes podem precisar de óculos por toda a vida…Conquistar a confiança de todos fará da sua ótica uma campeã de fidelização.
5. Mix de produtos
Conhecer seu mix de produtos fará toda a diferença na hora de atingir seus objetivos. Um mix de produtos bem organizado permite você saber quais modelos, cores, marcas, materiais e cores de lentes, foram mais vendidos, até mesmo saber se as armações vendidas são masculinas ou femininas. Tudo isso faz com que você entenda o que seu publico está querendo comprar e você poderá identificar tendências e oferecer o produto certo para o cliente certo aumentando sua chance de venda. Se você possui um sistema, procure saber como ele pode trabalhar para categorizar seus produtos, se você utiliza o Excel, então crie essas dimensões, isso trará resultado.
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