Mercado Óptico: expectativas e tendências para 2022

Mercado Óptico: expectativas e tendências para 2022

O mercado óptico no Brasil tem se mostrado um excelente caminho para quem busca investimentos seguros e com bons resultados. Nos últimos anos, esse nicho encontrou uma aceleração frequente na demanda por produtos. Em 2019, por exemplo, registrou crescimento de 3,7% no primeiro trimestre.

Esses números refletem o potencial de um setor de amplas oportunidades: conforme o IBGE, um número aproximado de 104 milhões de pessoas precisa de correção óptica, das quais 68 milhões ainda desconhecem essa necessidade. É um grande universo para explorar, sem contar a atualização de grau que muitos precisam anualmente.

A seguir, você entenderá melhor como funcionam essas oportunidades e porque o mercado óptico é uma excelente opção para investir!

Como está o mercado ótico atualmente

Embora a pandemia tenha afetado o mercado no geral, o mercado óptico conseguiu se recuperar muito bem no primeiro semestre de 2021. Houve um aumento de 22% nas vendas em relação a 2020, segundo dados da Abióptica – Associação Brasileira da Indústria Óptica.

Os produtos de maior demanda são as armações e as lentes de grau, que variam conforme modelo e aplicação — grau, sol, polarizadas, espelhadas e por aí vai. Lentes de contato e acessórios como cases e produtos para limpeza também conseguem destaque nas vendas.

A moda e a tecnologia foram fatores que elevaram o setor nos últimos anos. Por um lado, houve um avanço no design das armações, criando tendências. Por outro, o desenvolvimento tecnológico das lentes trouxe modelos cada vez mais modernos, como as características antirreflexos e espessuras cada vez mais finas, bem como fluxos de produção automatizados.

Em relação aos hábitos dos consumidores, os fatores que incitam as compras são a necessidade para leitura, trabalho e moda. Além disso, há uma preferência por serviços que praticam bons preços, qualidade de atendimento, vitrines atrativas e variedade de modelos, bem como promoções e brindes.

É cada vez mais importante que as lojas tenham presença virtual, pois as compras on-line cresceram após a pandemia. Apesar de as visitas presenciais ainda serem importantes para provar os modelos, há até lojas que oferecem essa opção por delivery.

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Expectativas e tendências para 2022

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, há uma forte expectativa para a retomada da normalidade, ou seja, foco nas vendas presenciais. Entretanto, isso não significa deixar a digitalização de lado.

Esse formato se tornou mais do que uma tendência, mas uma necessidade para oferecer uma experiência rica aos clientes. Ainda há muitos players do mercado óptico fora do meio digital, então esse formato continuará a crescer, impulsionando o investimento em inovação e tecnologia.

As tendências de 2022 podem ser vistas em breve no retorno da Expo Óptica Brasil, programado para ocorrer entre 04 e 7 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. As informações sobre o evento e os serviços oferecidos já estão disponíveis no site oficial.

Pontos de atenção para gestores, comerciantes e profissionais da área

Quem investe ou deseja investir no mercado ótico deve ficar atento às tendências e aos novos valores exigidos pelo mercado. O conceito da vez é o ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

O consumidor busca produtos de alta qualidade, com foco em marcas de valores transparentes e responsabilidade social. Então, explorar boas práticas de governança é essencial.

Alguns pontos focais para se atentar são manter bons canais de comunicação — explicitando a necessidade da presença digital, seja no e-commerce ou nas redes sociais — e reforçar o apelo à inovação em seus produtos, serviços e gestão.

Estar atento a esses elementos e acompanhar as tendências do mercado óptico são a chave para criar e identificar oportunidades de expansão. Se você quer saber sobre o mercado, seu comportamento e as tendências para investir, entre em contato com a Optidados!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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