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Como lidar com os concorrentes da sua ótica?

2 de agosto de 2017 | 11:03h

Como lidar com os concorrentes da sua ótica?

Por mais conhecida e antiga que seja a sua óptica, no mundo de hoje, infelizmente, não é possível manter-se em zona de conforto. A concorrência existe e só aumenta. Cada vez mais, grandes redes apenas crescem enquanto os microempresários só encontram dificuldades em negociação com fornecedores, dificuldade de compras por conta dos preços altos, baixa margem de lucro, alta taxação de impostos e baixa condição de investimentos em novas tecnologias.

Se você estiver confortável em seu bairro, região, cidade, saiba que mais cedo ou mais tarde, os concorrentes aparecerão e disputarão os seus clientes.

Se você não for criativo e não proporcionar a tão comentada excelente experiência de compra, certamente será alcançado e superado pelos seus competidores.

Então, encare essa disputa de mercado, como algo positivo para sua óptica. Busque uma visão macro, visando aprendizado, principalmente a disponibilidade de material gratuito sobre o assunto e o que é possível ser aplicado na sua loja, o que é possível trazer para a sua realidade.

Lembre-se que as outras ópticas não estão concorrendo só com você, mas estão em busca do mesmo consumidor.

Você sabe quem são seus concorrentes?

É fundamental traçar o perfil deles, fazendo uma análise profunda e criteriosa dos principais concorrentes, os mais próximos, conhecendo seus principais pontos fortes e fracos. A ferramenta de análise SWOT o ajudará, bastante:

Análise SWOT

Para entender melhor como fazer sua análise, é só >> CLICAR AQUI <<

Três aspectos que devem ser analisados:

  1. Canal de comunicação periódico. Um bom sistema de gestão, obrigatoriamente deve permitir configurações para que este canal seja automatizado. Dessa forma, malas diretas serão disparadas de acordo com o perfil do seu cliente e isso manterá o contato com eles.
  2. Presença Online. Não é concebível que uma óptica que pretende concorrer de igual para igual não tenha boa participação nas mídias sociais.
  3. Conheça o público alvo.  Hoje não é mais permitido as ópticas atuarem com todas as classes e níveis sociais. Escolher seu público alvo é fundamental e a partir daí estabelecer parâmetros de performance, fazer análises e buscar a percepção de entrega de valor pelo cliente.

Outros aspectos que devem ser levados em conta:

  1. Deve conhecer muito bem a sua óptica. O uso da técnica e análise da matriz SWOT, lhe traz este conhecimento.
  2. Observe e entenda o comportamento do seu cliente;
  3. Cuide da imagem da sua óptica. Boa comunicação,vitrines, uniformes ETC é fundamental;
  4. Manter-se bem atualizado com as constantes mudanças do segmento é também imprescindível;
  5. Esteja sempre o mais próximo possível do seu cliente;
  6. Invista no seu time. Proporcione conhecimentos diversos e não somente o técnico;
  7. Sempre que possível, demonstre conhecer e se dispor a contribuir com o segmento óptico;
  8. Seja profissional e transparente com seu cliente;
  9. Faça planejamento estratégico; use a matriz SWOT para começar este trabalho;
  10. Cliente satisfeito ajuda na manutenção de clientes e também a trazer novos clientes.

Como lidar com a guerra de preços?

Prática comum entre ópticas é abaixar os preços e cobrir a oferta. A guerra de preços, como regra, não traz vantagens para sua loja. Ao abaixar o preço, você poderá conseguir números vantajosos de vendas, afinal os consumidores estão sempre atrás da melhor oferta. Todavia, essa disputa insana pode comprometer o seu resultado no final do mês e isso impactará no seu fluxo de caixa. Sem contar que pode ainda “queimar” a imagem da sua ótica, já que durante o ano todo você vende por um preço mais elevado.

O que você aprende com seus concorrentes?

Aprendizados importantes:

  1. Acredite mais em si próprio. Confie em você mesmo.
  2. Nunca desanime. O processo de melhoria contínua deve ser o seu alvo;
  3. Jogar o jogo, correr riscos faz parte. Corra do prejuízo. Corra atrás do lucro;
  4. Esteja sempre antenado.  As oportunidades nem sempre estão claras;
  5. Pense a longo prazo. Sem esta prática sua óptica não terá perenidade;
  6. Esteja conectado. Sem tecnologia sua óptica para;
  7. Invista nos seus profissionais, afinal elas são o espelho da sua óptica.

Dica Optidados:

Se você tem um forte concorrente, não queira se equiparar à ele, sem estudos e análises adequadas. Pode ser erro fatal. Construa a sua própria estratégia.

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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