Por que algumas óticas são esquecidas por seus clientes?

Por que algumas óticas são esquecidas por seus clientes?

Para entendermos a percepção que um cliente tem quando está comprando na sua ótica e o motivo pelo qual ele se torna um cliente assíduo ou esquece da sua existência, devemos traçar o plano de qual deve ser a experiência dele dentro da ótica no momento da compra.

Memória, por definição, é o armazenamento de informações e fatos obtidos por meio de experiências vividas. Ela está intimamente ligada ao estado emocional da pessoa naquele momento – por isso algumas memórias são mais marcantes do que outras. Portanto, o humor ou a emoção alteram o processamento das informações.

Se estamos bem, podemos nos concentrar melhor – o que melhora a retenção da informação. E por outro lado, se estamos preocupados, distraídos, com várias coisas na cabeça, então será mais difícil receber e registrar as informações. O estresse é um dos grandes inimigos da memória. O excesso de estresse não apenas dificulta a concentração e a atenção, como também interfere no próprio processo de aquisição e formação de novas memórias.

Com isso, podemos começar a entender que para o cliente reter a informação de que comprar de você é muito bom, ele precisa se sentir muito bem quando estiver dentro da sua ótica. Descontos, design da loja e embalagem do produto, tudo influencia, mas é a experiência da compra que tem maior peso nessa decisão.

É preciso integrar diversas técnicas como: ensinar o cliente a perceber o valor da oferta, inspirar os compradores, oferecer novas combinações de produtos, permitir experimentação de produtos e serviços e até criar uma sensação de divertimento e bem estar ao comprar na sua ótica.

Para que o seu cliente esteja satisfeito e mais importante, para que seu cliente seja tratado como ele deseja ser tratado, você precisa ter muita clareza no seu propósito. Você deve saber responder as seguintes perguntas: O que eu quero ser? O que quero entregar? Qual a razão do cliente vir aqui? Qual a razão do cliente me escolher?  O seu objetivo é ser sempre eficiente no que se propõe a entregar e para tal, como sempre dizemos, você precisa conhecer o seu cliente.

A partir da obtenção de tais respostas chega a hora de transformar o conhecimento em ações direcionadas!

  • Atrair o cliente -> converter -> reter
  • Acompanhar tendências
  • Observar a própria ótica e a da concorrência. Peça para um amigo visitar a sua ótica em um momento que você não esteja presente e peça para ele relatar a experiência toda. Se a estrutura agrada, se o atendimento é bom, se os produtos agradam, enfim, toda a impressão e faça o mesmo no seu concorrente.
  • Conversar e escutar o cliente.
  • Fazer pesquisas estruturadas de marketing
  • Discussões em grupos
  • Adquirir ferramentas eficazes para a real melhora do serviço
  • Investir em tecnologia. Trazer e adaptar pra sua ótica o que o mercado está usando

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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